Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

Logoquestionei.com
  1. Início/
  2. Questões

Questões

Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!

Filtros

Disciplina
Tema
Cargo
Dificuldade
Banca
Ano
Organização

Excluir questões:

Filtrar por:

Seus filtros aparecerão aqui.

10 por página

1

457941200798231
Ano: 2014Banca: IDECANOrganização: DETRAN-RODisciplina: Arquitetura e UrbanismoTemas: Cartas de Patrimônio | Patrimônio Arquitetônico e Cultural
A Carta de Burra, elaborada pelo ICOMOS (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios), em 1980, define conceitos e práticas de salvaguarda do patrimônio histórico e cultural. Com base nessas definições, analise.

1. “[...] será o agenciamento de um bem a uma nova destinação, sem a destruição de sua significação cultural.”
2. “[...] designará os cuidados a serem dispensados a um bem para preservar-lhes as características que apresentem uma significação cultural.”
3. “[...] será a manutenção no estado da substância de um bem e a desaceleração do processo pelo qual ele se degrada.”
4. “[...] será o restabelecimento, com o máximo de exatidão, de um estado anterior conhecido; ela se distingue pela introdução na substância existente pela introdução de materiais diferentes, sejam novos ou antigos.”
5. “[...] será o restabelecimento da substância de um bem em um estado anterior conhecido.” 
Assinale a alternativa que relaciona, correta e respectivamente, o termo conceitual às definições descritas anteriormente, estabelecidas pela Carta de Burra (ICOMOS, 1980).
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

2

457941200626834
Ano: 2018Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: IPHANDisciplina: Arquitetura e UrbanismoTemas: Cartas de Patrimônio | Arquitetura Paisagística | Planejamento Paisagístico Urbano | Patrimônio Arquitetônico e Cultural
    A Carta de Florença (1981) e a de Juiz de Fora (2010) estabelecem regras específicas para jardins históricos, salvaguardados como monumentos vivos. Consta da Carta de Florença (1981): “Art. 1.º: Um jardim histórico é uma composição arquitetônica e vegetal que, do ponto de vista da história ou da arte, apresenta um interesse público. Como tal é considerado monumento. (...) Art. 3.º: Por ser monumento, o jardim histórico deve ser salvaguardado conforme o espírito da Carta de Veneza. Todavia, como ‘monumento vivo’, sua salvaguarda requer regras específicas, que são objetivos da presente carta”.

Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando que a intervenção em jardins históricos segue diretrizes específicas que objetivam a proteção e a preservação sistematizada desses monumentos, julgue o item que segue.


As intervenções com vistas à conservação de jardins históricos podem ser definidas como conjunto de ações destinadas a prolongar o tempo de vida ou a integridade física do bem cultural e preservar a sua autenticidade.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

3

457941200856707
Ano: 2014Banca: IADESOrganização: IPHANDisciplina: Arquitetura e UrbanismoTemas: Patrimônio Arquitetônico e Cultural | Cartas de Patrimônio
A Carta de Nara discorre sobre um conceito fundamental para a prática da conservação, que é o da autenticidade. Ao tratar desse conceito, há menção a um documento anterior, o qual foi ampliado e desenvolvido pela referida carta. Que documento é este?
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

4

457941200032609
Ano: 2010Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: CaixaDisciplina: Arquitetura e UrbanismoTemas: Conservação e Restauração | Patrimônio Arquitetônico e Cultural | Cartas de Patrimônio
O restauro deve ter caráter excepcional e se destina a conservar e revelar os valores estéticos e históricos dos monumentos. Baseia-se no respeito pelas substâncias e pelos documentos. Na reconstituição, qualquer trabalho complementar, indispensável a causas estéticas ou técnicas, fica condicionado a uma conciliação ou harmonia arquitetônica e terá que acusar a data da intervenção. O restauro será sempre precedido e acompanhado de estudo arqueológico e histórico do monumento. Sempre que as técnicas tradicionais se revelem inadequadas, a consolidação de um monumento pode ser assegurada com o apoio de técnicas modernas. Os contributos válidos das diferentes épocas referentes à edificação de um monumento devem ser respeitados, não sendo a unidade de estilo um objetivo a alcançar no decurso de um restauro.

Carta de Veneza. Artigos 9, 10 e 11 (com adaptações).

