Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

Logoquestionei.com
  1. Início/
  2. Questões

Questões

Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!

Filtros

Disciplina
Tema
Cargo
Dificuldade
Banca
Ano
Organização

Excluir questões:

Filtrar por:

Seus filtros aparecerão aqui.

10 por página

1

457941202022012
Ano: 2014Banca: FCCOrganização: TRE-RRDisciplina: Odontologia ClínicaTemas: Disfunção Temporomandibular (DTM)
O Diagnóstico das Disfunções Temporomandibulares − DTM resulta da avaliação pelo profissional de um conjunto de sinais e sintomas no qual se atribuem valores às diferentes características do paciente, levando-se em consideração que 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

2

457941200937609
Ano: 2012Banca: FCCOrganização: TRT - 6ª Região (PE)Disciplina: Odontologia ClínicaTemas: Disfunção Temporomandibular (DTM)
No tratamento da desordem temporomandibular apresentada por um paciente com 52 anos de idade, sexo masculino, o desgaste seletivo
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

3

457941201169058
Ano: 2017Banca: IBFCOrganização: EBSERHDisciplina: Odontologia ClínicaTemas: Disfunção Temporomandibular (DTM)
As desordens temporomandibular são caracterizadas pelo desarranjo das estruturas que compõem a articulação temporomandibular (ATM). Dentre as modalidades de tratamento para a luxação recidivante, assinale a alternativa que não condiz com um tratamento para esta desordem.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

4

457941201812127
Ano: 2024Banca: Fundação CETREDEOrganização: Prefeitura de Pires Ferreira - CEDisciplina: Odontologia ClínicaTemas: Disfunção Temporomandibular (DTM)
Os estudos estáticos contemplam a observação da mandíbula como alavanca, das posturas mandibulares, das dimensões verticais, da sobremordida e da sobressaliência. Em relação a postura estática de máxima intercuspidação habitual, é CORRETO afirmar que:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

5

457941201854928
Ano: 2022Banca: IBADEOrganização: Prefeitura de Colíder - MTDisciplina: Odontologia ClínicaTemas: Disfunção Temporomandibular (DTM)
O termo disfunção temporomandibular (DTM) é usado para descrever o conjunto de sinais e sintomas clínicos associados com os músculos da mastigação, músculos da cabeça, pescoço e nas articulações temporomandibulares (ATM). Em relação as disfunções temporomandibulares podemos afirmar: 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

6

457941201147468
Ano: 2024Banca: FUNDATECOrganização: SMS de São Paulo - SPDisciplina: Odontologia ClínicaTemas: Disfunção Temporomandibular (DTM)
Na avaliação clínica do sistema estomatognático, a __________ é uma técnica essencial para identificar disfunções na articulação temporomandibular. Essa técnica envolve a __________ dos movimentos mandibulares e a __________ dos ruídos articulares.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

7

457941200497545
Ano: 2024Banca: Creative GroupOrganização: Prefeitura de Brasileira - PIDisciplina: Odontologia ClínicaTemas: Disfunção Temporomandibular (DTM)
Um paciente de 45 anos apresenta-se com dor severa na região da articulação temporomandibular (ATM) e cefaleia atípica. A tomografia computadorizada mostra evidências de erosão na ATM e dilatação dos seios da dura-máter adjacentes. Baseando-se nas inter-relações anatômicas e as possíveis complicações, assinale a alternativa que apresenta a causa da cefaleia e o tratamento apropriado.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

8

457941200984221
Ano: 2024Banca: FUMARCOrganização: Prefeitura de Betim - MGDisciplina: Odontologia ClínicaTemas: Disfunção Temporomandibular (DTM)
Sobre as dores ou disfunções temporomandibulares musculares, relacione corretamente as características numeradas de 1 a 4 aos seus diagnósticos, indicados pelas letras A a D.


1. Representa toda dor de origem muscular que é modificada por movimentos mandibulares durante a função ou parafunção, e que possa ser reproduzida por palpação em músculos, é o diagnóstico mais comum nas DTM. A dor é localizada somente no local estimulado.

2. Acredita-se que haja um processo de sensibilização central importante para manutenção da dor. Há dor significativa em repouso mandibular.

3. Contração tônica repentina e involuntária de um músculo. Uma característica é a redução da abertura bucal ou limitação dos movimentos laterais da mandíbula.

