A cascata de eventos metabólicos das fases SIRS e CARS favorece o c...
🏢 CESPE / CEBRASPE🎯 INCA📚 Nutrição e Dietética
#Nutrição em Cuidados Críticos#Terapia Nutricional
Esta questão foi aplicada no ano de 2010 pela banca CESPE / CEBRASPE no concurso para INCA. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Nutrição e Dietética, especificamente sobre Nutrição em Cuidados Críticos, Terapia Nutricional.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 2 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Na resposta inflamatória à agressão, principalmente na sepse, duas fases podem ser identificadas, as quais conduzem à ineficiência nos mecanismos de defesa do hospedeiro: fase hiperinflamatória, caracterizada pela síndrome da resposta inflamatória sistêmica (SIRS), e fase hipoinflamatória, caracterizada pela síndrome da antirresposta compensatória (CARS). Na SIRS, a resposta hiperinflamatória induz à hiperatividade dos leucócitos, com dano orgânico secundário. Já na CARS, há uma redução da capacidade dos leucócitos em destruir microrganismos, em uma tentativa de conter a resposta pró-inflamatória exacerbada.
A. Garófolo. Diretrizes para terapia nutricional em crianças com câncer em situação crítica. In: Rev. Nutr., Campinas, 2005, 18(4):513-27 (com adaptações).
Com relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os itens a seguir.
A cascata de eventos metabólicos das fases SIRS e CARS favorece o catabolismo de proteínas, carboidratos e lipídios, observado em pacientes graves com câncer.