Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
Por definição, um cisto é uma cavidade patológica revestida por epitélio. Há uma variedade de cistos do desenvolvimento já descrita na literatura. Estes, também foram historicamente denominados de “fissurais”, devido à sua origem em epitélio “aprisionado” durante os processos embrionários. Todos os diagnósticos abaixo correspondem a cistos do desenvolvimento, EXCETO:
O cisto dentígero é definido como um cisto que se origina pela separação do folículo que fica ao redor da coroa de um dente incluso.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.
1. Apesar de o cisto dentígero poder ocorrer em associação com qualquer dente impactado, ele envolve, mais frequentemente, dentes decíduos inclusos.
2. Os cistos dentígeros podem se tornar infectados e associados à dor e ao edema.
3. Os cistos dentígeros não podem deslocar o dente envolvido.
4. Radiograficamente, o cisto dentígero mostra tipicamente uma área radiolúcida unilocular que está associada à coroa de um dente incluso.
5. Os cistos dentígeros podem mostrar diversas variações radiográficas na relação cisto-coroa, como por exemplo variante central, variante lateral e variante circunferencial.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Julgue o item subsequente.
O câncer oral é uma condição maligna que afeta os tecidos da cavidade oral, incluindo lábios, língua, gengivas, palato e revestimento da boca, geralmente associada ao tabagismo, consumo excessivo de álcool, infecção por HPV e má higiene oral. O tratamento do câncer oral pode incluir cirurgia para remover o tumor, radioterapia e quimioterapia, dependendo do estágio e da extensão da doença. Além disso, o acompanhamento regular após o tratamento é crucial para monitorar a recorrência da doença e garantir uma boa saúde oral.