Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

Logoquestionei.com
  1. Início/
  2. Questões

Questões

Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!

Filtros

Disciplina
Tema
Cargo
Dificuldade
Banca
Ano
Organização

Excluir questões:

Filtrar por:

Seus filtros aparecerão aqui.

10 por página

1

457941202005660
Ano: 2022Banca: IF-PIOrganização: IF-PIDisciplina: FilosofiaTemas: Introdução à Filosofia | Epistemologia
Texto associado
Texto I

“(...) concebo umas particularidades referentes aos números, às figuras, aos movimentos e a outras coisas semelhantes, cuja verdade se revela com tanta evidência e se acorda tão bem com minha natureza que, quando começo a descobri-las, não me parece que aprendo algo de novo, mas, antes, que me recordo de algo que já sabia anteriormente, isto é, que percebo coisas que estavam já no meu espírito, embora eu ainda não tivesse voltado meu pensamento para elas.

E o que, aqui, estimo mais considerável é que eu encontro em mim uma infinidade de ideias de certas coisas que não podem ser consideradas um puro nada, embora talvez elas não tenham nenhuma existência fora do meu pensamento, e que não são fingidas por mim, conquanto esteja em minha liberdade pensá-las ou não pensá-las; mas elas possuem suas naturezas verdadeiras e imutáveis.”

(DESCARTES, René. Meditações Metafísicas. Tradução de Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2005. p.98-97)

Texto II

“Consiste numa opinião estabelecida entre alguns homens que o entendimento comporta certos princípios inatos, certas noções primárias (...). Seria sufi ciente para convencer os leitores, sem preconceito da falsidade desta hipótese, se pudesse apenas mostrar como os homens, simplesmente pelo uso de suas faculdades naturais, podem adquirir todo conhecimento que possuem, sem ajuda de quaisquer impressões inatas, e podem alcançar a certeza, sem quaisquer destas noções ou princípios originais.”

(LOCKE, John. Ensaio acerca do entendimento humano. Tradução de Anoar Aiex e E. Jacy Monteiro. 2.ed. São Paulo: Brasil Cultural, 1978. p.145. (Coleção Os pensadores)
O conhecimento foi preocupação central na filosofi a de Immanuel Kant, de modo que ele assume como central a pergunta pela possibilidade do conhecimento, empreendendo uma crítica da própria razão. Discutindo o problema do conhecimento, Kant distingue formas básicas do ato de conhecer, delimita os tipos de juízos e institui o apriorismo, ao afirmar a existência de estruturas a priori que possibilitam a experiência e que determinam o entendimento.

No contexto de sua teoria do conhecimento, Kant afirma que um tipo de juízo é o mais importante para a ciência, pois é um juízo de ampliação, no qual o predicado acrescenta algo ao sujeito e é um juízo necessário e universal. Qual é esse tipo de juízo?
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

2

457941201106859
Ano: 2018Banca: UECE-CEVOrganização: SEDUC-CEDisciplina: FilosofiaTemas: Introdução à Filosofia | Epistemologia
. A dissolução e mesmo subversão intelectual dos fatos dados é a tarefa da dimensão filosófica. O método científico também vai além dos fatos e mesmo contra os fatos da experiência imediata. O método científico se desenvolve na tensão entre aparência e realidade. A mediação entre o sujeito e o objeto do pensamento, contudo, é essencialmente diferente.

Atente para o que se afirma a seguir e escreva 1 para o que corresponder a uma mediação própria do pensamento filosófico e 2 para o que corresponder a uma mediação própria da ciência.

( ) O intermediário é o sujeito que observa, calcula e experimenta despojado de todas as suas outras qualidades.
( ) Seus objetos estão relacionados a uma consciência para a qual as qualidades concretas entram nos conceitos e em sua inter-relação.
( ) O sujeito abstrato projeta e define o objeto abstrato.
( ) Seus conceitos conservam e explicam mediações que tornaram o mundo-objeto aquilo que ele realmente é em sua continuidade histórica.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

3

457941202084854
Ano: 2024Banca: Instituto ConsulplanOrganização: SEED-PRDisciplina: FilosofiaTemas: História da Filosofia | Introdução à Filosofia | Epistemologia
Um grupo de estudantes discutia sobre as origens do pensamento científico e como ele se relacionava com as explicações naturais do mundo propostas pelos primeiros filósofos. Durante a conversa, um deles afirmou que Tales de Mileto acreditava que a água era o princípio originador de todas as coisas. Outro estudante mencionou que Anaxímenes também identificava um elemento natural como a origem de tudo, mas que esse elemento não era a água. Com base no pensamento dos pré-socráticos da Escola Jônica, identifique qual era o elemento proposto por Anaxímenes como princípio originador de todas as coisas.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

4

457941200236875
Ano: 2019Banca: FEPESEOrganização: Prefeitura de Fraiburgo - SCDisciplina: FilosofiaTemas: Epistemologia | Introdução à Filosofia

Analise as afirmativas abaixo acerca da filosofia.


