Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

Logoquestionei.com
  1. Início/
  2. Questões

Questões

Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!

Filtros

Disciplina
Tema
Cargo
Dificuldade
Banca
Ano
Organização

Excluir questões:

Filtrar por:

Seus filtros aparecerão aqui.

10 por página

1

457941202050840
Ano: 2010Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: IJSN-ESDisciplina: Arquitetura e UrbanismoTemas: Modernismo na Arquitetura e Urbanismo | História da Arquitetura e do Urbanismo
No Renascimento, os jardins, que se expandiram em amplas praças configuradas a partir de desenhos geométricos escalonados em diversos planos, não eram destinados aos passeios, mas à aglomeração de pessoas no exercício de seus direitos políticos.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

2

457941200078382
Ano: 2021Banca: Avança SPOrganização: Prefeitura de Vinhedo - SPDisciplina: Arquitetura e UrbanismoTemas: História da Arquitetura e do Urbanismo | Modernismo na Arquitetura e Urbanismo
Sobre as obras arquitetônicas modernas, considere a alternativa incorreta: 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

3

457941201049918
Ano: 2017Banca: FGVOrganização: ALERJDisciplina: Arquitetura e UrbanismoTemas: Sistemas de Vedação | História da Arquitetura e do Urbanismo | Tecnologia da Construção | Modernismo na Arquitetura e Urbanismo | Materiais de Construção
O cobogó ou elemento vazado foi amplamente empregado pelos arquitetos modernos brasileiros em seus projetos, com o objetivo, sobretudo, de propiciar a ventilação natural cruzada entre os compartimentos.
Na cidade do Rio de Janeiro, um dos exemplares arquitetônicos modernos, em que o cobogó foi empregado na fachada com tal objetivo, é o edifício:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

4

457941201384707
Ano: 2017Banca: FUNECEOrganização: UECEDisciplina: Arquitetura e UrbanismoTemas: Modernismo na Arquitetura e Urbanismo | História da Arquitetura e do Urbanismo
Os cinco pontos da Nova Arquitetura são o resultado das pesquisas realizadas nos anos iniciais da carreira do arquiteto Charles-Edouard Jeanneret conhecido pelo pseudônimo de Le Corbusier.
Considerando esses pontos da Nova Arquitetura, assinale a opção correta.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

5

457941201142162
Ano: 2022Banca: FGVOrganização: TRT - 13ª Região (PB)Disciplina: Arquitetura e UrbanismoTemas: Modernismo na Arquitetura e Urbanismo | Arquitetura Colonial no Brasil | História da Arquitetura e do Urbanismo

Em 1585, foi fundada a cidade de Filipéia de Nossa Senhora das Neves, atual João Pessoa, marco embrionário para a Capitania Real da Paraíba. Com relação aos conceitos fundamentais sobre urbanismo na formação das cidades no Brasil Colonial, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para a verdadeira e (F) para a falsa:


I. O fato de a povoação fundada em 1585 não ter tido status de cidade, como na maioria dos aglomerados urbanos surgidos àquela época, levou à irregularidade de seu traçado urbanístico de cidade informal, cunho inequívoco da mãe-pátria, sendo por isso considerada como cidade portuguesa no Brasil do que propriamente cidade brasileira.

II. Apesar da ausência de um traçado urbanístico prévio ou de uma ideia diretriz para o plano da cidade, na aparente desordem havia certa coerência orgânica, correlação formal e unidade de espírito que lhe concedia genuinidade.

III. A cidade surgiu sob o estigma da Coroa espanhola, tendo sido desenhada sob as normas das “leis das Índias”, identificadas na regularidade do traçado das primeiras ruas, no desenho geométrico e na racionalidade do plano da cidade e sob forte influência da Igreja Católica.


As afirmativas são, respectivamente,

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

6

457941200438440
Ano: 2010Banca: FGVOrganização: FIOCRUZDisciplina: Arquitetura e UrbanismoTemas: Estilos Arquiteturais | Modernismo na Arquitetura e Urbanismo | Arquitetura Colonial no Brasil | História da Arquitetura e do Urbanismo
O evento realizado no Brasil que foi palco de conflito entre as duas tendências principais da arquitetura, a neocolonial e a moderna, foi:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

7

457941201041826
Ano: 2021Banca: IESESOrganização: Prefeitura de Palhoça - SCDisciplina: Arquitetura e UrbanismoTemas: Modernismo na Arquitetura e Urbanismo | História da Arquitetura e do Urbanismo
A Arquitetura Moderna trouxe no seu bojo conceitos que podem ser tidos como caminhos para encontrar sua definição. Podemos dizer que o conceito de Arquitetura Moderna surge com a Revolução Industrial pois, a partir dela, novos materiais surgem. Essas descobertas, como o aço e o concreto, serão o campo fértil para uma legião de arquitetos inconformados com a produção arquitetônica que acontecia em meados do século XVIII e que poderiam a partir de então buscar uma nova forma de projetar o ambiente para abrigar uma humanidade que vivenciava novos experimentos, novas ideias em um novo tempo. São expoentes do movimento da Arquitetura Moderna:
I. Louis Sullivan e Ludwig Mies Van Der Rohe.
II. Oscar Niemayer e Villanova Artigas.
III. Le Corbusier e Lina Bo Bardi.
IV. Frank Lloyd Wright e Water Gropius.

