Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

Logoquestionei.com
  1. Início/
  2. Questões

Questões

Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!

Filtros

Disciplina
Tema
Cargo
Dificuldade
Banca
Ano
Organização

Excluir questões:

Filtrar por:

Seus filtros aparecerão aqui.

10 por página

1

457941201325538
Ano: 2016Banca: UNEMATOrganização: UNEMATDisciplina: Geografia Geral e HumanaTemas: Geografia Humana
“O tédio existe em função da vida sob a coação do trabalho e sob a rigorosa divisão do trabalho. Não teria de existir. Sempre que a conduta no tempo livre é verdadeiramente autônoma, determinada pelas próprias pessoas enquanto seres livres, é difícil que se instale o tédio. Ocorre com ele algo semelhante ao que se dá com a apatia política. A razão mais importante para essa última é o sentimento, de nenhum modo injustificado da população, de que, com a margem de participação na politica que lhes é reservada pela sociedade, pouco podem mudar em sua existência”.

ADORNO, Theodor. Indústria cultural e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002. (adaptado)

Em relação à atuação politica da população, a situação exposta por Adorno neste texto reflete um sentimento de:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

2

457941200234501
Ano: 2018Banca: IDCAPOrganização: Prefeitura de Serra - ESDisciplina: Geografia Geral e HumanaTemas: Geografia Humana | Economia Geográfica | Geopolítica
Na década de 1970, começaram a surgir movimentos que questionavam a validade dos pressupostos da concepção tradicional da Geografia na análise da produção/organização de espaço geográfico, bem como dos conteúdos da Geografia. Compreendia-se que a Geografia Tradicional era incapaz de apreender a complexidade do contexto social, político, econômico e cultural gerado pelo modelo econômico capitalista, que produzia (e produz):
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

3

457941200807969
Ano: 2022Banca: IVINOrganização: Prefeitura de Estreito - MADisciplina: Geografia Geral e HumanaTemas: Geografia Humana | Evolução do Pensamento Geográfico

Para Vidal De La Blache, a Geografia Humana abarca os aspectos físicos e humanos, mas que podem ser estudados de forma separada. O homem (fator geográfico de primeira ordem) domina a natureza e é dominado por ela. Existe uma luta entre o homem e a natureza, esta possuindo uma dinâmica própria que influencia aquele. A Terra seria palco da ação do homem, mas dotada de vida. A ação do homem seria contingente, ou seja, ele escolheria onde, quando e como agir e possuiria várias possibilidades. A Geografia compreende o conjunto da Terra (superfície terrestre). O meio é entendido como local onde coabita o diverso e seria sinônimo de adaptação (VIDAL DE LA BLACHE, 1982).

Tal linha de raciocínio influenciou toda uma gama de autores posteriores, com críticas ao pensamento de La Blache em relação ao objeto de estudo da Geografia, que seria identificado como a “ciência dos lugares”. Sobre estes autores e suas críticas ao pensamento de La Blache, coloque V para verdadeiro e F para falso nas afirmativas abaixo, e a marque a alternativa correta:


( ) Deffontaines defende que a Geografia Humana estuda o homem como “fabricante de paisagens”, além do efetivo humano e seu acréscimo, o habitat (“a casa revela o homem”), as formas de povoamento, as regiões (entendidas como unidades de paisagens), o combate do homem com o meio físico, os gêneros de vida, os regimes de organização do trabalho, os regimes de alimentação, entre outros temas.

( ) Sorre entende a Geografia Humana como “descrição do ecúmeno” ou “descrição científica das paisagens humanas e sua distribuição pelo Globo”. É a disciplina dos “espaços terrestres”. Significa estudar os grupos humanos vivos, sua organização espacial, seu movimento, suas técnicas (técnica entendida como “alto grau de desenvolvimento mental”), a relação do homem com o meio (uma ecologia do homem com enfoque espacial) e a formação dos gêneros de vida.

( ) Demangeon afirma que a Geografia Humana estuda a “relação dos grupos humanos com o meio geográfico”, através dos modos de vida, sua evolução, sua distribuição e as instituições humanas.

( ) Hartshorne prega que a Geografia estuda “os fatos geográficos, sua localização e interação”, em outras palavras os “complexos geográficos” revelados pela paisagem. O estudo perpassa não só a descrição como também a explicação das paisagens e o ponto de partida da análise é o homem.

( ) Monbeig afirma que a Geografia estuda o caráter variável das áreas e todos os seus aspectos interrelacionados em conjunto. A integração entre os fenômenos é fornecida pela heterogeneidade das áreas e sua evolução. O autor não vê dicotomia entre os fatores humanos e os fatores naturais, mas a primazia deve ser dada ao homem.


A sequência correta é:

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

4

457941201895806
Ano: 2013Banca: CESGRANRIOOrganização: IBGEDisciplina: Geografia Geral e HumanaTemas: Geografia Humana
A paisagem sempre esteve intimamente ligada, na geografia, com a cultura, com a ideia de formas visíveis sobre a superfície da Terra e com sua composição. Na geografia cultural, sugiro uma tipologia como estrutura para análise da paisagem. Um dos tipos é aquele em que os elementos da paisagem pouco têm de seu significado original. Nesse tipo de paisagem, alguns elementos podem ser desprovidos de qualquer significado, como, por exemplo, as pirâmides de concreto que ainda podem ser encontradas próximo ao litoral britânico, espalhadas sobre terreno plano e parcialmente cobertas.


