Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

Logoquestionei.com
  1. Início/
  2. Questões

Questões

Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!

Filtros

Disciplina
Tema
Cargo
Dificuldade
Banca
Ano
Organização

Excluir questões:

Filtrar por:

Seus filtros aparecerão aqui.

10 por página

1

457941200535242
Ano: 2025Banca: VUNESPOrganização: Prefeitura de Itapevi - SPDisciplina: Farmacologia e SaúdeTemas: Farmacologia Geral | Farmacodinâmica | Monitoramento de Segurança de Medicamentos
Os efeitos colaterais do fosfato sódico de prednisolona são os mesmos relatados para outros corticoesteroides.

Assinale a alternativa que corresponde a dois efeitos adversos comuns.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

2

457941201062484
Ano: 2024Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: ANVISADisciplina: Farmacologia e SaúdeTemas: Farmacologia Clínica | Farmacologia Geral

        Um centro de pesquisa clínica no Brasil foi contratado para realizar um estudo clínico, patrocinado por uma indústria farmacêutica, para avaliação de uma nova forma farmacêutica para tratamento da hipertensão arterial, seguindo regulamentação padrão da ANVISA no que se refere a responsabilidades. O protocolo foi aprovado em 10 de janeiro de 2023 pelo competente comitê de ética em pesquisa, e todos os documentos pertinentes foram aprovados pela ANVISA no prazo de 90 dias corridos. O primeiro participante foi incluído no estudo clínico em 10 de maio do mesmo ano. Após a administração do novo medicamento em cinco participantes, foi realizada a inclusão de um novo desfecho secundário ao protocolo, para avaliar o impacto do medicamento no bem-estar emocional dos pacientes e na sua qualidade de vida, utilizando-se questionários validados específicos. No decorrer do estudo, um participante apresentou hipotensão, tontura e perda de consciência, o que demandou sua hospitalização e a administração de fluidos intravenosos a ele. Foi estabelecida relação de causalidade entre esse ocorrido e a administração da medicação-teste. 

Considerando essa situação hipotética, julgue o item a seguir.  


É obrigatória a obtenção de termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) atualizado dos participantes antes da aplicação de procedimentos não previstos anteriormente, como novos questionários. 

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

3

457941200519670
Ano: 2023Banca: IBFCOrganização: Prefeitura de Cuiabá - MTDisciplina: Farmacologia e SaúdeTemas: Farmacologia Geral | Tecnologia Farmacêutica
Assinale a alternativa incorreta sobre o armazenamento de medicamentos que tem por finalidade assegurar as condições adequadas de conservação dos produtos. 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

4

457941201424219
Ano: 2024Banca: VUNESPOrganização: UNIFESPDisciplina: Farmacologia e SaúdeTemas: Farmacologia Geral | Neurofarmacologia
A esclerose múltipla é uma doença associada à desmielinização de axônios nervosos e degeneração neuronal, resultando em lesões que podem ocorrer em todo o SNC. Entre as opções de tratamento medicamentoso com fármacos modificadores de doença, são considerados fármacos de eficácia moderada, que podem ser usados por terapia oral:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

5

457941200235629
Ano: 2025Banca: FACET ConcursosOrganização: Prefeitura de Pedro Velho - RNDisciplina: Farmacologia e SaúdeTemas: Farmacologia Geral | Farmacologia Cardiovascular | Biologia Molecular e Biotecnologia
“A glicólise é a principal via metabólica para a degradação da glicose, gerando energia rapidamente mesmo na ausência de oxigênio” (Berg et al., 2015). Durante um exercício intenso, o NADH produzido na glicólise precisa ser reciclado para manter o fluxo da via. Nesse contexto, qual é o destino predominante do NADH no músculo em condições anaeróbias?
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

6

457941201746438
Ano: 2023Banca: CPCONOrganização: UEPBDisciplina: Farmacologia e SaúdeTemas: Farmacologia Geral | Tecnologia Farmacêutica
Entre as formas farmacêuticas semissólidas, que são utilizadas em larga escala em dermatologia e cosmiatria, estão: pomadas, géis, unguentos, ceratos e linimentos. Associe a coluna da direita com a da esquerda e assinale a alternativa com a sequência CORRETAdos conceitos de cada tipo de forma farmacêutica semissólida.


