Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
Com relação à produção gráfica, julgue o item.
No processo RBG, o arquivo é menor e mais fácil de manipular.
A Tipografia é conhecida como o método de impressão baseado na montagem dos TIPOS MÓVEIS, criado por Johannes, e está em extinção com o desenvolvimento do computador e dos softwares de editoração eletrônica. Tipologia, no entanto, é o estudo da formação dos tipos. Essa por sua vez cresce a cada dia, principalmente com a importância do design gráfico e digital. Em relação ao tema, marque o item INCORRETO:
Ao programador visual foi solicitado o desenvolvimento de uma peça gráfica impressa a ser distribuída entre os estudantes do IFAL, contendo as informações de boas-vindas para um novo ano letivo. No que se refere à impressão dessa peça, assinale a alternativa correta.
Considere a seguinte descrição:
Pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras em tipografia, que, de maneira geral, facilitam a leitura, pois fazem o texto parecer contínuo aos olhos do leitor; as palavras aparecem mais ‘unidas’. Uma das razões dessa melhor legibilidade tem a ver com a nossa percepção: elas ajudam a agrupar as letras de uma palavra, fazendo com que as letras desenvolvam uma espécie de ‘coagulação óptica’, pois é sabido que um leitor experiente não lê um texto letra por letra, e sim, palavra por palavra, e muitas vezes, até várias palavras de uma só vez.
Essa descrição trata de
O nome do instrumento utilizado para verificar com precisão a disposição dos pontos de tinta utilizados para compor as imagens e as cores em um impresso é
A distribuição e a organização do conteúdo da página devem ser atraentes, lúcidas e rápidas de absorver e navegar – achar uma história, por exemplo, ou uma seção regular favorita. Devem-se destacar aspectos individuais e seções importantes pelo uso do tipo, de imagens e de ferramentas gráficas, tais como regras e símbolos, e sumarizar as histórias importantes, instigando a atenção dos leitores.
ZAPPATERRA, Y. Art direction + editorial design. USA: Abrahams Studio,
2007, com adaptações.
O texto apresentado refere-se especificamente ao processo de
criação denominado