Como seres vivos, as organizações nascem, crescem e morrem. Mas por...
🏢 Quadrix🎯 CREF - 11ª Região (MS-MT)📚 Psicologia Geral
#Psicologia Organizacional#Gestão da Mudança Organizacional
Esta questão foi aplicada no ano de 2014 pela banca Quadrix no concurso para CREF - 11ª Região (MS-MT). A questão aborda conhecimentos da disciplina de Psicologia Geral, especificamente sobre Psicologia Organizacional, Gestão da Mudança Organizacional.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Como seres vivos, as organizações nascem, crescem e morrem. Mas por que tantas organizações morrem tão prematuramente? Poucas delas ganham a longevidade. Arie de Geus fez uma pesquisa para verificar por que algumas organizações duram mais do que outras. Entre as razões apontadas, ele destaca que organizações longevas são sensíveis ao ambiente, o que significa:
I. que sejam construídas com base no conhecimento ou em recursos naturais, as organizações permanecem em harmonia com o mundo a sua volta e reagem de maneira oportuna as condições da sociedade que as cerca.
II. que possuem uma capacidade inata de antecipar a necessidade de mudar e de explorar as crises no sentido de transformá-las em novos negócios. Estão plugadas no seu ambiente e vivem basicamente em função dele.
III. que fazem parte de uma comunidade e são capazes de se identificar com suas ações e realizações, permitindo uma forte vinculação emocional e psicológica dos funcionários com a empresa, e que é essencial para sua sobrevivência em meio a mudança.