Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
A Peste Suína Africana (PSA) é uma doença viral, não oferece risco à saúde humana, não sendo transmitida ao homem, mas pode dizimar plantéis de suínos, sendo altamente infecciosa, o que exige o sacrifício dos animais, conforme determina a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Em relação à PSA, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Não existe vacina para a PSA.
( ) O vírus é resistente, permanecendo nas fezes dos animais por até três meses e, em alimentos (produtos maturados), até nove meses.
( ) Através da aplicação de desinfetantes químicos nas granjas produtoras de suínos, o Brasil mantém a doença sob controle.
( ) Os javalis são animais imunes à infecção pelo vírus causador da PSA.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Em sistemas de confinamento, deve ser realizada a suplementação de mineral, geralmente de forma injetável, ainda nos primeiros dias de vida dos leitões, já que estes nascem com deficiência desse mineral (Roloff, 2020). Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao referido mineral:
A mortalidade neonatal é uma das principais causas de perda das granjas suinícolas em todo o ciclo do nascimento até o abate, dentre as diversas causas, os animais de baixo peso representam uma parcela significativa dessas mortes. A alternativa que apresenta técnicas empregadas para conferir maior sobrevivência aos leitões de baixo peso no momento do nascimento é: