Ícone Questionei
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

/
/
/
/
/
/
  1. Início/
  2. Questões/
  3. Língua Portuguesa/
  4. Questão 457941202072450

De acordo com a pertinência linguística, assinale a afirmativa em q...

📅 2019🏢 CIEE🎯 TJ-DFT📚 Língua Portuguesa
#Uso da Crase

1

457941202072450
Ano: 2019Banca: CIEEOrganização: TJ-DFTDisciplina: Língua PortuguesaTemas: Uso da Crase
Texto associado

Farmácia literária


    Imagine chegar ao consultório ou ao hospital com um incômodo qualquer e sair de lá com a prescrição de uma terapia intensiva de George Orwell, seguida de pílulas de Fernando Pessoa, emplastros de Victor Hugo e doses generosas de Monteiro Lobato. Você não leu errado: uma boa história ajuda a aliviar depressão, ansiedade e outros problemas que atingem a cabeça e o resto do organismo.

    Quem garante esse poder medicamentoso das ficções são as inglesas Ella Berthoud e Susan Elderkin, que acabam de publicar no Brasil Farmácia Literária (Verus). Redigida no estilo de manual médico, a obra reúne cerca de 200 males divididos em ordem alfabética. Para cada um, há dicas de leituras.

    As autoras se conheceram enquanto estudavam literatura na Universidade de Cambridge. Entre um debate sobre um romance e outro, viraram amigas e criaram um serviço de biblioterapia, em que apontam exemplares para indivíduos que procuram assistência. “O termo biblioterapia vem do grego e significa a cura por meio dos livros”, ressalta Ella.

    O método é tão sério que virou política de saúde pública no Reino Unido. Desde 2013, pacientes com doenças psiquiátricas recebem indicações do que devem ler direto do especialista. Da mesma maneira que vão à drogaria comprar remédios, eles levam o receituário à biblioteca e tomam emprestados os volumes aconselhados.

     A iniciativa britânica foi implementada com base numa série de pesquisas recentes que avaliaram o papel das palavras no bem-estar. Uma experiência realizada na Universidade New School, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas com o hábito de reservar um tempo às letras costumam ter maior empatia, ou seja, uma capacidade ampliada de entender e se colocar no lugar do próximo. Outra pesquisa da também americana Universidade Harvard apontou que leitores ávidos são mais sociáveis e abertos para conversar.

     E olha que estamos falando de ficção mesmo. No novo livro não vemos gêneros como autoajuda ou biografia. “Eles já tinham o seu espaço, enquanto as ficções eram um recurso pouco utilizado. É difícil lembrar-se de uma condição que não tenha sido retratada em alguma narrativa”, esclarece Susan.

    As autoras acreditam que é possível tirar lições valiosas do que fazer e do que evitar a partir da trajetória de heróis e vilões. “Ler sobre personagens que experimentaram ou sentiram as mesmas coisas que vivencio agora auxilia, inspira e apresenta perspectivas distintas”, completa.

    As sugestões percorrem praticamente todas as épocas e movimentos literários da humanidade. A obra mais antiga que integra o livro é a epopeia ‘O Asno de Ouro’, assinada pelo romano Lúcio Apuleio, no século II, que serve de fármaco para exagero na autoconfiança. Há também os moderníssimos ‘Reparação’, do inglês Ian McEwan (solução para excesso de mentira), e ‘1Q84’, do japonês Haruki Murakami (potente para as situações em que o amor simplesmente termina). 

    Disponível em 20 países, cada edição de Farmácia Literária é adaptada para a cultura local, com a inclusão de verbetes e de literatos nacionais. “Nós precisamos contemplar as obras que formaram e moldaram o ideal daquela nação para que nosso ofício faça sentido”, conta Ella. No caso do Brasil, foram inseridos os principais textos de Machado de Assis, Guimarães Rosa e Milton Hatoum, que fazem companhia aos portugueses Eça de Queirós e José Saramago.

(Rosa Maria Miguel Fontes. Jornalista e Escritora. Disponível em: http://blogs.uai.com.br/contaumahistoria/farmaci a-literaria/. Abril de 2017. Com adaptações.) 

De acordo com a pertinência linguística, assinale a afirmativa em que o sinal indicativo da crase foi efetuado adequadamente.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

Esta questão foi aplicada no ano de 2019 pela banca CIEE no concurso para TJ-DFT. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente sobre Uso da Crase.

Esta é uma questão de múltipla escolha com 4 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.

Acelere sua aprovação com o Premium

  • Gabaritos comentados ilimitados
  • Caderno de erros inteligente
  • Raio-X da banca
Conhecer Premium

Questões relacionadas para praticar

Questão 457941200164761Língua Portuguesa

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e quanto à classe de palavras, assinale a alternativa em que o verbo destacado esteja conjugado de f...

#Concordância Verbal e Nominal#Sintaxe
Questão 457941200363089Língua Portuguesa

As expressões idiomáticas são locuções muito usadas na linguagem coloquial. As expressões “meter o nariz onde não é chamado” e “quem sai na chuva pode...

#Semântica Contextual#Análise Textual
Questão 457941200804144Língua Portuguesa

Quanto aos pronomes, assinale a alternativa que apresenta a mesma classificação da palavra em destaque abaixo: Nós lhe enviamos a encomenda.

#Morfologia dos Pronomes
Questão 457941200917426Língua Portuguesa

O termo “conteúdo”, empregado em “A publicidade é toda atividade intermediária entre o processo de venda e compra de bens para obtenção de um maior nú...

#Acentuação Gráfica: Tipos de Palavras#Fonologia#Encontros Vocálicos#Ortografia
Questão 457941201345519Língua Portuguesa

Complete corretamente a frase: "A farmacêutica, Eloan dos Santos Pinheiro, viaja para a Índia e a China para resolver um dilema: conseguir a ___ para ...

#Uso do Hífen#Ortografia
Questão 457941201561844Língua Portuguesa

Assinale a alternativa em DESCONFORMIDADE com a normapadrão da língua portuguesa quanto à pontuação:

#Emprego do Ponto e Vírgula#Emprego do Ponto, Exclamação e Interrogação#Emprego da Vírgula#Pontuação
Questão 457941201674141Língua Portuguesa

No que se refere à concordância verbal, assinale a alternativa correta.

#Sintaxe#Concordância Verbal e Nominal
Questão 457941201797993Língua Portuguesa

Qual a alternativa INCORRETA em relação ao texto?

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941201873015Língua Portuguesa

Em “O processo de aprendizagem é cultural e precisa de mediação qualificada desde muito cedo.” (6º§), a ação verbal expressa um fato:

#Compreensão e Interpretação Textual#Análise Textual
Questão 457941202043464Língua Portuguesa

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e com relação à ocorrência de crase, assinale a alternativa correta.

#Uso da Crase

Continue estudando

Mais questões de Língua PortuguesaQuestões sobre Uso da CraseQuestões do CIEE