///
Esta questão foi aplicada no ano de 2013 pela banca SUGEP - UFRPE no concurso para UFRPE. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Administração: Conceitos Essenciais, especificamente sobre Administração Contingencial, Teoria Contingencial, Administração Sistêmica, Comportamento Organizacional e Trabalho em Equipe, Gestão da Qualidade, Administração Comportamental, Teoria Geral dos Sistemas, Teoria Comportamental e Desenvolvimento Organizacional, Principais Autores da Qualidade, Teoria Clássica da Administração, Teoria das Relações Humanas na Administração, Teoria da Administração Científica, Gestão Estratégica.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Correlacione as Escolas e Teorias do Pensamento Administrativo, apresentados na coluna à esquerda, com os respectivos Conceitos-chaves, na coluna à direita.
Escolas e Teorias do Pensamento Administrativo
1) Escola da
Administração Científica
2) Escola do Processo de Administração
3) Escola das Relações Humanas
4) Administração da Qualidade
5) Comportamento Organizacional
6) Enfoque Sistêmico
7) Perspectiva
Contingencial
Conceitos-chaves
( ) Enfatizava a perspectiva dos altos administradores dentro da organização e
sustentava que a administração era uma profissão e poderia ser ensinada.
( ) Estuda e identifica as atividades administrativas que promovem a eficácia dos funcionários, por meio de um exame da naturezacomplexa e dinâmica de processos individuais, grupais eorganizacionais.
( ) Abordagem que aplicava métodos científicos para analisar e determinar “a única melhor maneira” de se executar as tarefas.
( ) Propõe que as estratégias, estruturas e processos administrativos que resultam em alto desempenho dependem das circunstâncias ou da situação em que são aplicadas.
( ) Abordagem contemporânea da Administração que busca, em primeiro lugar, a conformidade com as especificações do produto para sua melhor adequação ao uso.
( ) Afirma que a organização é um corpo composto de componentes interdependentes.
( ) Visava entender como os processos psicológicos e sociais interagem no trabalho para influenciar seu desempenho.