Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

Logoquestionei.com
  1. Início/
  2. Questões

Questões

Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!

Filtros

Disciplina
Tema
Cargo
Dificuldade
Banca
Ano
Organização

Excluir questões:

Filtrar por:

Seus filtros aparecerão aqui.

10 por página

1

457941200624789
Ano: 2024Banca: FUNDATECOrganização: IF-SCDisciplina: FilosofiaTemas: História da Filosofia | Introdução à Filosofia

“A filosofia surgiu quando alguns gregos, admirados e espantados com a realidade, insatisfeitos com as explicações que a tradição lhes dera, começaram a fazer perguntas e buscar respostas para elas, demonstrando que o mundo e os seres humanos, os acontecimentos naturais e as coisas da natureza podem ser conhecidos pela razão humana, e que a própria razão é capaz de conhecer a si mesma” (CHAUÍ, Marilena. Iniciação à filosofia. São Paulo: Ática, 2014).


Nesse sentido, embora a origem da filosofia na Grécia seja objeto de problematizações, ora sendo apontadas influências orientais, ora influências africanas, é praticamente unânime o reconhecimento de que seu surgimento e desenvolvimentos iniciais ocorreram na Europa mediterrânea. Um fato que corrobora essa tese é que o próprio nome desse saber é de origem grega, de modo que a tradição atribui a invenção da palavra “filosofia” a:


Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

2

457941200088057
Ano: 2013Banca: UFBAOrganização: UFBADisciplina: FilosofiaTemas: Introdução à Filosofia | História da Filosofia
Marque C, se a proposição é certo;  E, se a proposição é errado.


Filosofia e Ciência têm, em comum, a rejeição a argumentos de autoridade, exigindo comprovação racional para suas hipóteses.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

3

457941201688185
Ano: 2022Banca: FEPESEOrganização: Prefeitura de São José - SCDisciplina: FilosofiaTemas: História da Filosofia | Sócrates e Método Maiêutico | Introdução à Filosofia | Teoria das Ideias de Platão | Epistemologia | Metafísica Aristotélica | Filosofia Pré-Socrática | Filosofia na Grécia Antiga | Mitologia e Filosofia
Analise as afirmativas abaixo:

1. No início do século VI a. C. surgem os primeiros pensadores cosmológicos que, progressivamente, foram abandonando a narrativa mítica e, no seu lugar, empregaram um discurso racional sobre a natureza, os acontecimentos naturais e a ordem do mundo.

2. A filosofia surgiu quando pensadores gregos perceberam que as verdades do mundo e dos humanos não eram algo secreto e misterioso, que precisavam ser revelados por divindades, mas podiam ser conhecidas através de operações mentais do raciocínio.

3. A filosofia, no sentido etimológico do termo, ou seja, como amor e respeito pelo saber, surge com a publicação dos escritos de Platão e Aristóteles, resultados da perscrutação.

4. Quando os pensadores da Grécia Antiga compreenderam que o conhecimento depende apenas do uso correto do pensamento e que permite que a verdade possa ser conhecida por todos, surge a filosofia.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

4

457941200471837
Ano: 2017Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: SEDFDisciplina: FilosofiaTemas: História da Filosofia | Prática Filosófica | Introdução à Filosofia | Epistemologia
Texto associado

      A pergunta sobre o que é e para o que serve a filosofia é inevitável sempre que nos confrontamos pela primeira vez com esse pensamento, que nos causa estranheza e fascínio. Na verdade, essa pergunta é tão antiga quanto o próprio surgimento da filosofia, mas claramente não possui resposta única.

     Sexto Empírico, filósofo cético dos séculos II–III, foi um dos pensadores que formulou essa questão de modo mais contundente. Diz ele que em toda investigação temos três resultados possíveis: acreditamos ter encontrado a resposta, acreditamos ser impossível encontrar a resposta, continuamos buscando. No primeiro caso, nos tornamos dogmáticos e a investigação cessa; no segundo caso, somos também dogmáticos, ainda que em um sentido negativo, e a investigação igualmente cessa; só no terceiro caso, segundo Sexto, temos a autêntica filosofia, aquela que continua a investigar, para a qual a busca é mais importante que a resposta.

    De certo modo, a filosofia moderna incorporou a posição cética, passando a considerar que nenhuma teoria, nenhum sistema, nenhum tipo de saber podem pretender ser conclusivos, podem querer ter a palavra final sobre o que quer que seja. A contribuição da filosofia tem sido, portanto, desde o seu nascimento na Grécia Antiga, a interrogação, o questionamento, a pergunta. Para a filosofia, não há nada que não possa ser posto em questão. Deve ser possível discutir tudo. E é o caráter inconclusivo das respostas que nos convida a retomar as questões, a repensá-las, a procurar nossas próprias respostas, fatalmente também inconclusivas.

Danilo Marcondes. Para que serve a filosofia?Prefácio do livro Café Philo:

As grandes indagações da filosofia.

Rio de Janeiro: Jorge Zahar, p. 9 (com adaptações).

Tendo esse texto como referência, julgue o item seguinte.
Em filosofia, o dogmatismo é a perspectiva que sustenta a possibilidade do conhecimento com a probabilidade de alcance da certeza.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

5

457941200647177
Ano: 2024Banca: Instituto ConsulplanOrganização: SEED-PRDisciplina: FilosofiaTemas: História da Filosofia | Introdução à Filosofia
Em um pequeno retrocesso temporal, século XIX, a história mostra o estabelecimento das ciências humanas e sociais. Entretanto, sua base é epistemológica advinda das ciências naturais, nas quais o método positivista de pesquisa era a observação fundamentada em experimentação, dado que os positivistas não admitiam haver diferenças entre tais ciências. Esse posicionamento dificultou a sistematização das ciências humanas para se organizar como uma ciência autônoma, a qual não somente explica, mas compreende e interpreta o ser humano com sua complexidade, além de considerar a cultura e o contexto histórico no qual está inserido nas investigações.

(CAMARGO, 2004.)


Em se tratando de métodos científicos, tendo em vista as peculiaridades das ciências humanas e sociais: 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

6

457941201586058
Ano: 2021Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: SEED-PRDisciplina: FilosofiaTemas: História da Filosofia | Introdução à Filosofia
No momento em que a arte rompe com a ideia de ser cópia do real para ser considerada criação autônoma que tem a função de revelar as possibilidades do real, ela passa a ser avaliada de acordo com a autenticidade da sua proposta e sua capacidade de falar ao sentimento.

                                                               Maria Lúcia de Aranha. Filosofia: introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2009, p. 403 (com adaptações).


Desde o século XIX, algumas reflexões relativas à estética vêm sendo revistas e reconstruídas, de modo que a arte como pensamento deixou de focar apenas no belo e no feio para tratar do assunto da 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

7

457941202084854
Ano: 2024Banca: Instituto ConsulplanOrganização: SEED-PRDisciplina: FilosofiaTemas: História da Filosofia | Introdução à Filosofia | Epistemologia
Um grupo de estudantes discutia sobre as origens do pensamento científico e como ele se relacionava com as explicações naturais do mundo propostas pelos primeiros filósofos. Durante a conversa, um deles afirmou que Tales de Mileto acreditava que a água era o princípio originador de todas as coisas. Outro estudante mencionou que Anaxímenes também identificava um elemento natural como a origem de tudo, mas que esse elemento não era a água. Com base no pensamento dos pré-socráticos da Escola Jônica, identifique qual era o elemento proposto por Anaxímenes como princípio originador de todas as coisas.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

8

457941201880722
Ano: 2013Banca: UFBAOrganização: UFBADisciplina: FilosofiaTemas: História da Filosofia | Introdução à Filosofia
Marque C, se a proposição é certo;  E, se a proposição é errado.

Os principais filósofos do século VI a.C. criaram uma genealogia de deuses para explicar a origem do universo. 

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

9

457941201302657
Ano: 2024Banca: Avança SPOrganização: Prefeitura de Araçariguama - SPDisciplina: FilosofiaTemas: História da Filosofia | Introdução à Filosofia
Ao analisar a sistematização do conhecimento filosófico, observa-se que os primeiros filósofos são considerados os primeiros mestres, que visavam reformular os valores da sociedade e, na realidade, reformar a educação corrente. Eram, pois, filósofos e reformadores. Quem foram os primeiros educadores profissionais da civilização ocidental? 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

10

457941200381131
Ano: 2018Banca: FEPESEOrganização: Prefeitura de São José - SCDisciplina: FilosofiaTemas: História da Filosofia | Introdução à Filosofia | Filosofia na Grécia Antiga
A invenção da palavra “filosofia”, que também significa amizade pela sabedoria, é atribuída ao pensador grego chamado:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão
Logoquestionei.com