Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

Logoquestionei.com
  1. Início/
  2. Questões

Questões

Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!

Filtros

Disciplina
Tema
Cargo
Dificuldade
Banca
Ano
Organização

Excluir questões:

Filtrar por:

Seus filtros aparecerão aqui.

10 por página

1

457941201837375
Ano: 2025Banca: UnescOrganização: Prefeitura de Campos Novos - SCDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Colonização Portuguesa e Mercantilismo | História do Brasil
A História do Brasil passa pelo processo da formação das capitanias hereditárias um sistema de administração territorial implantado no Brasil no século XVI pelo Império Português.


Sobre as capitanias hereditárias julgue os itens:


I.Os donatários recebiam a posse de terra através de dois documentos: a Carta de Doação e a Carta Foral.

II.As capitanias poderiam ser transmitidas para os filhos ou vendidas para novos donatários aprovados pela Coroa de Portugal.

III.Os donatários tinham alguns privilégios jurídicos e fiscais, como escravizar indígenas, cobrar tributos e doar lotes de terra não cultivados.

IV.Nas capitanias as terras eram entregues aos donatários passando a pertencer a eles e dando o direito de fixar colônia.


Marque a opção correta.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

2

457941201212566
Ano: 2013Banca: UECE-CEVOrganização: UECEDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: História do Brasil | Colonização Portuguesa e Mercantilismo | Período Colonial e Escravismo

Em dezembro de 1815, Dom João elevou o Brasil à condição de Reino Unido de Portugal e Algarves. Atente para o que é dito sobre esse assunto.


I. Tal medida deveu-se à transferência da família real portuguesa para o Brasil, posto que acabara de desembarcar e precisava oficializar a nova sede do governo português.

II. O Brasil deixou de ser colônia e, tornando-se a sede da monarquia portuguesa, equiparava-se politicamente à metrópole.

III. A medida facilitou as relações comerciais, e possibilitou maior autonomia à antiga colônia.


Está correto o que se afirma em

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

3

457941201875320
Ano: 2017Banca: FCCOrganização: SABESPDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Colonização Portuguesa e Mercantilismo | História do Brasil
Em plena vigência do Bloqueio Continental imposto por Napoleão Bonaparte aos países europeus e suas colônias, D. João, recém-chegado ao Brasil com a família real,
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

4

457941201230797
Ano: 2010Banca: COPERVE - UFSCOrganização: UFSCDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Colonização Portuguesa e Mercantilismo | História do Brasil | Colonialismo | História Mundial | Expansão Marítima

Leia o texto abaixo com atenção.


No século XVIII os limites territoriais entre as áreas coloniais portuguesas e espanholas na América ainda eram imprecisos e, apesar dos diferentes acordos assinados, houve conflitos entre os reinos ibéricos. Os lusitanos avançaram no território espanhol e incorporaram áreas que atualmente fazem parte da região sul do Brasil, atitude que desagradou as autoridades espanholas. Diante da situação, portugueses e espanhóis assinaram o Tratado de Santo Ildefonso, em 1777. 

Sobre o referido Tratado, é CORRETO afirmar que:


estabelecia as normas do processo de permuta entre a Colônia do Sacramento e a região dos Sete Povos das Missões, que passaram a pertencer a Portugal.

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

5

457941200510320
Ano: 2024Banca: IBAMOrganização: Prefeitura de Cubatão - SPDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Colonização Portuguesa e Mercantilismo | História do Brasil
Caio Prado Júnior, em sua obra, apresenta uma interpretação original sobre a formação do Brasil, enfatizando a importância da economia colonial e sua influência duradoura na sociedade brasileira. Considerando essa perspectiva, assinale a alternativa que melhor representa a tese central de Prado Júnior sobre a formação do Brasil.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

6

457941200175936
Ano: 2018Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: Instituto Rio BrancoDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: História do Brasil | Colonização Portuguesa e Mercantilismo

Em novembro de 1807, temendo ser aprisionado pelas tropas de Napoleão Bonaparte, o príncipe regente de Portugal, D. João VI, deixou Lisboa acompanhado de sua família e de boa parte da nobreza da Corte, em direção ao Brasil, onde se estabeleceu até 1821, ano em que regressou à metrópole já como rei. Com relação às diversas consequências, para a colônia, da permanência de D. João VI no Brasil, julgue (C ou E) o item seguinte.


Elevou-se o status colonial do Brasil em relação a Portugal com a revogação dos atos que proibiam o estabelecimento de indústrias e manufaturas na América portuguesa e com a criação de tribunais semelhantes aos sediados em Lisboa.

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

7

457941202068828
Ano: 2024Banca: IBAMOrganização: Prefeitura de Cubatão - SPDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Período Colonial e Escravismo | Colonização Portuguesa e Mercantilismo | História do Brasil
A formação do Brasil, enquanto nação, foi profundamente influenciada pela dinâmica de relações transatlânticas entre diferentes povos, culturas e territórios ao longo dos séculos. No entanto, essas relações não se limitaram apenas ao processo de colonização, mas envolveram também interações complexas que englobavam trocas, conflitos e as próprias configurações de poder e território. Com base nessa análise, qual das alternativas a seguir melhor descreve como o Atlântico Sul foi um espaço central na formação do Brasil, considerando a diversidade de vivências e as práticas que caracterizaram esse período? 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

8

457941201038506
Ano: 2014Banca: FUVESTOrganização: USPDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Colonização Portuguesa e Mercantilismo | História do Brasil | Pré-História Brasileira

A colonização, apesar de toda violência e disrupção, não excluiu processos de reconstrução e recriação cultural conduzidos pelos povos indígenas. É um erro comum crer que a história da conquista representa, para os índios, uma sucessão linear de perdas em vidas, terras e distintividade cultural. A cultura xinguana – que aparecerá para a nação brasileira nos anos 1940 como símbolo de uma tradição estática, original e intocada – é, ao inverso, o resultado de uma história de contatos e mudanças, que tem início no século X d.C. e continua até hoje.


Carlos Fausto. Os índios antes do Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.


Com base no trecho acima, é correto afirmar que

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

9

457941200352893
Ano: 2024Banca: FGVOrganização: Prefeitura de Vitória - ESDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Colonização Portuguesa e Mercantilismo | História do Brasil
[...] quase todos [os meninos índios] vêm duas vezes por dia à escola, sobretudo de manhã; pois de tarde todos se dão `caças ou à pesca para se darem sustento; se não trabalham não comem. Mas o principal cuidado que temos deles está em declararmos os rudimentos da fé, sem descuidar o ensino das letras; estimam-no tanto que, se não fosse esta atração, talvez não os pudéssemos levar a mais nada [...] Se acaso alguns deles, pouco que seja, se dá, ou pelo jeito do corpo ou pelas palavras ou de qualquer outro modo, a alguma coisa que tenha ressaibo de costumes gentios, imediatamente os outros o acusam e riem dele.
(ANCHIETA, José de. Doutrina Cristã, p. 210. In: DAHER, Andrea. Oralidade perdida: ensaios de história das práticas letradas. RJ: Civilização Brasileira, 2012. p. 59)

A contrarreforma teve um impacto direto na atuação da Igreja Católica nas colônias, e a Companhia de Jesus foi a protagonista da expansão do catolicismo. Na América portuguesa, os escritos de José de Anchieta são relatos importantes para a investigação das relações entre portugueses e os povos originários, bem como as relações entre os próprios indígenas nos espaços cristianizados. Nesse sentido, podemos dizer que o relato de Anchieta nos oferece a possibilidade de explorar o seguinte tema: 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

10

457941200321329
Ano: 2024Banca: FUNDATECOrganização: Prefeitura de Passo Fundo - RSDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Colonização Portuguesa e Mercantilismo | História do Brasil
“[...] atualmente começa a haver uma reversão no quadro de usurpações de terras, já que os remanescentes dos caingangues têm conseguido reaver na Justiça algumas partes do território que lhes foi usurpado nos últimos sessenta anos” (Kühn, 2011). Sobre a ocupação do planalto gaúcho durante o século XIX, analise as assertivas abaixo:


I. Para ocupar a região, os pecuaristas, extrativistas e agricultores enfrentaram e submeteram a população guarani e caingangue em uma luta que durou várias décadas.

II. Para os tropeiros que cruzavam a região e estavam sujeitos aos ataques, os indígenas deveriam ser eliminados, pois eram empecilho ao livre trânsito das tropas.

III. Os governos imperial e provincial viam o indígena como elemento povoador da área fronteiriça com o rio da Prata, por isso, diferentemente dos estancieiros, o interesse era submeter e controlar, não eliminar.


Quais estão corretas? 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão
..
Logoquestionei.com