Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

Logoquestionei.com
  1. Início/
  2. Questões

Questões

Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!

Filtros

Disciplina
Tema
Cargo
Dificuldade
Banca
Ano
Organização

Excluir questões:

Filtrar por:

Seus filtros aparecerão aqui.

10 por página

1

457941200598019
Ano: 2010Banca: UEMOrganização: UEMDisciplina: Literatura Brasileira e UniversalTemas: Naturalismo Literário | Movimentos Literários | Realismo Literário
Assinale o que for correto.
No Brasil, o Realismo/Naturalismo iniciou com a publicação de dois romances no ano de 1881: Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, e O mulato, de Aluísio Azevedo. Embora tenham publicado no mesmo ano e tenham vivido na mesma época, há muitas diferenças entre o estilo dos dois autores. A prosa de Machado de Assis busca as motivações psicológicas e secretas que regem o comportamento social das pessoas, enquanto Aluísio Azevedo busca a exposição da espiritualidade e da fé, principalmente nas pessoas que são alvo de preconceito social. Em O mulato, um romance de temática religiosa, o autor critica ostensivamente o racismo e o preconceito, como uma estratégia para que a sociedade da época corrigisse antigas crenças, de forma que os homens pudessem se reconhecer como irmãos em Deus.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

2

457941200546551
Ano: 2017Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: Prefeitura de São Luís - MADisciplina: Literatura Brasileira e UniversalTemas: Naturalismo Literário | Movimentos Literários

Texto 10A3AAA


      Eram cinco horas da manhã e o cortiço acordava, abrindo, não os olhos, mas a sua infinidade de portas e janelas alinhadas. Um acordar alegre e farto de quem dormiu de uma assentada, sete horas de chumbo.

      […]

      O rumor crescia, condensando-se; o zunzum de todos os dias acentuava-se; já se não destacavam vozes dispersas, mas um só ruído compacto que enchia todo o cortiço. Começavam a fazer compras na venda; ensarilhavam-se discussões e rezingas; ouviam-se gargalhadas e pragas; já se não falava, gritava-se. Sentia-se naquela fermentação sanguínea, naquela gula viçosa de plantas rasteiras que mergulham os pés vigorosos na lama preta e nutriente da vida, o prazer animal de existir, a triunfante satisfação de respirar sobre a terra.

          Aluísio Azevedo. O cortiço. 15.ª ed. São Paulo: Ática, 1984. p. 28-9.

O texto 10A3AAA, trecho do romance de Aluísio Azevedo, estrutura-se a partir do princípio do naturalismo literário caracterizado pelo(a)
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

3

457941200033358
Ano: 2019Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: Prefeitura de São Cristóvão - SEDisciplina: Literatura Brasileira e UniversalTemas: Movimentos Literários | Naturalismo Literário
            No Realismo ficcional, a mente cientificista também é responsável pelo esvaziar-se do êxtase que a paisagem suscitava nos escritores românticos. O que se entende pela preferência dada agora aos ambientes urbanos e, em nível mais profundo, pela não identificação do escritor realista com aquela vida e aquela natureza transformadas pelo positivismo em complexos de normas e fatos indiferentes à alma humana.

          O determinismo reflete-se na perspectiva em que se movem os narradores ao trabalhar as suas personagens. A pretensa neutralidade não chega ao ponto de ocultar o fato de que o autor carrega sempre de tons sombrios o destino das suas criaturas. Atente-se, nos romances desse período, para a galeria de seres distorcidos ou acachapados pelo Fatum.


Alfredo Bosi. História concisa da literatura brasileira.
São Paulo: Cultrix, 2004, p. 172-3 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto precedente e as disposições da BNCC do ensino fundamental para a disciplina de língua portuguesa, julgue o item a seguir, a respeito do Realismo e do Naturalismo na literatura brasileira.


O cientificismo e o determinismo são duas das características mais importantes do Naturalismo, escola literária entre cujos expoentes, no Brasil, inclui-se a obra O Cortiço, de Aluísio Azevedo.

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

4

457941201114850
Ano: 2017Banca: UFRGSOrganização: UFRGSDisciplina: Literatura Brasileira e UniversalTemas: Naturalismo Literário | Realismo Literário | Movimentos Literários

Leia o segmento abaixo.



No Brasil novecentista, uma sociedade escravocrata e patriarcal, o espaço de atuação das mulheres era restrito. Elas aparecem representadas em Dom Casmurro, de Machado de Assis, e O cortiço, de Aluísio Azevedo. ........ escolhe ficar com o homem que desperta seu desejo, sem a necessidade de casar. Paira sobre ........ a desconfiança sobre sua motivação para casar com o vizinho. Por sua vez, ........ casa e descarta o marido, em busca de uma vida livre do domínio masculino.


Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do segmento acima, na ordem em que aparecem.

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

5

457941200387194
Ano: 2019Banca: Crescer ConcursosOrganização: Prefeitura de Brejo de Areia - MADisciplina: Literatura Brasileira e UniversalTemas: Naturalismo Literário | Parnasianismo Literário | Arcadismo Literário | Movimentos Literários | Romantismo Literário
Leia o seguinte trecho do poema de Castro Alves:

O navio negreiro
V
Senhor Deus dos desgraçados!
Dizei-me vós, Senhor Deus!
Se é loucura... se é verdade
Tanto horror perante os céus?!
Ó mar, por que não apagas
Co'a esponja de tuas vagas
De teu manto este borrão?...
Astros! noites! tempestades!
Rolai das imensidades!
Varrei os mares, tufão! 