4. Condição de dor regional caracterizada pela presença de bandas tensas com formação de pontos de gatilhos. 


A- Mialgia Mediada Centralmente
B- Mioespasmo
C- Mialgia
D- Dor Miofascial


Marque a opção cuja correspondência está CORRETA:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

9

457941201159798
Ano: 2019Banca: VUNESPOrganização: Prefeitura de Valinhos - SPDisciplina: Odontologia ClínicaTemas: Disfunção Temporomandibular (DTM)
A disfunção temporomandibular (DTM) é um conjunto de alterações que ocorrem na articulação temporomandibular (ATM) e geram grande desconforto seja por dor, limitação da abertura de boca ou perda da função mastigatória. O procedimento cirúrgico minimamente invasivo realizado na ATM, considerado de primeira escolha aos pacientes que não responderam adequadamente ao tratamento conservador, é denominado
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

10

457941200540890
Ano: 2024Banca: FUMARCOrganização: Prefeitura de Betim - MGDisciplina: Odontologia ClínicaTemas: Disfunção Temporomandibular (DTM)
As imagens da ATM constituem um método de exame complementar do paciente com DTM bastante utilizado atualmente. Apesar do grande desenvolvimento tecnológico alcançado por novas técnicas de obtenção de imagens, em que se pode detectar desde posições do disco articular até infiltrados inflamatórios e sinais iniciais de doenças degenerativas, a real necessidade de solicitação de imagens para o diagnóstico das dores orofaciais, principalmente das desordens articulares, ainda continua bastante discutível. Se, por um lado, em casos selecionados, os exames de imagem podem contribuir para o diagnóstico mais preciso e a elaboração de um plano de tratamento mais adequado, por outro, corre-se o risco de indicações de tratamento, baseado somente nos achados obtidos pelo exame de imagem, sendo que são apenas achados e, muitas vezes, não relacionados com a queixa do paciente. Assim, o bom senso do profissional deve reger a indicação ou não de exames de imagem como modalidade complementar para o diagnóstico. A anamnese e o exame físico devem ser soberanos na formulação de uma impressão diagnóstica e na elaboração de um plano de tratamento.

(Fonte: CONTI, Paulo. Disfunções Temporomandibulares e Dores Orofaciais. 2021).



Avalie as afirmativas a seguir:


I. O diagnóstico por imagem do deslocamento do disco da ATM só é possível através da ressonância magnética (RM), único exame capaz de delinear, com absoluta clareza, a imagem do disco e sua relação com os componentes ósseos articulares.


II. A mecânica articular favorece o deslocamento anterior do disco e, por isto, os variados tipos de deslocamento anterior constituem, em conjunto, a maioria dos deslocamentos discais. Em menor proporção, percebemos deslocamento medial, deslocamento lateral e deslocamento posterior.


III. Conhecer a posição normal do côndilo na fossa mandibular e saber que o estreitamento do espaço articular é um dos sinais mais precoces de doença articular degenerativa nos mostra que a avaliação deste espaço é imperativa em exames que não mostram o disco articular.


IV. A principal vantagem da tomografia computadorizada é a capacidade de produzir imagens de alta definição dos tecidos ósseos, no caso do processo condilar e da fossa articular, sendo capaz de demonstrar anormalidades sutis, fornecendo uma visão clara dos aspectos ósseos sem interferência e sobreposição na formação e qualidade da imagem. Podem ser utilizadas para análise da movimentação mandibular, através do deslocamento do côndilo na fossa durante a abertura máxima da boca. Além disso, permitem, com maior fidelidade, a detecção de achatamentos condilares, compatíveis com alterações degenerativas iniciais da ATM.


V. A ressonância magnética não utiliza radiação ionizante para obtenção de imagens e, sim, um campo magnético e excitação de prótons das moléculas de água dos tecidos. Por meio do campo magnético induzido pelo equipamento da RM, acontece a excitação dos núcleos de hidrogênio, processo conhecido como ressonância, numa secção específica dentro do corpo. Sensores do aparelho de RM captam e quantificam o sinal adquirido do tecido durante o período de volta à normalidade do próton H+. Esses sinais são enviados a computadores que armazenam e processam os dados, fornecendo as imagens no computador, posteriormente impressas para o paciente.


Está CORRETO o que se afirma em:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão
..
Logoquestionei.com