Um papel fundamental da supervisão escolar é o planejamento e a mediação de reuniões pedagógicas. A esse respeito, leia as afirmações a seguir:
I. O planejamento de uma reunião pedagógica deve envolver a organização de uma pauta condizente com o tempo da reunião e a definição de ações que envolvem o como a reunião ocorrerá, quando cada atividade proposta irá ocorrer e que atividades são essas e para que cada uma das atividades (reflexões, debates, informes, dinâmicas, leituras etc.) será realizada.
II. Em uma reunião pedagógica, é fundamental que o supervisor escolar não admita interrupções de sua fala, para que a reunião não perca a objetividade e todos possam manter o foco naquilo que realmente é relevante. Assim, a equipe pedagógica só deve se manifestar ao final, sob o comando do supervisor.
III. A pauta da reunião deve estar aberta a sugestões, de modo que os professores possam também apontar temas que compreendem como relevantes e que entendem que precisam ser debatidos, estudados ou explicados. Além disso, é fundamental que haja o compartilhamento de experiências e pontos de vista.
IV. É fundamental que o ambiente seja acolhedor e relaxante, de forma que o professor possa escolher como vai sentar, os momentos em que vai circular, os momentos em que vai falar, afinal, o objetivo principal desse tipo de reunião é a socialização.
V. O foco dos encontros é o grupo de professores e é fundamental que, nessas reuniões, se fortaleça a percepção de que todos juntos são uma equipe e que o objetivo de encontros como esse é sempre buscar melhorias no processo de ensino e aprendizagem, no planejamento coletivo e no atendimento à comunidade escolar.
É correto o que se afirma em: