Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
Na década de 1960, os sociólogos Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron analisaram o sistema escolar francês e denunciaram o processo de reprodução da cultura dominante que ainda se perpetuava. Um dos conceitos apresentados na obra tratava da ação pedagógica executada pelas autoridades escolares que, mesmo por vezes de forma oculta, tendia a privilegiar esta cultura dominante, levando à marginalização de parcela dos estudantes. A este fenômeno, os autores deram o nome de:
Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.
O sociólogo inglês Anthony Giddens explicou o processo educacional em sua teoria da reprodução,
através dos conceitos de Habitus, capital cultural e violência simbólica, entre outros.
O sociólogo francês Bernard Lahire, dedicado ao estudo das ações e socializações humanas, diz na obra Retratos Sociológicos (2004) que não há harmonia na busca pelo impecável (Matos, 2020). Pereira (2021), nesse sentido, reforça que a capacidade de compreender os outros sem julgamentos permite um relacionamento mais saudável entre as pessoas, principalmente no cotidiano do trabalho. A adoção da empatia ameniza sintomas mais agudos de ansiedade, pois cria-se uma abertura para o diálogo entre as partes e soluções mais adequadas para a continuidade das ações. Alinhada a essa temática, analise as asserções a seguir:
I.O interesse pelo bem-estar do próximo é um dos princípios da vulnerabilidade da liderança, um conceito que vem ganhando força no ambiente de trabalho.
II.A essencialidade de nos mantermos atualizados é superior a fenômenos sociais como o FoMo, abreviação de Fear of Missing Out, traduzido como o medo de perder algo.
III.As metodologias ágeis ganham cada vez mais espaço no ambiente de trabalho, não apenas pela agilidade na entrega dos projetos, mas pela capacidade de transformar as mudanças em insights criativos.
É correto o que se afirma em: