O pensamento grupal é uma forma de raciocinar e tomar decisões que ignora fatos e informações relevantes. Considere, a respeito, as seguintes afirmativas:
I. Quando o grupo se recusa a aceitar informações que contradizem suas convicções, trata-se da racionalização de informações desagradáveis. II. Quando os integrantes do grupo pensam que estão certos e acima de reprovação por quem é de fora, trata-se de crença na moralidade intrínseca do grupo. III. Quando há patrulhamento das ideias e os participantes impedem que os colegas ouçam e levem em conta ideias de outros membros do grupo, trata-se de vigilância da mente. IV. Quando os integrantes do grupo aceitam prematuramente o consenso, sem testar sua coerência e validade, trata-se de utopia grupal. V. Quando outros grupos são encarados de forma depreciativa, trata-se de estereotipagem de grupos externos.
É VERDADEIRO o que se afirma em
Esta questão foi aplicada no ano de 2014 pela banca UFES no concurso para UFES. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, especificamente sobre Gestão Colaborativa e Trabalho em Equipe.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.