Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
Quando se liga o interruptor de um abajur, sua lâmpada de incandescência acende quase instantaneamente. Isso nos dá a impressão de que os elétrons que estavam próximos ao interruptor saem em disparada através do fio até chegarem ao filamento da lâmpada e transferirem para ele a energia elétrica que transportam, o que é falso.
O movimento dos elétrons através de um fio condutor é muito lento. O que viaja muito rapidamente através do fio é a informação fornecida a todos os elétrons livres do fio de que o interruptor foi ligado (isto é, o que é veloz é o fornecimento de energia elétrica aos elétrons livres do fio quando se liga o interruptor). Para analisarmos a velocidade com que, em média, os elétrons se deslocam através de um fio condutor, imaginemos um fio de cobre cilíndrico, de seção reta uniforme de área igual a 1,0 x 10-6 m2 , percorrido por uma corrente elétrica de 2,72 A de intensidade.
Obs.: sabe-se que no cobre há 8,5 x 1028 elétrons livres por metro cúbico.
Sendo o módulo da carga do elétron e = 1,6 x 10-19C, a velocidade
com que, em média, os elétrons estão se deslocando através
desse fio é de
Após ter sido atritada por uma lã, determinada esfera de vidro pequena adquiriu uma carga Q = 4 C. Essa esfera carregada foi, em seguida, aproximada de uma das extremidades de uma barra de cobre isolada eletricamente.
Considerando que a carga elementar do elétron seja de 1,6 × 10-19 C, julgue o item seguinte.
As linhas de campo que saem da esfera de vidro carregada não
sofrerão distorção na presença da barra de cobre, visto que a
carga da barra de cobre é nula.