Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
Os estudos descritivos legitimam a gramática da Língua de Sinais e mostram a importância do classificador, mas do ponto de vista dos professores e dos sujeitos interessados na fluência, nos contextos enunciativos, interessa ver como se dá a emergência dos classificadores e o que eles revelam. Com base nessa afirmação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os classificadores são parte integrante da gramática da Língua de Sinais e, para a aquisição dos mesmos pela criança surda, faz-se necessária a interação com o adulto surdo fluente nessa língua.
( ) Os classificadores são configurações de mãos que, relacionadas à coisa, pessoa e animal, funcionam como marcadores de concordância verbal e nominal.
( ) Os classificadores são divididos da seguinte forma: descritivo (do tamanho, da forma do corpo e de uma parte do corpo), locativo, semântico, instrumental (do corpo, de plural, de elementos e de letras e números).
( ) Os diversos tipos de classificadores são consequentemente fruto do trabalho social e histórico de produção de discursos da comunidade ouvinte e fruto das diferenças culturais da comunidade surda.
Assinale a sequência correta.
Orientação
Nessa prova, o termo Língua Brasileira de Sinais será representado pela sigla Libras.
Segundo Ferreira (2010), fazendo referência aos trabalhos de Klima e Bellugi (1979), assim “como as línguas orais, as línguas de sinais exibem a dupla articulação, isto é, unidades significativas ou morfemas, constituídas a partir de unidades arbitrárias e sem significados ou fonemas”. Segundo essa autora, a estrutura fonológica das línguas de sinais se organiza a partir de parâmetros visuais. Esses são alguns aspectos próprios da fonologia das línguas que podemos identificar nas línguas de sinais.
É CORRETO afirmar que compõem um conjunto de unidades menores: