Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
O design inteligente supõe que existem estruturas biológicas que possuem complexidade irredutível, que é a ideia de que certos sistemas biológicos não podem ter evoluído de sistemas mais simples por meio de seleção natural. E, partindo desta suposição, conclui a existência de um misterioso 'designer' . [...] Quando confrontados com o fato de que a grande maioria das evidências atuais apontam para o processo evolutivo, os defensores do design inteligente contra-argumentam que basta uma prova para desbancar uma teoria.
Fonte: (Adaptado) FONSECA, C.R. Na contramão do pensamento científico. CiênciaHoje, CH358, 2019.
A partir deste contexto, analise as proposições a seguir:
I- Cabe a docentes de ciências refutar a ideia do design inteligente a partir de explicações que indiquem que não há evidências de design complexidade irredutível, como por exemplo, os olhos complexos, que evoluíram de forma independente em moluscos e em humanos.
II- Em uma abordagem moderna, deve-se considerar a ideia do design inteligente como uma teoria alternativa para explicação da design diversidade biológica, que, tal como a teoria criacionista, também utiliza a ideia de um criador para explicar o surgimento das peculiaridades das espécies.
III- Uma vez que há evidências que apontam para ideias convergentes tanto com a teoria evolutiva como com a do design inteligente, podemos dizer que elas são concorrentes para a explicação das estruturas biológicas.
É CORRETO o que se afirma em:
Diferentes autores propõem que a hibridização em plantas pode resultar em cinco consequências potenciais:
1. Reforço de mecanismos de isolamento reprodutivo.
2. Formação de um complexo híbrido por meio da reprodução dos híbridos em uma localidade.
3. Fusão entre duas espécies por meio de fluxo gênico interespecífico (introgressão).
4. Criação de diversidade genética e adaptação.
5. Evolução de novas espécies.
Na ordem, quais consequências levam a manutenção, destruição e criação de biodiversidade, respectivamente?
O naturalista Charles Darwin, considerado o pai da Teoria da Evolução, valorizou a estreita e delicada relação entre organismos e seus ambientes. Acerca desse assunto, julgue o item subsequente.
No Bioma Cerrado, a relação dos seres vivos com o ambiente
físico resulta na formação de um sistema integrado altamente
complexo, denominado ecossistema.
Atente para as seguintes afirmações em relação à teoria do naturalista Jean–Baptiste Lamarck (1744–1829):
I. Na publicação Filosofia Zoológica (Philosophie Zoologique) de 1809, Lamarck argumentou que as espécies mudam ao longo do tempo e transformam-se em outras espécies.
II. A espécie muda em função de algum mecanismo desconhecido no interior do organismo que o leva a produzir uma prole levemente diferente de si próprio.
III. Lamarck sugeriu que uma espécie poderia ser transformada se as modificações adquiridas individualmente fossem herdadas pela progênie do indivíduo.
É correto o que se afirma em:
Em humanos, a habilidade de produzir os antígenos M e N é determinada por um gene com dois alelos. O alelo LM permite a produção de antígeno M, enquanto o alelo LN permite produzir antígeno N. Heterozigotos, para esses alelos, produzem ambos os tipos de antígeno.
Considerando que em uma determinada população em equilíbrio de Hardy-Weinberg a frequência dos alelos LM e LN seja, respectivamente, 0,6 e 0,4, julgue os item que se segue.
Na hipótese de ocorrência de um novo alelo LX na população,
o princípio de Hardy-Weinberg não poderia mais ser aplicado,
devido à quantidade de possíveis genótipos resultantes.
“A lei de Hardy-Weinberg, como é hoje conhecida, afirma que numa população grande, na qual ocorre reprodução ao acaso, e na ausência de forças que mudem as proporções dos alelos, a proporção original de alelos dominantes para recessivo deverá ser mantida de geração para geração.” (RAVEN, H. P.; EVERT, R. F.; EICHHORN, S. E. Biologia Vegetal. 5ª ed. Rio de Janeiro, Ed. Guanabara Koogan, p.140, 1996.)
Em uma população em equilíbrio de Hardy-Weinberg, composta por 25.000 indivíduos, constatou-se que a frequência de homozigotos recessivos é de 0,64. Admitindo que se trata de lócus bialélico, espera-se que o número esperado de indivíduos heterozigotos do sexo masculino nessa população seja, aproximadamente,