///
Paciente de 35 anos chega ao consultório trazido pelos familiares. Diz que usa maconha há cerca de 15 anos. Refere que faz uso de maconha para ficar mais tranquilo. “Sei que maconha faz mal pra algumas pessoas, mas não vejo que me faz tanto mal assim. Às vezes até penso que pode estar me atrapalhando o raciocínio, mas uso porque me deixa mais leve. Não sei se quero parar agora, talvez daqui uns 4 meses.”
“Com o intuito de compreender como as pessoas mudam, foi desenvolvido o Modelo Transteórico de Prochaska e DiClemente (1982) que descreve a prontidão para mudar como estágios de mudança pelos quais o indivíduo transita. Este modelo está baseado na premissa de que a mudança comportamental é um processo, e que as pessoas têm diversos níveis de motivação, de prontidão para mudar.”
Baseado no modelo de Prochaska e DiClemente, em qual estágio o paciente se encontra e qual a abordagem terapêutica mais adequada?
Esta questão foi aplicada no ano de 2019 pela banca UniRV - GO no concurso para Prefeitura de Rio Verde - GO. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Medicina: Clínica e Saúde Pública, especificamente sobre Anatomia e Fisiologia Humana.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.