Das afirmativas acima, quais estão corretas?
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

8

457941201451063
Ano: 2023Banca: OBJETIVAOrganização: Prefeitura de Itabuna - BADisciplina: Arquitetura e UrbanismoTemas: Estilos Arquiteturais | Modernismo na Arquitetura e Urbanismo | História da Arquitetura e do Urbanismo
 De acordo com Fazio, Moffett e Wodehouse, a cultura e as práticas de construção romanas são originadas de várias fontes, mas as formas de arquitetura romanas são, em muitos aspectos, consideradas originais. Considerando-se o exposto, analisar os itens abaixo:


I. Os romanos utilizaram a compartimentação de suas atividades e conseguiram construir grandes interiores, bem como espaços exteriores imponentes para contê-los. A construção romana explorava elementos estruturais que trabalhavam sob compressão, como o arco, a abóbada e a cúpula, elementos desenvolvidos anteriormente por outras civilizações, mas utilizados de forma limitada. Entretanto, nas mãos dos romanos, esses elementos se tornaram as bases de sistemas estruturais com dimensões inimagináveis para a construção arquitravada.

II. A descarga de águas servidas no Tibre tornou a água do rio imprópria para consumo humano, e, por isso, a água limpa era trazida de rios e fontes das colinas Sabinas, acima de Roma, conduzida para os reservatórios da cidade por um sistema de aquedutos abastecido por gravidade e, posteriormente, distribuída para fontes ou outros usos municipais. Os canais de água ou aquedutos sempre deviam acompanhar os desníveis do terreno. Por isso, cruzar os vales era impraticável, pois era necessário preservar a inclinação constante da rede de abastecimento.

III. Dentro da cidade de Nimes, o Templo de Diana (80 a.C.) usa uma abóbada de berço feita de alvenaria de pedra talhada para criar o espaço interno principal. Como esse tipo de alvenaria exigia trabalhadores extremamente habilidosos, os eficientes romanos desenvolveram um método de construção mais rápido, utilizando um novo material – o cimento hidráulico, derivado de depósitos vulcânicos e denominados de pozolana. Vitrúvio descrevia-o como “um tipo de pó natural que, por razões naturais, produz resultados incríveis”. Os romanos descobriram que, ao misturar a pozolana com cal, pedregulho e água, obtinham uma mistura que sofria reações químicas e enrijecia até chegar a uma consistência semelhante à da pedra, inclusive sob a água. As argamassas de cal comuns, conhecidas desde a antiguidade, tinham algum grau de coesão, mas eram ineficazes nas fundações de pontes e portos, nas quais os construtores romanos começaram a aproveitar a resistência superior da pozolana.


Está(ão) CORRETO(S):
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

9

457941200190829
Ano: 2013Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: MPUDisciplina: Arquitetura e UrbanismoTemas: Arquitetura Paisagística | História e Teoria da Arquitetura Paisagística | Modernismo na Arquitetura e Urbanismo | Planejamento Paisagístico Urbano | História da Arquitetura e do Urbanismo
Os conceitos de cidade dispersa e de cidade compacta são concepções polares que representam ideias imbricadas no paisagismo e na criação de espaços verde urbanos. De acordo com o conceito de cidade dispersa, deve-se viver de modo disperso, em pequenas comunidades junto à natureza. De acordo com o conceito de cidade compacta, deve-se viver compactamente, buscando integração maior com os habitantes da cidade e com os serviços nela presentes.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o próximo item.

A cidade jardim, um modelo de cidade concebido por Le Corbusier, consiste em uma comunidade autônoma cercada por um cinturão verde, sendo um meio-termo entre campo e cidade.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

10

457941202083246
Ano: 2010Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: EMBASADisciplina: Arquitetura e UrbanismoTemas: Modernismo na Arquitetura e Urbanismo | História da Arquitetura e do Urbanismo

A historiografia tradicional da arquitetura costuma dividir o movimento moderno em duas grandes vertentes: o organicismo e o funcionalismo. Do funcionalismo surgem novas tendências, sendo a mais abrangente o International Style. A respeito desse assunto, julgue o item seguinte.


Uma simplificação emblemática do pensamento funcionalista e do International Style é “a forma segue a função”. Já a corrente do pensamento organicista precede o ideário contemporâneo da arquitetura sustentável.

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão
..
Logoquestionei.com