Uma construtora foi contratada por uma empresa francesa para a construção de sua unidade industrial na capital de Angola (Luanda). Após o início da execução do contrato, a construtora sentiu-se lesada em relação ao cumprimento de obrigações assumidas pela empresa francesa.
Sabendo-se que essa construtora tem sede no Brasil e que o contrato foi assinado em Angola, a questão será apreciada pelo judiciário brasileiro aplicando-se a(os)
A respeito de comportamento organizacional e de gerenciamento de conflitos, julgue os itens subsequentes.
Considere a seguinte situação hipotética. Determinada organização pública decidiu adotar a prática de outsourcing para os serviços de limpeza de suas unidades. O responsável pela empresa contratada, por definição de Carlos, servidor ocupante do cargo de gestor de patrimônio, será o supervisor da qualidade dos serviços definidos. A indicação dos funcionários que farão a limpeza dessas unidades é sempre feita por Carlos, que dá as ordens de comando e realiza a distribuição de tarefas em cada uma das unidades. Nessa situação, o processo de outsourcing foi adequadamente implantado quanto ao tipo de atividade realizada, mas não quanto ao processo de subordinação.
Na modalidade de terceirização de serviços e em situação de emergência, por acidente ou avaria em que seja necessário o transbordo do produto perigoso ou o reboque do veículo transportador,
Com relação à gestão de profissionais terceirizados, considere as afirmativas abaixo.
I. Exigir dos terceirizados treinamento orientado especificamente para a execução das tarefas dentro da organização nem sempre é produtivo.
II. Como os profissionais terceirizados significam um custo adicional para a organização, deve-se exigir destes um desempenho superior ao dos funcionários efetivos.
III. Deve-se criar sistemas de gestão exclusivos para os terceirizados, sinalizando que o seu desempenho será monitorado de forma mais rigorosa do que a dos funcionários do quadro próprio.
IV. Não se deve separar as áreas de uso comum dos terceirizados, como banheiros e refeitórios, daquelas que são exclusivas dos empregados.
V. É importante efetuar a avaliação periódica do trabalho do terceirizado e fornecer feedback para a empresa contratante.
A decisão na utilização ou não de um
operador logístico é uma decisão de
verticalizar ou desverticalizar, ou seja, fazer
internamente ou contratar fora. Frente a isso,
analise as afirmativas abaixo identificando
com um “V" quais são VERDADEIRAS e com
um “F" quais são FALSAS.
( ) A verticalização é sempre vantajosa porque
permite que exista redução nos custos de transação
como impostos, comunicações, deslocamento e
coordenação.
( ) Numa operação interna sempre se obtém maior
controle sobre a qualidade, prazos e disponibilidade.
( ) A contratação de operadores logísticos se
justifica pela crescente complexidade operacional e
tecnológica no ambiente globalizado, que muitas
vezes não é acompanhada na verticalização.
( ) Pelo fato de não sofrer concorrência externa em
virtude da verticalização, existe a tendência de gerar
um processo de acomodação e resistência a
mudanças que poderá resultar na deterioração de
serviços.
Assinale a alternativa que apresenta a
sequência CORRETA de cima para baixo.