///
Esta questão foi aplicada no ano de 2024 pela banca FCM no concurso para Prefeitura de Virginópolis - MG. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Pedagogia e Didática, especificamente sobre Políticas de Educação, Sociologia da Educação.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
A determinação legal da Constituição Federal do Brasil de 1988, Art. 3º, Inciso IV, que enfatiza “a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”, apontou para a necessidade de o País adotar uma política de ação afirmativa. Porém, a implementação de políticas de ações afirmativas no Brasil apresenta um histórico que não prioriza as necessidades sociais dos brasileiros na sua íntegra.
A esse respeito, avalie o que Pereira e Zientarski (2014) afirmam sobre a implementação de políticas de ações afirmativas no Brasil e suas relações com a educação.
I - A atenção principal da política de ações afirmativas deveria recair sobre a escola básica e seus resultados, que se caracterizam pela exclusão social, tendo como um de seus fatores a falta de escolas para todos, assim como a falta de uma escola de qualidade.
II - As políticas de ações afirmativas no Brasil deverão centrar sua ação nas políticas de cotas raciais no ensino superior, efetivamente, respondendo aos problemas reais de escolaridade, que se encontram na questão social evidenciada pela pobreza e pela falta de oportunidades a uma escola básica de qualidade.
III - Ações afirmativas por discriminação de raça e de gênero são apontadas como uma solução para o problema da exclusão no nosso país; por isso, a ênfase maior deve ser dada às questões de raça e de gênero sem evocar a condição socioeconômica das classes excluídas, originando uma democratização das oportunidades educacionais.
IV - A ações afirmativas no Brasil devem ocorrer por meio de políticas sociais em todas as áreas e, nestas, a educação de base voltada para a equidade e a qualidade, questões que se tornam complexas quando analisadas em nosso contexto de diferenciação social tão grande.
V - Devido a necessidades do país ligadas ao desenvolvimento econômico, à modernização do Estado, à participação política, à democracia e à mobilidade social, as políticas afirmativas devem focar na questão da pobreza e seus reflexos nos resultados educacionais, a partir do início da escolarização.
Está correto apenas o que se afirma em