1. Uma das características da filosofia é a busca do conhecimento e dos vínculos da verdade com a transcendência.

2. O termo filosofia vem do grego antigo e, etimologicamente, significa amor pela sabedoria.

3. Ela, assim como as religiões e as ciências, busca respostas para as questões que inquietam os seres humanos.

4. Tanto a filosofia como as ciências fazem uso de uma racionalidade específica para construir suas respostas e teorias.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

5

457941201219287
Ano: 2018Banca: UECE-CEVOrganização: SECULT-CEDisciplina: FilosofiaTemas: Introdução à Filosofia | Epistemologia

Considerando os princípios lógicos pré socráticos apresentados a seguir, relacione-os corretamente aos seus autores, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

Coluna I

1. O ar

2. A terra, a água, o ar e o fogo

3. O indeterminado.

4. A água

Coluna II

( ) Anaxímenes

( ) Tales de Mileto

( ) Anaximandro

( ) Empédocles


Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

6

457941201318306
Ano: 2024Banca: FUNDATECOrganização: IF-SCDisciplina: FilosofiaTemas: História da Filosofia | Introdução à Filosofia | Epistemologia
Os primeiros filósofos buscavam, por meio de um princípio racional (em grego, arkhé), encontrar uma explicação para a origem de todas as coisas; contudo, os Pré-Socráticos divergiam acerca de que elemento era esse, bem como se era apenas um ou múltiplos elementos. Assim, aqueles que identificavam apenas um elemento constitutivo para todas as coisas são designados “monistas”; os que afirmam não haver apenas um princípio, mas vários, são categorizados como “pluralistas”. Tendo essa divisão em mente, assinale a alternativa que apresenta apenas nomes de Pré-Socráticos pluralistas.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

7

457941201235107
Ano: 2024Banca: IF-ESOrganização: IF-ESDisciplina: FilosofiaTemas: Introdução à Filosofia | Epistemologia
Segundo Russel (2015, p. 17) “As concepções de vida e mundo que denominamos ‘filosóficas’ são fruto de dois fatores: primeiro, das concepções religiosas e éticas herdadas; depois, do tipo de investigação que pode ser chamada ‘científica’, palavra que usamos aqui em seu sentido mais vasto. Cada filósofo diferiu amplamente no que diz respeito às proporções em que esses dois fatores influíram em seus sistemas, mas é a presença de ambos, em algum grau, o que caracteriza a filosofia.” 


A partir dessa reflexão, assinale a afirmativa que explica adequadamente o argumento do autor sobre essa afirmação: 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

8

457941201738841
Ano: 2018Banca: UECE-CEVOrganização: SEDUC-CEDisciplina: FilosofiaTemas: Introdução à Filosofia | Epistemologia
A Filosofia faz parte de uma das áreas de ensino do conhecimento escolar e é um tipo de conhecimento que contribui para a formação no ensino médio e para o cumprimento de suas finalidades. Considerando o Art 35 da LDB, assinale a opção que NÃO corresponde a uma finalidade do ensino médio.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

9

457941201151576
Ano: 2024Banca: FUNDATECOrganização: IF-SCDisciplina: FilosofiaTemas: Introdução à Filosofia | Epistemologia | Fundamentos da Filosofia
George Berkeley desenvolveu uma compreensão epistêmica que é definida, geralmente, como solipsista. Sob essa perspectiva, sua teoria do conhecimento assenta-se no seguinte princípio: 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

10

457941200472940
Ano: 2025Banca: FUNDATECOrganização: IF Farroupilha - RSDisciplina: FilosofiaTemas: Prática Filosófica | Introdução à Filosofia | Epistemologia
A Filosofia pode ser entendida de diferentes maneiras, dependendo da tradição ou abordagem adotada. Algumas perspectivas enfatizam seu caráter prático, enquanto outras destacam sua dimensão teórica. Com base nessas diferentes acepções, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada afirmativa apresentada à acepção correspondente de Filosofia.


Coluna 1

1. Questionar o que é dado como certo é o primeiro passo para compreender profundamente.
2. A reflexão sobre a própria vida é indispensável para a construção de uma existência significativa.
3. A filosofia é o estudo sistemático dos fundamentos últimos do ser e do saber, orientado pela razão.
4. Examinar as limitações do que se pode conhecer é tão necessário quanto explorar novas verdades.
5. A filosofia não elabora teorias, mas busca a clarificação e o aprofundamento de problemas.


Coluna 2

( ) Filosofia como prática ética e sabedoria de vida, promovendo reflexões sobre como viver melhor.
( ) Filosofia como ciência dos primeiros princípios da realidade e do conhecimento.
( ) Filosofia como exercício de problematização crítica, levantando questões sobre pressupostos básicos.
( ) Filosofia como análise crítica, focada em esclarecer conceitos e reformular questões fundamentais.
( ) Filosofia como estudo dos limites e possibilidades do conhecimento humano.



A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão
..
Logoquestionei.com