A respeito dos conceitos expressos no texto acima, assinale a opção correta.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

5

457941201890424
Ano: 2018Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: IPHANDisciplina: Arquitetura e UrbanismoTemas: Cartas de Patrimônio | Patrimônio Arquitetônico e Cultural

À luz das recomendações internacionais de preservação, julgue o item subsequente.


Conforme a Carta de Burra, a reconstrução consiste na reversão de um sítio (lugar, área, terreno, paisagem, edifício, grupo de edifícios) a um estado anterior conhecido e distingue-se do restauro pela introdução de material novo na fábrica (que corresponde a todo o material físico do sítio).

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

6

457941201452679
Ano: 2019Banca: IBFCOrganização: Prefeitura de Cruzeiro do Sul - RSDisciplina: Arquitetura e UrbanismoTemas: Cartas de Patrimônio | Conservação e Restauração | Patrimônio Arquitetônico e Cultural
De acordo com a Carta de Burra, de 1980, documento base para a conservação de patrimônio reconhecida e aceita mundialmente, descreve restauro como sendo a retomada para um estado anterior conhecido, removendo acréscimos ou reunindo elementos existentes sem a introdução de novos materiais. Quanto às ações que estão associadas ao restauro, analise as afirmativas abaixo. 

I. Conservação, que é o processo de cuidar de um lugar para manter seu significado cultural podendo implicar, ou não, na preservação, na restauração e na manutenção. 
II. Manutenção, que é o cuidado de proteção contínua de um lugar e sua configuração, e, diferentemente do reparo, não envolve a restauração ou reconstrução. 
III. Preservação, que é a proteção, a manutenção do estado existente, retardando a deterioração. 
IV. Reconstrução, que visa voltar o lugar a um estágio anterior conhecido, mas com o acréscimo de novos elementos. 

Assinale a alternativa correta.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

7

457941200808774
Ano: 2018Banca: FGVOrganização: AL-RODisciplina: Arquitetura e UrbanismoTemas: Cartas de Patrimônio | Patrimônio Arquitetônico e Cultural
As Cartas Patrimoniais constituem documentos que, em ordem cronológica, permitem uma leitura da evolução do pensamento preservacionista através dos tempos. A Carta em que, primeiramente, se recomendou “respeitar, na construção de edifícios, o caráter e a fisionomia das cidades, sobretudo na vizinhança dos monumentos antigos” foi denominada de
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

8

457941201782672
Ano: 2018Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: IPHANDisciplina: Arquitetura e UrbanismoTemas: Cartas de Patrimônio | Análise de Projetos | Gestão de Projetos | Modernismo na Arquitetura e Urbanismo | Patrimônio Arquitetônico e Cultural | História da Arquitetura e do Urbanismo
    Além de outras fontes de inspiração, o projeto do Plano Piloto de Brasília sofreu influências dos princípios da Carta de Atenas (1933), que, resultante das reflexões do IV Congresso Internacional de Arquitetura Moderna (CIAM), definiu quatro funções-chave para o espaço urbano: habitar, trabalhar, divertir-se e circular. O documento propõe ainda a separação radical, nas áreas congestionadas, entre o caminho dos pedestres e o dos veículos mecânicos.
Tendo como referência as informações apresentadas no texto precedente, julgue o item a seguir.

As quatro escalas do Plano Piloto de Brasília — habitacional, gregária, bucólica e monumental —, por suas características singulares que propiciam diferentes interações humanas, correspondem às quatro funções-chave propostas na Carta de Atenas.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

9

457941200110308
Ano: 2018Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: IPHANDisciplina: Arquitetura e UrbanismoTemas: Cartas de Patrimônio | Patrimônio Arquitetônico e Cultural

Julgue o próximo item, relativo às recomendações internacionais de preservação.


No cenário do Cone Sul, a Carta de Petrópolis coloca em pauta a questão da autenticidade a partir da peculiar realidade regional, que difere daquela dos países europeus ou asiáticos de longa tradição como nações.

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

10

457941201664856
Ano: 2018Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: IPHANDisciplina: Arquitetura e UrbanismoTemas: Cartas de Patrimônio | Patrimônio Arquitetônico e Cultural

À luz das recomendações internacionais de preservação, julgue o item subsequente.


A Declaração de Estocolmo, que estabelece critérios para preservação e melhoria do meio ambiente, propõe o uso preferencial de materiais recicláveis nas ações de conservação e preservação do patrimônio histórico.

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão
..
Logoquestionei.com