Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

Logoquestionei.com
  1. Início/
  2. Questões

Questões

Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!

Filtros

Disciplina
Tema
Cargo
Dificuldade
Banca
Ano
Organização

Excluir questões:

Filtrar por:

Seus filtros aparecerão aqui.

10 por página

1

457941201913659
Ano: 2018Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: Instituto Rio BrancoDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Descolonização Afro-Asiática

Até 1880, em cerca de 80% do seu território, a África era governada por seus próprios reis, rainhas, chefes de clãs e de linhagens, em impérios, reinos, comunidades e unidades políticas de porte e natureza variados. No entanto, nos trinta anos seguintes, assistiu-se a uma transmutação extraordinária, para não dizer radical, dessa situação. Em 1914, com exceção da Etiópia e da Libéria, a África inteira estava submetida à dominação de potências europeias e dividida em colônias de dimensões diversas, mas de modo geral, muito mais extensas do que as formações políticas preexistentes e, muitas vezes, com pouca ou nenhuma relação com elas.

Albert Adu Boahen. A África diante do desafio colonial. In: História geral da África, VII: África sob dominação colonial, 1880-1935 (editado por Albert Adu Boahen), 2.ª ed. rev. Brasília: UNESCO, 2010, p. 3 (com adaptações)

Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue (C ou E) o item que se segue.


O longo processo de descolonização da África e da Ásia foi fortemente influenciado pelo princípio de autodeterminação dos povos, contido na Carta de Criação da Organização das Nações Unidas (ONU). Em observância à determinação dessa instituição, seus países-membros efetivaram planos de desenvolvimento de autonomia de suas colônias, o que fez da guerra uma exceção na conquista da independência pelos povos colonizados.

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

2

457941201432707
Ano: 2023Banca: FUNDATECOrganização: IF-RSDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Descolonização Afro-Asiática | História Mundial
Formulado originalmente por negros americanos de origem africana – entre eles, o historiador norte-americano Burghardt Du Bois –, o Pan-Africanismo pregava a união dos africanos com o objetivo de alcançar a independência. Sobre esse tema, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas. 


( ) Considerando que a Partilha da África criou divisões arbitrárias e fronteiras territoriais sem levar em conta as diferenças étnicas dos africanos, preconizava a necessidade de organizar federações regionais de Estados independentes, preparando uma futura constituição dos Estados Unidos da África.

( ) Os primeiros congressos pan-africanos (1919-1945) defendiam a luta contra o analfabetismo e a subnutrição, denunciando a instalação de europeus em terras africanas agricultáveis e as divisões territoriais realizadas com o objetivo de impedir a união dos povos africanos.

( ) O Pan-Africanismo conduziu a tentativas de reagrupamentos políticos, de curta duração, de novos Estados surgidos nas décadas de 1950 e 1960, sendo os casos de Guiné e Gana (1958-1960), da Federação da África Central (unindo Zâmbia e Malavi, em 1959), da união de Guiné, Gana e Mali (1960-1962), entre outras.

( ) A Negritude foi definida como o conjunto de valores culturais, econômicos, sociais e políticos que caracterizam os povos negros, colocando em pauta que a independência política também implicava a rejeição dos valores culturais dos colonizadores e, dessa forma, a valorização dos valores africanos. 


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

3

457941201638755
Ano: 2017Banca: UNIMONTESOrganização: Prefeitura de Jaíba - MGDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Descolonização Afro-Asiática | História Mundial
Após a Segunda Guerra Mundial, tem fim o período em que as principais potências econômicas do mundo promoveram a exploração das regiões africanas e asiáticas a fim de assegurar seus interesses econômicos. De modo geral, o enfraquecimento dos países europeus, principais atores no processo de colonização de tais áreas, não permitia a continuidade do uso dessa política. Entre as décadas de 1950 e 1960, mais de quarenta novos países surgiam no território afro-asiático. As duas novas potências do período, EUA e URSS, participaram direta ou indiretamente dos conflitos surgidos no bojo da formação desses países. Nesse novo cenário, vários chefes de Estado, representantes desse novo grupo, decidiram se reunir na chamada Conferência de Bandung, em 1955.


Entre as disposições ou princípios emersos desse encontro, é INCORRETO elencar o(a)
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

4

457941200030762
Ano: 2023Banca: Instituto AccessOrganização: Prefeitura de Passos - MGDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Descolonização Afro-Asiática | História Mundial
Agostinho Neto escreveu o poema “Sobre o sangue ainda quente do meu irmão” durante a luta pela independência de Angola, Estado do qual foi o primeiro presidente após a independência. Durante a segunda metade do século XX, vários novos países independentes surgiram em África.


Sobre o sangue ainda quente do meu irmão
Sacrificado pela pátria
Construo o meu sonho de união
Sobre o sangue ainda quente da minha irmã
Assassinada pelos carrascos
Construo o meu sonho de unidade
Unidade cimentada pelo sangue
União plantada sobre a terra
Germinando no meu gesto
Crescendo na minha voz
Gritando no teu olhar


Sobre o contexto de pós-2ª Guerra Mundial em Portugal e suas antigas colônias, assinale V para a afirmativa Verdadeira e F para a Falsa.

( )  As ex-colônias portuguesas foram umas das últimas regiões a se tornarem independentes no continente africano, sendo a principal preocupação da política diplomática do regime salazarista


( ) A luta pela manutenção das suas possessões em África chegou a consumir aproximadamente 40% da economia de Portugal, o que ampliava o descontentamento da população com o governo.


( ) O Salazarismo manteve o apoio irrestrito dos militares durante todo o seu período, sendo derrubado pela “Revolução dos Cravos”, em 1969, em um movimento liderado pelos camponeses. 



As afirmativas são, respectivamente,
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

5

457941200004256
Ano: 2019Banca: COPESE - UFTOrganização: UFTDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: História Mundial | Descolonização Afro-Asiática
Quando as colônias europeias da Costa do Ouro e do Sudão Francês, após as independências, escolheram os nomes de República de Gana e de República do Mali, respectivamente, procuravam
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

6

457941201824730
Ano: 2022Banca: Prefeitura de Fortaleza - CEOrganização: Prefeitura de Fortaleza - CEDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Descolonização Afro-Asiática | História Mundial
Após a independência das colônias africanas na metade do século XX, o continente viu-se tomado por guerras étnicas e territoriais, causando genocídios em massa até o final do século XX sem uma intervenção externa para sanar os conflitos. Milhares de africanos foram mortos por sua etnia, sendo os responsáveis levados a julgamento pelos países europeus em tribunais internacionais, como o Tribunal de Haia que julga crimes de guerras e genocídios. Com relação aos conflitos, podemos dizer que:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

7

457941201941245
Ano: 2018Banca: FUVESTOrganização: USPDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Descolonização Afro-Asiática | História Mundial

Em junho de 1995, a seleção de rugby da África do Sul conquistou a Copa do Mundo dessa modalidade esportiva ao vencer a equipe da Nova Zelândia por 15 a 12, na cidade de Johannesburgo. O capitão sul‐africano, François Pienaar, recebeu a taça destinada à seleção campeã das mãos de Nelson Mandela.


Esse acontecimento esportivo

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

8

457941201935795
Ano: 2017Banca: FUNDATECOrganização: Prefeitura de Flores da Cunha - RSDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Descolonização Afro-Asiática | História Mundial
Assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, nas assertivas abaixo acerca do continente africano, considerando a visão da historiadora Analúcia Pereira (2013).

( ) O declínio Europeu na África teve relação com as consequências da Primeira Guerra Mundial e da Revolução Soviética.
( ) No período de desmantelamento dos impérios coloniais africanos, os impactos econômicos e sociais se efetivaram em pequenas escalas, pois os fluxos financeiros estrangeiros já eram controlados pelas elites políticas e administrativas locais.
( ) Apesar do processo de descolonização africana ser atingido pelos acontecimentos internacionais, a Segunda Guerra Mundial não atingiu o Norte da África.
( ) A atual Etiópia, que no período da Segunda Guerra Mundial era a Abissínia, foi invadida pela Itália fascista em 1935.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

9

457941201270831
Ano: 2024Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: Prefeitura de Aracaju - SEDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Descolonização Afro-Asiática | Guerra Fria | História Mundial

Em relação à dinâmica da formação das sociedades humanas na Pré-história e à história das sociedades africana, americana e europeia, julgue o item a seguir.


Na segunda metade do século XX, a Guerra Fria dividiu o mundo em dois blocos ideológicos principais e, com isso, teve um grande impacto sobre as Américas, a Ásia e a Europa, ficando apenas a África ilesa da disputa entre a União Soviética e os Estados Unidos da América. 

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

10

457941200040210
Ano: 2020Banca: FUNDATECOrganização: Prefeitura de Santo Augusto - RSDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Imperialismo do Século XIX | Descolonização Afro-Asiática | História Mundial
Martin Meredith (2017) afirmou que “A Bélgica encarava o Congo essencialmente como um bem valioso que só precisava de uma boa gestão. Desde o fim do Estado Livre do Congo, do rei Leopoldo, em 1908, os assuntos do Congo tinham sido controlados rigidamente de Bruxelas, por um pequeno grupo de gestão que representava uma aliança entre o governo, a Igreja Católica e empresas”. Sobre a região do Congo, durante o século XX, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Em essência, o governo providenciava a administração, a Igreja cuidava da educação e do bem-estar moral e as mineradoras produziam a receita para manter a empreitada.
( ) O Congo era um empreendimento lucrativo em virtude da profusão de cobre, diamantes e urânio, o que permitia que a Bélgica mantivesse um quadro de lei, ordem e desenvolvimento limitado à capital da região.
( ) Os missionários eram ativos na construção de escolas primárias e clínicas e as mineradoras, no leste do Congo, ofereciam a seus funcionários habitação, sistemas de previdência e formação técnica, na expectativa de que com educação rígida, liderança sábia e benefícios materiais suficientes, a população ficaria contente com o governo.
( ) Os congoleses foram encorajados a se formar como funcionários administrativos, médicos, advogados ou arquitetos, o que favoreceu a formação de uma elite negra que como comunidade privilegiada, tornou-se proprietária de terra e passou a ter o direito de cidadania belga.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão
..
Logoquestionei.com