Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
O patrimonialismo é uma característica de um Estado que não possui distinções entre os limites do público e os limites do privado. Em qual período da nossa história o patrimonialismo foi mais marcante?
Considere o trecho a seguir:
“Os movimentos sociais independentes avançaram lentamente a partir de 1945. O acesso da população ao sistema judiciário progrediu pouco. Houve progresso na formação de uma identidade nacional, na medida em que surgiram momentos de real participação popular. Foi o caso do próprio movimento de 1930 e das campanhas nacionalistas da década de 50, sobretudo a da defesa do monopólio estatal do petróleo. O nacionalismo, incentivado pelo Estado Novo, foi o principal instrumento de promoção de uma solidariedade nacional, acima das lealdades estaduais. A esquerda salientou-se na defesa das teses nacionalistas. O Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB), criado no Rio de Janeiro na década de 50, foi o principal formulador e propagandista do credo nacionalista”.(CARVALHO, J. M. de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002, p. 88).
Assinale a alternativa que representa o movimento articulado no contexto das décadas de 1950 e 1960 no Brasil que visava a valorização da cultura popular e sinalizava para a importância da alfabetização de adultos
Aponte o fato crucial para a aceitação acadêmica da sociologia:
A Sociologia nasce sob a influência das Revoluções Industrial e Francesa. Pode-se afirmar que a revolução industrial influenciou a sociologia em quais aspectos?
Propõe três principais transformações na modernidade: ressignificação do tempo e do espaço, o desencaixe e a reflexividade.
Tal proposição é de autoria de