Com Geisel, o regime autoritário fortalece-se, fecha-se ainda mais ...
🏢 CESPE / CEBRASPE🎯 Instituto Rio Branco📚 História Geral e do Brasil
#História do Brasil#Regime Militar (1964-1984)
Esta questão foi aplicada no ano de 2010 pela banca CESPE / CEBRASPE no concurso para Instituto Rio Branco. A questão aborda conhecimentos da disciplina de História Geral e do Brasil, especificamente sobre História do Brasil, Regime Militar (1964-1984).
Esta é uma questão de múltipla escolha com 2 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
A chegada de Vargas ao poder deu início a uma nova fase da história política brasileira. O enfraquecimento da oligarquia cafeeira, o fortalecimento dos setores urbanos industriais, as pretensões políticas dos estados de segunda grandeza, o descontentamento militar, enfim, todo esse conjunto de fatores conduziu à articulação de novo pacto político. Nesse contexto, Vargas assumiu o poder, situando-se como uma espécie de árbitro dos conflitos. Com o afastamento de Vargas, em 1945, a realização de eleições gerais e a elaboração de novo texto constitucional, as principais forças políticas puderam pactuar a montagem do regime democrático.
Marieta de Moraes Ferreira e Carlos Eduardo Sarmento. A república brasileira: pactos e rupturas. In: Ângela de Castro Gomes, Dulce Chaves Pandolfi e Verena Alberti (Orgs.). A república no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; CPDOC, 2002, p. 462, 473 (com adaptações).
Com base no texto acima e nos aspectos marcantes da Era Vargas (1930-45) e do processo histórico brasileiro pós-1945, julgue os itens a seguir.
Com Geisel, o regime autoritário fortalece-se, fecha-se ainda mais e há a edição do Ato Institucional n.º 5, que amplia os poderes discricionários do Poder Executivo.