Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941202019712

A maioria dos jovens fora da escola vem de famílias com renda per c...

📅 2024🏢 AMEOSC🎯 Prefeitura de Itapiranga - SC📚 Língua Portuguesa
#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual

Esta questão foi aplicada no ano de 2024 pela banca AMEOSC no concurso para Prefeitura de Itapiranga - SC. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Compreensão e Interpretação Textual, Análise Textual.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941202019712
Ano: 2024Banca: AMEOSCOrganização: Prefeitura de Itapiranga - SCDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Compreensão e Interpretação Textual | Análise Textual
Texto associado
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

Milhões de jovens sem ensino básico estão fora da escola

No Brasil, 9,8 milhões de jovens, de 15 a 29 anos − ou 19,9% da população dessa faixa etária − não concluíram a educação básica − formada pela educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio − e não frequentam escolas, segundo dados da pesquisa Juventudes Fora da Escola, do Itaú Educação e Trabalho e da Fundação Roberto Marinho, baseada em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022.

De acordo com o levantamento divulgado, a maioria desses jovens (78%) provém de famílias com renda per capita de até um salário-mínimo (R$ 1.412,00), e sete em cada dez (70%) são negros. A maioria (43%) não terminou o Ensino Fundamental; 22% completaram o Ensino Fundamental, mas não iniciaram o Médio; e 35% têm o Ensino Médio incompleto.

Oito a cada dez desses jovens estão fora da escola há mais de dois anos − a média, segundo a pesquisa, é de seis anos fora da escola. A maioria deles (84%) fazem parte da força de trabalho − 69% estão ocupados e, desses, 67% estão ocupados na informalidade. 

"Os dados revelam a questão do mundo do trabalho como central na decisão desses jovens que estão fora da escola, seja na tomada de decisão para interromper os estudos, seja para retomá-los. Temos o compromisso constitucional de, na escola, formarmos profissionalmente os jovens, para que eles tenham condições de garantir inserção produtiva digna e dar sequência na carreira que desejarem optar", destaca a superintendente do Itaú Educação e Trabalho, Ana Inoue.

A pesquisa mostra que 73% dos jovens disseram que pretendem concluir a educação básica. Entre as principais razões para terminar o ensino, os jovens apontam a perspectiva de melhora da condição profissional, seja para ter um emprego melhor (37%) ou arrumar um emprego (15%), seguido pelo desejo de cursar uma faculdade (28%).

Já os 27% que responderam não pretender concluir o ensino, indicaram como principais razões para isso a necessidade de trabalhar (32%), seguida por precisar cuidar da família (17%). Do total de jovens ouvidos, 92% concordam que concluir a educação básica ajudaria a ter melhores oportunidades de trabalho.

"Fortalecer a educação profissional e tecnológica é fundamental nesse sentido, para que os jovens tenham formação adequada e alinhada às tendências do mundo do trabalho, assim como é urgente criarmos condições para que essa parcela da população estude e tenha oportunidades profissionais", ressalta Inoue. 

Em nota, o Ministério da Educação disse que o governo federal instituiu em 2024 o programa Pé-de-Meia, destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de pessoas matriculadas no ensino médio público. "Seu objetivo é democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social entre os jovens do ensino médio, além de promover mais inclusão social pela educação, estimulando a mobilidade social".

https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/.adaptado. 
A maioria dos jovens fora da escola vem de famílias com renda per capita de até um salário mínimo.

Com base no texto fornecido, analise as razões pelas quais os jovens fora da escola pretendem concluir a educação básica. Assinale a alternativa correta.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200379726Língua Portuguesa

Alencar, O almoço está na geladeira. É só esquentar e servir. Bom apetite! O texto para Alencar constitui um exemplo de:

#Análise Textual#Tipos Textuais
Questão 457941200623396Língua Portuguesa

Em "Sem que ainda tenham sido feitas as investigações devidas , como aconteceu com as comissões que vasculharam o atentado letal contra Rabin em Israe...

#Análise Textual
Questão 457941200670478Língua Portuguesa

A alternativa que apresenta vocábulo grafado INCORRETAMENTE é:

#Dificuldades da Língua Padrão#Uso de Dia a Dia e Dia-a-Dia
Questão 457941200742207Língua Portuguesa

Os pesquisadores identificaram vários 'padrões' distintos de atividade cerebral. Sintaticamente, o termo destacado trata-se de núcleo do:

#Termos Essenciais da Oração#Sintaxe#Termos Integrantes da Oração#Análise Sintática
Questão 457941201188269Língua Portuguesa

"O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é cora...

#Análise Sintática#Vocativo e Termos Acessórios da Oração#Sintaxe#Termos Essenciais da Oração
Questão 457941201875148Língua Portuguesa

'Pessoas com afantasia, no entanto, são incapazes' de fazer isso. A expressão destacada trata-se de uma oração:

#Orações Subordinadas Substantivas#Orações Coordenadas Assindéticas#Orações Coordenadas Sindéticas#Sintaxe

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Compreensão e Interpretação TextualQuestões do AMEOSC