Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

Logoquestionei.com
  1. Início/
  2. Questões

Questões

Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!

Filtros

Disciplina
Tema
Cargo
Dificuldade
Banca
Ano
Organização

Excluir questões:

Filtrar por:

Seus filtros aparecerão aqui.

10 por página

1

457941201066902
Ano: 2024Banca: COSEACOrganização: FEMAR - RJDisciplina: Medicina: Clínica e Saúde PúblicaTemas: Senologia | Oncologia Clínica
Em relação aos fatores de risco para desenvolvimento de câncer de mama, identifique a opção correta: 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

2

457941200137357
Ano: 2020Banca: IADESOrganização: SES-DFDisciplina: Medicina: Clínica e Saúde PúblicaTemas: Senologia
Uma paciente de 45 anos de idade agendada para uma consulta no consultório de clínica médica do hospital universitário, para iniciar o rastreamento de câncer de mama. Ela informa que tem hábitos saudáveis ​​de vida e nega tabagismo, etilismo, comorbidades, bem como uso de medicamentos de uso contínuo. Relata que realiza o autoexame das mamas e nunca notou nenhuma alteração. Nunca fez uma mamografia e tem medo de realizar por causa da exposição à radiação e que isso pode trazer consequênciaszos. Quanto à história familiar, sua mãe teve câncer de ovários aos 70 anos de idade. O exame clínico das mamas mostra-se normal.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.

Pode-se iniciar um programa de rastreamento de câncer de mama nessa idade (45 anos de idade) e indicar somente a ressonância nuclear magnética anual, que é o exame padrão-ouro para detecção de câncer de mama.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

3

457941201041805
Ano: 2025Banca: HCFMB - SPOrganização: HC-FMBDisciplina: Medicina: Clínica e Saúde PúblicaTemas: Senologia
Os principais diagnósticos diferenciais de tumor phyllodes maligno são:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

4

457941201295285
Ano: 2012Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos)Organização: MPE-MGDisciplina: Medicina: Clínica e Saúde PúblicaTemas: Senologia | Endocrinologia | Oncologia Clínica | Ginecologia e Obstetrícia
Paciente diabética, obesa e hipertensa é submetida à histerectomia abdominal total. No quinto dia de pós-operatório, apresenta-se desidratada, com hipotermia e sinais de toxicidade sistêmica. No flanco direito, observou-se área de pele eritematosa, dolorosa, quente e crepitante. Após 24 horas, tornou-se indolor, cianótica e com formação de bolhas na superfície.

Qual a hipótese diagnóstica?
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

5

457941200782014
Ano: 2025Banca: AeronáuticaDisciplina: Medicina: Clínica e Saúde PúblicaTemas: Senologia
Sobre as cirurgias conservadoras das mamas no tratamento do câncer de mama, analise as afirmativas abaixo. I. Para pacientes com componente intraductal extenso, pacientes em quimioterapia neoadjuvante ou com carcinoma ductal in situ puro, as margens cirúrgicas devem ser amplas. II. A solicitação rotineira de ressonância mamária no pré-operatório em pacientes com câncer de mama e proposta de cirurgias conservadoras aumenta as chances em até 3 vezes de uma mastectomia inicial. III. A remoção de grandes quantidades de tecido mamário normal em cirurgias que utilizam técnicas de cirurgia oncoplástica após cirurgias conservadoras da mama diminui consideravelmente o risco de recorrência local. IV. Pacientes com tumores triplo negativos apresentam risco mais elevado de recorrências locais em relação aos outros subtipos imunohistoquímicos tanto após cirurgias conservadoras da mama, quanto após mastectomia. V. Pacientes com doenças ativas do tecido conjuntivo envolvendo a pele geralmente não devem ser submetidas à mastectomia e são candidatas a cirurgias conservadoras da mama. Estão corretas apenas as afirmativas
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

6

457941201761389
Ano: 2025Banca: FGVOrganização: MPUDisciplina: Medicina: Clínica e Saúde PúblicaTemas: Senologia | Oncologia Clínica

Paciente feminina de 52 anos apresenta nodulação endurecida palpável na mama D que tem aumentado de tamanho progressivamente nos últimos meses, com descarga papilar sanguinolenta na mesma mama e presença de linfadenopatia axilar.

Realizada investigação, foi diagnosticado tumor de 1,8 cm (na sua maior dimensão); metástase em linfonodo axilar homolateral, nível II, móvel; e ausência de metástase à distância. O estadiamento da lesão acima descrita é:

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

7

457941201018467
Ano: 2018Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: HUBDisciplina: Medicina: Clínica e Saúde PúblicaTemas: Senologia

Uma paciente de cinquenta e seis anos de idade compareceu a consulta ambulatorial com queixa de alteração em exame de imagem de mama. Ela trouxe consigo mamografia digital bilateral que mostrou nódulo espiculado na junção dos quadrantes inferiores da mama esquerda, de localização profunda, mas que não tocava a musculatura peitoral e media aproximadamente 15 mm, classificado na categoria 5 de BIRADS. No exame clínico, verificou-se que as mamas estavam simétricas, volumosas, pendulares, sem alterações na inspeção estática e dinâmica, sem achados palpatórios, com cavos axilares negativos e expressão mamilar negativa bilateralmente. Acerca desse caso clínico, julgue o item subsequente.


Supondo que o nódulo em questão seja visto em ecografia, a opção pela mamotomia implicará a necessidade de posicionamento de clipe metálico no leito da área de biópsia, uma vez que o nódulo pode vir a ser totalmente retirado durante o procedimento, o que impedirá a posterior localização correta da área do nódulo em caso de confirmação da malignidade.

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

8

457941201252829
Ano: 2025Banca: UERJOrganização: UERJDisciplina: Medicina: Clínica e Saúde PúblicaTemas: Senologia
Mulher, com de câncer de mama direita localmente avançado e metastático para pulmão e ossos, procura atendimento de urgência por início de confusão mental nas últimas 24 horas. Relata que, nas últimas duas semanas, vem apresentando constipação intestinal, náuseas, hiporexia e piora da fadiga. A hipótese diagnóstica e o respectivo tratamento, nesse caso, são:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

9

457941201681520
Ano: 2019Banca: Fundação CEFETBAHIAOrganização: Policlínica de Saúde da Região de Jequié - BADisciplina: Medicina: Clínica e Saúde PúblicaTemas: Senologia
A síndrome genética a qual está associada o gene CHEK2 é
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

10

457941200684498
Ano: 2021Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: SESAU-ALDisciplina: Medicina: Clínica e Saúde PúblicaTemas: Senologia

        Uma paciente com sessenta e dois anos de idade, com câncer de mama localmente avançado cT4a, submetida a ressecção completa da lesão com margens livres, recebeu quimioterapia e radioterapia complementares.


Em relação a esse caso clínico e ao seguimento pós-tratamento do câncer de mama, julgue o item que se segue.


Se a paciente em questão tiver iniciado hormonoterapia com inibidor de aromatase, então o exame de densitometria óssea deverá ser solicitado anualmente, tendo em vista que essa classe de medicamentos gera influência na densidade mineral óssea, predispondo a paciente a maior risco de fraturas ósseas. 

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão
..
Logoquestionei.com