Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
Para FORNI (2018), “[c]omunicação de crise é o ato de processar efetivamente as informações sobre um evento negativo, com os principais stakeholders: empregados, mídia, clientes, acionistas, fornecedores e tantos outros, conforme a natureza da crise”. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir sobre como uma organização deve conduzir a comunicação de crise.
I. Todos os públicos que tenham alguma relação com a organização atingida pela crise precisam ser informados e tranquilizados;
II. A organização deve delegar à mídia o comando da comunicação e entregar informações, mesmo parciais, rapidamente, para que os repórteres cuidem da opinião pública durante a crise;
III. A comunicação interna deve ser a última a ser planejada pela organização, pois em situações de crise, os colaboradores evitam falar com a mídia e preferem por ela ser informados.
Está correto o que se afirma em:
No que se refere a essa situação hipotética, julgue o próximo item.
O primeiro comunicado se caracteriza como nota oficial.
Julgue o próximo item, relativo a produção e linguagem publicitária, relações públicas, gestão estratégica da comunicação organizacional e endomarketing.
A gestão de crises na comunicação organizacional deve priorizar ações de relações públicas externas, uma vez que os impactos internos podem ser gerenciados de forma indireta por meio da comunicação pública.
O assessor de imprensa de uma usina nuclear é procurado por um jornalista que lhe diz que ouviu rumores sobre um vazamento em uma das estações da usina. O jornalista quer confirmar a informação e conversar com um diretor da empresa.
O primeiro procedimento a ser tomado pelo assessor da usina é