Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
Com relação à papiloscopia, assinale a alternativa correta.
Considere o texto a seguir e responda a questão.
“O início efetivo do uso de vestígios das impressões digitais na cena do crime ocorreu quando Juan Vucetich Kovacevich resolveu, em 1892, juntamente com Eduardo M. Alvaréz, o caso Teresa Francisca Rojas, na cidade de Necochea, Argentina (...). Nesse caso, Francisca, que acusava um vizinho pela morte de seus dois filhos (...), acabou presa e condenada como autora do crime depois que marcas de impressões digitais compatíveis com as suas, produzidas em sangue, foram coletadas na cena do crime.”
(extraído de Figini, A.R.L. et al. 2012. Criminalística, Impressões Digitais e o Local de Crime In Figini, A.R.L. (org.). Datiloscopia e revelação de impressões digitais. Millennium Editora, Campinas, SP).
Sobre a técnica do vapor de iodo para revelação de uma Impressão Papilar Latente - IPL, atribua, para as afirmativas, V (verdadeira) e F (falsa):
( ) O iodo molecular é um sólido de cor acinzentada que sublima a temperaturas um pouco superiores à temperatura ambiente, liberando vapores violetas.
( ) O vapor de iodo, por ser constituído de moléculas de iodo molecular que são apolares, adere facilmente à IPL (por meio de adsorção) que contenha gorduras, que também são moléculas apolares, ocorrendo uma interação do tipo dispersão de London, fazendo assim a revelação da impressão papilar latente.
( ) Ao entrar em contato com a IPL, o vapor de iodo revela um produto de cor preta.
( ) O vapor de iodo é muito eficiente para revelar IPLs em pequenos objetos, como por exemplo uma maçaneta. Para isso, o perito põe o objeto dentro de um saco plástico contendo alguns cristais de iodo e agita. O pequeno calor gerado pela agitação é suficiente para fazer o iodo sublimar e revelar a IPL.
Respondidas as afirmativas, a sequência correta é