Esse trecho do poema épico-dramático O navio negreiro integra o seguinte movimento literário: 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

6

457941200409696
Ano: 2023Banca: NC-UFPROrganização: CBM-PRDisciplina: Literatura Brasileira e UniversalTemas: Movimentos Literários | Realismo Literário | Naturalismo Literário
Leia o trecho a seguir, retirado de A Falência:

“E tudo nela repugnava a Ruth: a estupidez, a humildade, a cor, a forma, o cheiro; mas percebera que também ali havia uma alma e sofrimento, e então, com lágrimas nos olhos, perguntava a Deus, ao grande Pai misericordioso, por que a criara, a ela, tão branca e tão bonita, e fizera com o mesmo sopro aquela carne de trevas, aquele corpo feio da Sancha imunda? Que reparasse aquela injustiça e alegrasse em felicidade perfeita o coração da negra.”

ALMEIDA, Júlia Lopes de. A Falência. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2019. p. 200.

Com base na leitura integral do livro de Júlia Lopes de Almeida e do fragmento destacado acima, assinale a alternativa correta.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

7

457941201437000
Ano: 2017Banca: VUNESPOrganização: UNESPDisciplina: Literatura Brasileira e UniversalTemas: Naturalismo Literário | Movimentos Literários

      Desde já a ciência entra, portanto, no nosso domínio de romancistas, nós que somos agora analistas do homem, em sua ação individual e social. Continuamos, pelas nossas observações e experiências, o trabalho do fisiólogo que continuou o do físico e o do químico. Praticamos, de certa forma, a Psicologia científica, para completar a Fisiologia científica; e, para acabar a evolução, temos tão somente que trazer para nossos estudos sobre a natureza e o homem o instrumento decisivo do método experimental. Em uma palavra, devemos trabalhar com os caracteres, as paixões, os fatos humanos e sociais, como o químico e o físico trabalham com os corpos brutos, como o fisiólogo trabalha com os corpos vivos. O determinismo domina tudo. É a investigação científica, é o raciocínio experimental que combate, uma por uma, as hipóteses dos idealistas, e substitui os romances de pura imaginação pelos romances de observação e de experimentação.

                                              (Émile Zola. O romance experimental, 1982. Adaptado.)

Depreendem-se do comentário do escritor francês Émile Zola preceitos que orientam a corrente literária

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

8

457941201487509
Ano: 2024Banca: MS CONCURSOSOrganização: Prefeitura de Tabocão - TODisciplina: Literatura Brasileira e UniversalTemas: Naturalismo Literário | Simbolismo Literário | Arcadismo Literário | Movimentos Literários | Romantismo Literário | Barroco Literário
No tocante aos representantes das escolas literárias, relacione a Coluna I com a Coluna II e marque a alternativa correta.

Coluna I.
A- Romantismo.
B- Barroco.
C- Arcadismo.
D- Naturalismo.
E- Simbolismo.


Coluna II.
1- Cláudio Manoel da Costa.
2- Aluísio Azevedo.
3- Pe. Antônio Vieira.
4- Alphonsus de Guimaraens.
5- Álvares de Azevedo. 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

9

457941201975585
Ano: 2010Banca: CPCONOrganização: UEPBDisciplina: Literatura Brasileira e UniversalTemas: Naturalismo Literário | Movimentos Literários
Sobre o Naturalismo literário, é correto afirmar:

I - Ao aprofundar aspectos realistas da literatura, cientificiza um discurso, assumido no plano estético pela ficção, induzindo o leitor a buscar não somente entretenimento em seus romances, mas também a problematização de estruturas sociais e de aspectos psicológicos das personagens.
II - O romance de tese, a exemplo de O cortiço, é o melhor projeto para o naturalista, uma vez que este só é considerado naturalista na medida em que sua produção literária se realiza unicamente no chamado romance de tese.
III - O realce de traços físicos e psicológicos nos romances de tese ratifica a ideia de o naturalismo, em suas narrativas, acentuar as tensões sociais e de demandas coletivas como proposta a ser problematizada a partir do elemento com o qual o leitor estabelece um grau de intimidade ou identificação, a saber, a personagem de ficção.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

10

457941201945045
Ano: 2020Banca: ADM&TECOrganização: Prefeitura de Araçoiaba - PEDisciplina: Literatura Brasileira e UniversalTemas: Naturalismo Literário | Movimentos Literários | Modernismo Brasileiro
Analise as afirmativas a seguir:


I. O Barroco foi uma escola profundamente intimista. A prosa, tanto nos romances como nos contos, aprofunda a tendência já trilhada por alguns autores das décadas anteriores no Brasil, em busca de uma literatura intimista, de sondagem psicológica, introspectiva, com destaque para as crônicas urbanas nas misteriosas cidades de um país recémdescoberto: o Brasil.


II. O período de 1922 a 1930 é o mais radical do movimento modernista no Brasil, justamente em consequência da necessidade de definições e do redescobrimento da cultura da Antiguidade Clássica. Daí o caráter anárquico desta primeira fase modernista e seu forte sentido saudosista, com claras referências às culturas grega e romana, aos deuses do Olimpo e aos heróis da história antiga.


III. O romance naturalista foi cultivado no Brasil por Aluísio Azevedo e Júlio Ribeiro. Aqui, Raul Pompéia também pode ser incluído, mas seu caso é muito particular, pois seu romance “O Ateneu” ora apresenta características naturalistas, ora realistas, ora impressionistas. A narrativa naturalista é marcada pela forte análise social, a partir de grupos humanos marginalizados, valorizando o coletivo. Os títulos das obras naturalistas apresentam quase sempre a mesma preocupação: “O mulato”, “O cortiço”, “Casa de pensão”, “O Ateneu”.


Marque a alternativa CORRETA:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão
..
Logoquestionei.com