Forma Farmacêutica Semissólida


1. Pomada

2. Gel

3. Unguento

4. Cerato

5. Linimento


Conceito


( ) Forma farmacêutica de consistência firme e macia, caracterizada pela elevada proporção de substâncias de origem animais e/ou vegetais, de mistura com óleos, podendo conter ou não essências, e destinada ao uso externo.

( ) Forma farmacêutica contendo IFA dissolvidos em óleos ou solventes adequados, emulsionados ou suspensos, em misturas ou não com sabões, destinados à aplicação sobre a pele, por meio de massagens ou fricções.

( ) Forma farmacêutica caracterizada por ser uma dispersão coloidal, composta por macromoléculas, que se apresenta estável fisicamente, com elevado teor de água, portanto, é lavável e bastante adequada para formulações de uso tópico.

( ) Forma farmacêutica de consistência macia, viscosidade elevada, pegajosa, destinada à aplicação externa na pele ou mucosas, que contenham um ou mais IFA incorporados em excipientes adequados.

( ) Forma farmacêutica de consistência firme, porém, macia, destinada ao uso externo e caracterizada pela presença de substâncias resinosas.


A sequência CORRETA é:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

7

457941200072691
Ano: 2023Banca: AMEOSCOrganização: Prefeitura de São José do Cedro - SCDisciplina: Farmacologia e SaúdeTemas: Farmacologia de Antimicrobianos e Quimioterápicos | Farmacologia Geral
O Programa Nacional de Eliminação da Hanseníase preconiza que tratamento farmacológico da hanseníase é feito utilizando-se, uma associação de medicamentos apresentados na forma de blister contendo os esquemas terapêuticos multibacilar e paucibacilar para uso adulto e infantil. Este esquema de tratamento é denominado:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

8

457941200831259
Ano: 2019Banca: FAUOrganização: IF-PRDisciplina: Farmacologia e SaúdeTemas: Farmacologia Geral

Atualmente, as pessoas acima de 60 anos representam 11,34% da população brasileira e são responsáveis por aproximadamente 23,8% das autorizações de internações hospitalares (AIH) emitidas pelo Sistema Único de Saúde. Estima-se que 5% do total de hospitalizações, independentemente da idade dos pacientes, decorram de reações adversas a medicamentos. Observa-se, também, que a probabilidade de internações hospitalares serem decorrentes de efeitos colaterais e/ou interações medicamentosas dobra ou triplica em idosos. Além disso, entre metade e dois terços de idosos hospitalizados apresentarão pelo menos uma reação adversa a medicamentos. (Evaluation of drug use in the elderly according to Beers criteria Ana Cláudia Guerra Dutra de Resende1, Fernanda Bogado Carvalho Costa1, Igor Reggiani Gomes1, Juliana Gonçalves Araújo1, Mariana de Miranda Suguino1, Carlos Eduardo Leal Vidal2 Rev Med Minas Gerais 2017; 27 (Supl 1): S30-S36)


De posse das informações acima descritas, análise as afirmações e assinale a alternativa correta:


I - O avançar da idade nos indivíduos é responsável por uma série de alterações fisiológicas que, consequentemente alteram o perfil farmacocinética e fármaco dinâmico do organismo, associado à polifarmácia, compreendem fatores primordiais para o desenvolvimento de problemas relacionados a medicamentos (PRM).

II - A grande ocorrência de PRM associados à pacientes idosos não depende da iatrogenia do medicamento, ou da polifarmácia justificada pelo elevado número de patologias, mas sim à prática comum de automedicação por parte desse público especialmente no Brasil.

