///
Analise a situação hipotética a seguir.
O coordenador médico do SAMU Leste solicitou ao farmacêutico que organizasse o processo de padronização de um trombolítico para incorporação na relação de medicamentos das ambulâncias de suporte avançado. A solicitação de padronização deve ser encaminhada à Coordenação Regional da Rede de Atenção à Urgência.
O farmacêutico anexou ao processo os seguintes documentos:
I. Metanálise dos estudos que avaliaram a eficácia do trombolítico nos últimos 15 anos.
II. Estudo descritivo da utilização do trombolítico em serviços da rede de atenção à urgência do Brasil, Chile, Canadá e Escócia. Os serviços nacionais incluídos no estudo eram das cidades de Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
III. Estudo caso-controle realizado pela unidade de farmacoepidemiologia de um instituto de farmacologia clínica, que mostra um odds ratio para hemorragia cerebral induzida pelo trombolítico de 2,9 (intervalo de confiança de 2,6 – 3,7).
IV. Ensaio clínico randomizado, multicêntrico, duplo mascaramento, evidenciando a eficácia superior ao medicamento já empregado na rede de atenção à urgência.
Considerando que a seleção de medicamentos deve ser baseada em estudos com níveis elevados de evidência científica em relação à segurança e à eficácia, a alternativa que consta o estudo que não preenche este critério é:
Esta questão foi aplicada no ano de 2016 pela banca Gestão Concurso no concurso para Consurge - MG. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Farmacologia e Saúde, especificamente sobre Farmacologia Geral, Tecnologia Farmacêutica.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.