Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941202051539

Analise as afinnações a seguir. I. Assegurar que "a internet amplia...

📅 2016🏢 IBAM🎯 Prefeitura de Santos - SP📚 Língua Portuguesa
#Análise Textual

Esta questão foi aplicada no ano de 2016 pela banca IBAM no concurso para Prefeitura de Santos - SP. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Análise Textual.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

1

457941202051539
Ano: 2016Banca: IBAMOrganização: Prefeitura de Santos - SPDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Análise Textual
Texto associado

CRIANÇAS, CRUELDADE E JUSTIÇA


Bullying é o comportamento agressivo, intencional e repetido contra alguém por conta de alguma característica ou situação peculiar. É um desequilíbrio de poder que afeta, sobretudo crianças e adolescentes em escolas e em outros ambientes de convivência, mas que também inferniza a vida de adultos.


Por alguma razão psicológica, pessoas sentem prazer em humilhar, provocar sofrimento. Reunidas, multiplicam agressões verbais ou físicas contra quem se destaca pela diferença: obesidade, altura, pele, nariz, timidez, roupa. Filiação, raça, falta de habilidade para o esporte, aplicação nos estudos ou dificuldade de aprendizado também dão origem a maus-tratos, isolamento e depressão.


A internet amplia seus efeitos.


Aprendemos a nos defender de ondas de perseguição, mas traumas emocionais mais ou menos graves podem surgir, o que justifica a preocupação de pais e educadores com essa crueldade latente e estranha.


Pesquisas do IBGE revelam que 20,8% de alunos do ensino fundamental no Brasil, a maioria na faixa etária entre 13 e 15 anos, já praticaram ou praticam bulfying nas escolas, mas a maioria (51% dos entrevistados) não consegue nem explicar suas atitudes. Entre os motivos mais citados para as perseguições está a aparência do corpo e do rosto. Declaram-se vítimas frequentes de zombaria e esculachas capazes de aborrecer 5,4% dos entrevistados. Os esporadicamente atingidos são 25.4%.


A solução para a vulnerabilidade infantil é familiar e educacional, não legislativa, mas diversos Estados e municípios já editaram_ leis supostamente redentoras sobre o assunto. Em vez de políticas púqlicas concretas e preventivas, nós nos empenhamos em criar diplomas legais ineficazes.


No Congresso, diversos projetos são discutidos para a superação mágica e formal do problema. "Intimidação sistemática", "intimidação escolar", "intimidação vexatória", "perseguição obsessiva ou insidiosa" são algumas das designações encontradas em português para a palavra inglesa.


Há projetos que sugerem campanhas nacionais de combate, orientação e esclarecimento. Outros pretendem criminalizar a conduta, estabelecendo penas que chegam a cinco anos de prisão.


Em tempos de redução da maioridade penal, é importante ter em vista que a patologia do bullying escolar só é caso de polícia em situações absolutamente extremas. O envolvimento da máquina judicial, burocrática, insensível e sem preparo pedagógico, é o caminho mais improdutivo e temerário.

Compilado de artigo de Luís Francisco CaNalho Filho, jornal Folha de São Paulo, edição de 01/0812015.


Analise as afinnações a seguir.


I. Assegurar que "a internet amplia seus efeitos" (terceiro parágrafo) equivale a dizer que a internet vem desempenhando um papel importante no combate ao bullying.

II. As vítimas de bullying são assediadas exclusivamente por características de ordem física, tais como altura, cor da pele ou excesso de peso.

III. O autor afirma que a solução para o bullying não está em políticas preventivas concretas, mas, sim, numa repressão policial eficaz, na criminalização da conduta e na elaboração de projetos que possibilitem uma superação mágica e fonnal do problema.

IV. Luís Francisco Carvalho Filho avalia que o bullying só deve se tomar caso de polícia em situações extremas e que o envolvimento da máquina judicial é um caminho improdutivo.


Está correto o que se afirmou em:


Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200213109Língua Portuguesa

No texto "Vivendo de dúvidas", Fabrício Carpinejar explora a natureza do comportamento mineiro. De que maneira o autor utiliza a dualidade entre dúvid...

#Análise Textual#Compreensão e Interpretação Textual
Questão 457941200601199Língua Portuguesa

Assinale o trecho transcrito no qual conste um vocábulo que deixou de ser acentuado em razão das modificações introduzidas pela recente reforma ortogr...

#Acentuação Gráfica: Tipos de Palavras#Acentuação Gráfica: Acento Diferencial#Ortografia
Questão 457941200629619Língua Portuguesa

"[...] e alcançar bons resultados”, disse a médica, lembrando que o Sistema Unico de Saúde (SUS) possui recursos terapêuticos para os casos [...].No t...

#Sintaxe#Emprego da Vírgula#Orações Coordenadas Sindéticas#Pontuação#Orações Subordinadas Substantivas#Emprego em Orações Intercaladas
Questão 457941200839493Língua Portuguesa

No trecho " Ela discordou, dizendo que isso deixaria os convidados sonolentos e a festa terminaria antes do tempo" o termo "que" desempenha, neste con...

#Morfossintaxe da Palavra 'QUE'#Orações Subordinadas Substantivas#Sintaxe#Morfossintaxe da Palavra 'QUE'
Questão 457941201535333Língua Portuguesa

"... acabam resvalando na produtividade do funcionário”. O vocábulo em destaque, no caso, não foi empregado em seu sentido literal. No contexto, resva...

#Semântica Contextual#Análise Textual
Questão 457941202061180Língua Portuguesa

Analise as considerações seguintes. I. Não é papel do Estado, que é incapaz de fornecer educação, prestar serviços sem remuneração - essa funçao cabe ...

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Análise TextualQuestões do IBAM