III - Embora muitos estudos e trabalhos citem os documentos internacionais, critérios de Beers, como ferramenta importante para correta prescrição de medicamentos seguros à idosos, tal ferramenta não se adequa a realidade brasileiras dada a grande diferença de medicamentos disponibilizados nacionalmente em comparação aos serviços internacionais.

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

9

457941201929292
Ano: 2024Banca: COTECOrganização: Prefeitura de Montes Claros - MGDisciplina: Farmacologia e SaúdeTemas: Farmacologia Geral | Farmacologia de Antimicrobianos e Quimioterápicos
A dose terapêutica refere-se à quantidade/concentração de um medicamento ou tratamento necessário para produzir o efeito desejado, seja no alívio de sintomas, na cura de uma condição médica ou na prevenção de uma doença. É a quantidade que é considerada segura e eficaz para um determinado paciente e condição de saúde. A dose terapêutica pode variar de acordo com vários fatores, por isso a importância de respeitar a prescrição médica no momento da dispensação e administração dos medicamentos. Esses fatores variam entre: tipo de medicamento, peso e idade, gravidade da condição, tolerância individual e outros fatores.

A segurança na dose terapêutica é um aspecto crítico da prática médica e farmacêutica. É importante que médicos, farmacêuticos e pacientes trabalhem juntos para garantir que os medicamentos sejam usados de forma eficaz e segura, maximizando os benefícios terapêuticos e minimizando os riscos potenciais. Fonte: Importância da dose terapêutica. Pharlab. Publicado em 20/10/2023.


Disponível em: https://www.pharlab.com.br/blog/o-que-e-dose-terapeuticae-qual-sua-importancia/. Acesso em: 18 ago. 2024. Adaptado.


Levando em consideração as informações contidas no enunciado, suponha que um paciente pediátrico, R.C.A., 5 anos, 25 kg, necessite utilizar o medicamento Ibuprofeno, conforme a prescrição a seguir:


Receituário

Paciente R. C. A.

Uso Oral

1) Ibuprofeno - suspensão (50mg/mL) ______ 01 fr 30 mL

Posologia:

• 25 gotas de 6/6 horas se febre < 39°C.

• 40 gotas de 6/6 horas se febre ≥ 39°C.

Dados: 10 gotas da suspensão = 1 mL


Fonte: Posologia Ibuprofeno suspensão oral. Disponível em: https://www.ache.com.br/arquivos/BU%20IBUPROFENO%20GTS%2050MG%204971800.pdf. Acesso em: 18 ago. 2024. 


É importante seguir rigorosamente as orientações das dosagens fornecidas na prescrição para garantir a eficácia do tratamento e minimizar o risco de efeitos colaterais/complicações. Especialmente se, na posologia, existem peculiaridades relacionadas aos dados vitais do paciente. Sobre a concentração do medicamento que deve ser administrado por dose e em um período de 24 horas, foram realizadas as afirmações as seguir:


I- Em caso de febre baixa, a dose a ser administrada ao paciente contém 125 mg de princípio ativo.

II- Em caso de febre alta, a dose a ser administrada ao paciente contém 200 mg de princípio ativo.

III- Em caso de febre baixa, o paciente deverá receber 500 mg do fármaco dividido em 4 doses em 24 horas.

IV- Em caso de febre alta, o paciente deverá receber 800 mg do fármaco dividido em 2 doses em 24 horas.

V- Em cada frasco do medicamento prescrito contém 1,5 g de princípio ativo, considerando seu volume total.


Está CORRETO o que se afirma em
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

10

457941200643667
Ano: 2013Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: SESA-ESDisciplina: Farmacologia e SaúdeTemas: Farmacologia Geral | Farmacologia de Doenças Hematológicas e Inflamatórias
Tendo em mente que as interações medicamentosas são eventos clínicos em que os efeitos de um fármaco são alterados pela presença de outro fármaco, alimento, bebida ou algum agente químico ambiental, assinale a opção correta.

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão
..
Logoquestionei.com