Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
As funções do Estado desagregavam-se em concessões verticais sucessivas, e a cada nível estavam integradas as relações econômicas e políticas. Essa parcelarização da soberania seria constitutiva de todo o modo de produção feudal.
Decorriam dela três características estruturais do feudalismo ocidental, todas de importância fundamental em sua dinâmica.
(Perry Anderson, Passagens da Antiguidade ao feudalismo)
Entre essas “três características estruturais do feudalismo ocidental”, é correto apontar para
Com a queda do Império Bizantino, nasceria a sede do Império Otomano, que após seu início em 1299, conquistou Constantinopla no ano de 1453. Por sua vez o Império Otomano só teria sua dissolução no período da:
Julgue o item subsequente, considerando que as tecnologias utilizadas em sistemas agrícolas tradicionais (SATs) têm níveis de tecnificação variados e não hegemônicos em um território, para um mesmo período de tempo.
A base da alimentação europeia na Idade Média incluía, frequentemente, cerveja, mingau de cereais, pão e carne de caça, e a diversidade aumentava conforme aumentava a proximidade com o litoral.
O problema das “origens” do feudalismo gerou inúmeras polêmicas sobre o fim do Império Romano no Ocidente (século V) e o surgimento das instituições feudais. Comumente, aceita-se a tese da junção de formas sociais romanas e germânicas que, justapostas, engendrariam as bases da sociedade feudal.
Outros historiadores têm procurado ver na própria crise interna do império, particularmente a partir do século III, as causas da decadência romana e sua fragilidade em face dos bárbaros.
(Francisco C. T. da Silva. Sociedade feudal, 1982. Adaptado.)
As origens do sistema feudal podem ser encontradas