Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
A notícia a respeito da descoberta das minas de ouro e de diamante no Brasil, rapidamente se espalhou no território brasileiro e em Portugal.
A consequência imediata dessa situação foi o(a):
Analise o trecho a seguir.
“Gradualmente, através de patamares sucessivos, na maioria das vezes, regulares e, em geral, previstos, as exportações de escravos para o Brasil amarram os enclaves africanos de Portugal às trocas oceânicas. Longe de se contradizerem, os acontecimentos que se desenrolam nas terras africanas e americanas do Atlântico, se esclarecem por meio de um jogo de efeitos recíprocos. Pouco a pouco, a deportação de africanos sincroniza as engrenagens ao sistema colonial. Esse amplo movimento de assentamento da estrutura historicamente determinada pelo capitalismo comercial é ativado em vários níveis [...]"
ALENCASTRO, Luiz Felipe de. O trato dos viventes. Formação
do Brasil no Atlântico Sul. Séculos XVI e XVII. São Paulo:
Companhia das Letras, 2000. p. 34.
Considerando essas informações, assinale a alternativa
que não compõe a estrutura do processo descrito.
Leia o texto e assinale o que se pede:
''As conquistas dos bandeirantes, na região do Mato Grosso, foram reconhecidas pelo Tratado de Madrid, em 1750. No ano seguinte, o então capitão-general do Mato Grosso, Antonio Rolim de Moura Tavares, fundou, à margem do rio Guaporé, a Vila Bela da Santíssima Trindade. Entre 1761 e 1766, ocorreram disputas territoriais entre portugueses e espanhóis. Depois daquele período, as missões espanholas e os espanhóis se retiraram daquela região, mas o Mato Grosso somente passou a ser definitivamente território brasileiro depois que os conflitos por fronteira com os espanhóis deixaram de acontecer, em 1802. Na busca de índios e ouro, um dos bandeirantes paulistas fundou Cuiabá a 8 de abril de 1719, num primeiro arraial, São Gonçalo Velho, situado nas margens do rio Coxipó em sua confluência com o rio Cuiabá".
Disponível em http://www.mt.gov.br/historia. Acesso em 19/08/2022.
O bandeirante em destaque no texto foi:
Segundo pesquisas históricas sobre a escravidão, nos primeiros quatro meses de 1852, de um total de 1660 escravos chegados ao Rio de Janeiro e vindos de outras partes do Brasil, 1376 eram oriundos dos portos da chamada região Norte do Império (que abarcava, à época, o atual Nordeste), sendo 691 provenientes da Bahia.
(Dados adaptados de: MOURA, Clóvis (org.). Dicionário da Escravidão no Brasil. Edusp, 2005, p. 396)
Entre as causas do crescimento do tráfico interprovincial, no período mencionado e com as características descritas acima, estão