COSGROVE, D. A geografia está em toda parte: cultura e simbolismo nas paisagens humanas. In: Corrêa, R. e Rosendhal, Z. (Org.).Paisagem, tempo e cultura. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1998. Adaptado.


Nessa abordagem da geografia cultural, o tipo mencionado acima é denominado paisagem


Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

5

457941200337117
Ano: 2017Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: Instituto Rio BrancoDisciplina: Geografia Geral e HumanaTemas: Geografia Humana

Considerando a tríade cidade, ambiente e cultura, julgue (C ou E) o seguinte item.


As periferias enquanto espaço social são lugares de construção cultural cotidiana influenciadas pela cultura de massas, que é parte da indústria cultural, e retroalimentam esse setor da economia quando suas manifestações culturais são apropriadas e transformadas em produtos consumidos em escala local, regional e global.

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

6

457941202087419
Ano: 2019Banca: FEPESEOrganização: Prefeitura de Florianópolis - SCDisciplina: Geografia Geral e HumanaTemas: Geografia Humana | Geografia Física

Sobre a Geografia e cultura africanas, é correto afirmar:

1. A escola é uma instituição responsável pela transmissão e organização do conhecimento e também da cultura. E também é na escola em que a representação negativa sobre o negro é difundida. E é nesse local onde essas representações negativas podem ser superadas.

2. O espaço escolar faz parte da formação pessoal e social dos indivíduos.

3. A presença de cultura negra do Brasil pode ser percebida em vários aspectos, como nos penteados, nas roupas, na alimentação, na religião, entre outros.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

7

457941200469493
Ano: 2025Banca: OBJETIVAOrganização: Prefeitura de Barão - RSDisciplina: Geografia Geral e HumanaTemas: Geografia Humana
Considerando-se a Geografia Cultural e suas abordagens, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.


( ) A Geografia Cultural, em sua trajetória no Brasil, passou por três momentos: rejeição inicial, aceitação relativa e vulgarização, sendo este último caracterizado pela adoção apressada e sem reflexões críticas.

( ) A Geografia Cultural saueriana, ou Escola de Berkeley, está fundamentada em uma visão restrita de cultura, limitada aos significados construídos sobre diferentes esferas da vida.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

8

457941201057116
Ano: 2024Banca: CPCONOrganização: Prefeitura de Matinhas - PBDisciplina: Geografia Geral e HumanaTemas: Geografia Humana
A ciência geográfica tem avançado em muitos debates, um deles é sobre os povos originários. Um outro acontecimento importante para quem pesquisa o tema foi a criação, pela primeira vez no Brasil, de um Ministério dos Povos Indígenas, sendo um importante marco histórico. Sobre o assunto, analise as assertivas.

I- A demarcação de terras é um direito constitucional dos povos indígenas, garantido pela Constituição Federal de 1988, visando assegurar sua posse e usufruto exclusivo sobre as terras tradicionalmente ocupadas, reconhecendo sua importância para a preservação da cultura, da identidade e dos modos de vida desses povos.
II- Os direitos indígenas no Brasil não são protegidos pela legislação nacional, deixando os povos originários vulneráveis à perda de suas terras e à violação de seus direitos humanos fundamentais.
III- O etnodesenvolvimento é uma abordagem que reconhece a importância da autonomia e autodeterminação dos povos indígenas na gestão de seus territórios e recursos naturais, promovendo práticas sustentáveis de desenvolvimento, que respeitem suas cosmovisões e tradições culturais.
IV- A demarcação de terras indígenas é um obstáculo para o desenvolvimento econômico do país, impedindo a exploração de recursos naturais e a implementação de projetos de infraestrutura que poderiam beneficiar a população em geral.
V- Os direitos indígenas são frequentemente desconsiderados e desrespeitados no Brasil, resultando em conflitos territoriais, criminalização de lideranças e violações dos direitos humanos desses povos.

É CORRETO o que se afirma, apenas, em: 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

9

457941201955307
Ano: 2016Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: Instituto Rio BrancoDisciplina: Geografia Geral e HumanaTemas: Geografia Humana
No que diz respeito às principais correntes metodológicas da Geografia e sua aplicação, julgue (C ou E) o item seguinte.

O fato de a Geografia Humanista considerar o espaço um lugar, extensão carregada de significações, possibilita que ela trate de questões práticas como as que envolvam a percepção ambiental e a valoração arquitetônica. 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

10

457941200857574
Ano: 2022Banca: COPESE - UFPIOrganização: Prefeitura de Oeiras - PIDisciplina: Geografia Geral e HumanaTemas: Geografia Humana | Globalização Econômica | Geopolítica
"Na fronteira brasileira entre Argentina, Paraguai e Uruguai, embora se manifestem características semelhantes às encontradas no restante da fronteira nacional, a dimensão dos intercâmbios (tanto positivos como negativos) é superior. Estes espaços, quando comparados aos da região Norte e aos da maior parte da região CentroOeste, possuem maior intensidade, havendo fluxos mais volumosos de trabalhadores, estudantes, bens e serviços, além de maior presença de órgãos públicos que realizam o controle destes fluxos. Assim, desde o início do processo de integração no Mercosul, estas trocas foram ampliadas" (PENHA, Bruna; DESIDERÁ NETO, Walter Antonio; MORAES, Rodrigo Fracalossi de (org.). O Mercosul e as regiões de fronteira. Rio de Janeiro: Ipea, 2017, p.9).

Marque a opção INCORRETA quanto aos aspectos relativos à ampliação dos intercâmbios entre os países pertencentes ao Mercosul, indicados no trecho de texto acima.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão
..
Logoquestionei.com