Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

Logoquestionei.com
  1. Início/
  2. Questões

Questões

Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!

Filtros

Disciplina
Tema
Cargo
Dificuldade
Banca
Ano
Organização

Excluir questões:

Filtrar por:

Seus filtros aparecerão aqui.

10 por página

1

457941200181979
Ano: 2025Banca: VUNESPOrganização: SEDUC-SPDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: História Mundial | Imperialismo do Século XIX
Leia o texto a seguir:


    O pensamento africano sobre a partilha e a conquista apresenta uma composição de ideias fiel à prática política de negar a dominação da civilização branca, ocidental, sobre o mundo negro. Ciosas de seu protagonismo na história, se por um lado as elites culturais africanas aceitam o conjunto de elementos econômicos como eixo impulsionador do expansionismo territorial europeu, acrescentam a esse discurso dois elementos fundamentais.


(Leila Leite Hernandez, África na sala de aula: visita à História Contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005)


Um dos elementos fundamentais a que o trecho se refere é
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

2

457941201803776
Ano: 2025Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)Disciplina: História Geral e do BrasilTemas: Fundamentos da História: Tempo, Memória e Cultura | História Mundial

A respeito de patrimônio, cidadania e gestão de espaços de memória, julgue o seguinte item. 


Os bens presentes nos espaços de memória dos órgãos do Poder Judiciário (arquivos, bibliotecas, museus, memoriais, centros culturais) contemplam fatos marcantes da história da justiça e do Brasil, sendo, portanto, parte do patrimônio cultural nacional.

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

3

457941201300027
Ano: 2016Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: Instituto Rio BrancoDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: História Mundial

    Desde o começo, o liberalismo europeu do século XIX foi marcado por contradições. Havia contradições nas atitudes liberais em relação ao passado, entre as ideias liberais quanto às táticas mais adequadas ao presente e ainda quanto aos projetos liberais de futuro. É por isso que tem sido tão difícil definir o liberalismo. Para os historiadores — da mesma maneira que, outrora, para os observadores contemporâneos — é complicado decidir até mesmo se o liberalismo deve ser considerado como um movimento de esquerda ou de direita.


Alan S. Kahan. Liberalism in nineteenth-century Europe. The political culture of limited suffrage. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2003, p. 1 (com adaptações).

A respeito da trajetória do liberalismo europeu do século XIX, referido no fragmento de texto de Alan S. Kahan, julgue (C ou E) o item seguinte.

A despeito das dificuldades relativas à definição do termo, o liberalismo do século XIX distingue-se, em geral, pela preocupação com a proteção de direitos individuais fundamentais contra ameaças de intervenção arbitrária do Estado.

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

4

457941201668238
Ano: 2013Banca: VUNESPOrganização: PM-SPDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Idade Média Europeia | História Mundial
Foi durante a Renascença que surgiu o costume de dividir a história do mundo em três grandes épocas: antiga, medieval e moderna. Tal classificação se coaduna com a crença do homem comum, de que este nosso planeta só testemunhou dois grandes períodos de progresso: o tempo dos gregos e dos romanos e a época das invenções modernas. Entre esses dois períodos localiza-­se a Idade Média, considerada como um interregno de profunda ignorância e superstição. Desse modo, quando um reformador moderno deseja exprobrar as ideias de um adversário conservador, tudo o que tem a fazer é estigmatizá­las como “medievais”. Sem dúvida ele ficaria muito surpreendido se soubesse que as doutrinas sociais e econômicas de alguns pensadores medievais eram, na realidade, bastante semelhantes às nossas.

                                                (Edward M. Burns. História da Civilização Ocidental. Porto Alegre: Globo, 1986, p. 255. Com cortes)

De acordo com o autor, a expressão “Idade Média”
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

5

457941200971235
Ano: 2018Banca: ESPMOrganização: ESPMDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Antiguidade Ocidental | História Mundial
Os progressos da escultura podem ser explicados, em primeiro lugar, pela própria qualidade dos materiais de que os artistas passaram a dispor. Depois de um período de aprendizado em trabalhos de madeira e de pedra branda, a escultura grega passou a usar principalmente o mármore de grãos finos e compactos. Os processos de fundição de bronze foram provavelmente importados do Egito.

(Auguste Jardé. A Grécia Antiga e a Vida Grega)

A vida grega, que reservava ao corpo um papel tão importante, era favorável ao desenvolvimento da escultura. Assinale a alternativa correta sobre a escultura na Grécia Antiga:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

6

457941200341494
Ano: 2010Banca: UEMOrganização: UEMDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Antiguidade Ocidental | História Mundial
O surgimento da filosofia está vinculado a transformações históricas e sociais que marcam a passagem de uma experiência de linguagem mítica (palavra-eficaz) para uma experiência de linguagem lógica (palavra-diálogo). Assinale o que for correto.
O domínio macedônico e a conquista da Grécia pelos romanos, no período helenístico (séc. III e II a.C), sofreram influência da politéia míxeis (regime misto) de Aristóteles.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

7

457941200716986
Ano: 2025Banca: VUNESPOrganização: SEDUC-SPDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: História Mundial
Havia diferenças significativas entre os dois líderes da nova extrema-direita: Hitler impunha pela força um programa racista e antissemita, Mussolini preferia a demagogia patriótica da “italianidade”.


(Leandro Konder. Cultura e política nos anos críticos. Em: Daniel Aarão Reis Filho; Jorge Ferreira; Celeste Zenha. O século XX: O tempo das crises; Revoluções, fascismos e guerras. Adaptado)


Ambos, entretanto, recorriam à repressão sistemática e combinavam em seus respectivos programas
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

8

457941200272298
Ano: 2013Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: SEE-ALDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Revolução Francesa | História Mundial | Iluminismo
A respeito do feudalismo e de sua passagem para o capitalismo, julgue os itens subsequentes.

O surgimento dos termos feudal e feudalismo ocorreu em consequência das mudanças políticas, sociais e intelectuais do século XVIII, a exemplo do Iluminismo e da Revolução Francesa.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

9

457941201347580
Ano: 2024Banca: FUNCERNOrganização: Prefeitura de Guamaré - RNDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Fundamentos da História: Tempo, Memória e Cultura | História Mundial

Em História, os estudos sobre o cotidiano têm, nas últimas décadas, ocupado espaços cada vez mais importantes, pois 

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

10

457941201960210
Ano: 2023Banca: OBJETIVAOrganização: Prefeitura de Capela de Santana - RSDisciplina: História Geral e do BrasilTemas: Imperialismo do Século XIX | Descolonização Afro-Asiática | História Mundial
A Partilha da África, ocorrida na Conferência de Berlim, representou um marcante episódio do que pode-se compreender como a última fase do Imperialismo. A referida fase é o:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão
..
Logoquestionei.com