///
Esta questão foi aplicada no ano de 2019 pela banca FAUEL no concurso para Prefeitura de Jandaia do Sul - PR. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Farmacologia e Saúde, especificamente sobre Patologia Clínica, Bioquímica Clínica.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
O líquido cefalorraquidiano (LCR) é um líquido incolor que circula o cérebro e a medula espinhal através do espaço subaracnóideo. O exame do LCR fornece informações importantes em relação ao diagnóstico etiológico e ao acompanhamento de processos inflamatórios, infecciosos ou neoplásicos dos órgãos que são envolvidos por esse líquido. Em relação às técnicas laboratoriais utilizadas para diagnóstico de meningite, assinale a alternativa CORRETA.
I. As técnicas laboratoriais utilizadas para diagnostico são: bacterioscopiadireta, Cultura, CIEF (contraimunoeletroforese), Aglutinação pelo Látex.
II. Quimiocitológico: é a análise da celularidade do líquor (proporção de leucócitos, hemácias, glicose, proteína, cloretos, monócitos, linfócitos etc.).
III. Aglutinação para Látex: permite a identificação do agente através de seus antígenos.
IV. Cultura: exame de alto grau de especificidade quanto à identificação do agente etiológico (bactérias, fungos e vírus).
V. Análises Bacteriológica e Citoquímica: contagem de células com diferencial deleucócitos, dosagem de glicose, proteína e cloretos.