///
Esta questão foi aplicada no ano de 2016 pela banca BIO-RIO no concurso para SAAE de Barra Mansa. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Química Geral, especificamente sobre Transformações Químicas, Química Inorgânica e Soluções, Cinetica Química, Dissociação Iônica e Conceitos de Ácido-Base.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Devido aos processos naturais da formação geológica do petróleo e aos processos de exploração, uma grande quantidade de água salgada é emulsionada ao mesmo. Essa água apresenta uma grande quantidade de metais e não metais formadores de sais inorgânicos que fornecem alta salinidade aos poços. Os metais e não metais contidos no petróleo podem provocar corrosão e incrustação nas torres de destilação. Desse modo, o controle da presença desses sais antes do refino e um processamento do petróleo que não cause danos à qualidade do processo produtivo se fazem necessários. Paralelo a isso, as altas temperaturas nas torres de destilação podem promover a hidrólise do cloreto, gerando como produto final o ácido clorídrico, um dos principais responsáveis pelos processos corrosivos nas refinarias de petróleo. Os principais contra íons do cloreto no petróleo são Na+, Ca2+, Mg2+ e Sr2+.
Evaluation and determination of chloride in crude oil based on the counterions Na, Ca, Mg, Sr and Fe, quantified via ICP−OES in the crude oil aqueous extract. Fuel, Vol. 154, 181−187, 2015.
Misturaram−se 20,0 mL de uma solução de extrato de petróleo 0,1 mol/L de NaCl, com 30,0 mL de uma solução do extrato de petróleo 0,2 mol/L de CaCl2. As concentrações de Na+, Ca2+ e Cl−, em mol/L, na solução resultante, serão respectivamente: