Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

Logoquestionei.com
  1. Início/
  2. Questões

Questões

Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!

Filtros

Disciplina
Tema
Cargo
Dificuldade
Banca
Ano
Organização

Excluir questões:

Filtrar por:

Seus filtros aparecerão aqui.

10 por página

1

457941200630252
Ano: 2010Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: HUBDisciplina: Nutrição e DietéticaTemas: Código Alimentar Internacional

A segurança alimentar e nutricional (SAN) consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis. No Brasil, as ações relacionadas à SAN, desde 1930, passaram à pauta da agenda política, porque, nesse período, o perfil epidemiológico nutricional brasileiro caracterizava-se, sobretudo, pela elevada ocorrência das doenças nutricionais, relacionadas à miséria, à pobreza, à exclusão social e ao atraso econômico, representadas pela desnutrição energéticoproteica e pelas carências nutricionais específicas, como as deficiências de vitamina A, de ferro e de iodo.

A. R. de O. Pinheiro. Reflexões sobre o processo histórico/político de construção da lei orgânica de segurança alimentar e nutricional. In: Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas, v. 15, n.º 2, p. 1-15, 2008 (com adaptações).

A respeito do assunto tratado no texto acima, julgue o seguinte item.


Segundo o Codex Alimentarius, o conceito de segurança alimentar fundamenta-se nos aspectos relacionados à quantidade, qualidade e regularidade no acesso aos alimentos, mas não incorpora os aspectos da qualidade do alimento.

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

2

457941200011065
Ano: 2024Banca: COTECOrganização: Prefeitura de Pirapora - MGDisciplina: Nutrição e DietéticaTemas: Código Alimentar Internacional
A implementação das boas práticas no processo de produção de alimentos permite a prevenção, a redução ou o controle de alguns perigos. O Codex Alimentarius e o National Advisory Committee on Microbiological Criteria for Foods (NACMCF) adotaram sete princípios para caracterizar a sequência lógica de elaboração de planos APPCC/HACCP. Sobre o Princípio 1 – Análise dos perigos e medidas preventivas, é CORRETO afirmar: 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

3

457941200433952
Ano: 2024Banca: IDHTECOrganização: Prefeitura de Presidente Tancredo Neves - BADisciplina: Nutrição e DietéticaTemas: Código Alimentar Internacional
De acordo com o Codex alimentarius, para a implantação do APPCC são necessárias 5 etapas preliminares e após a realização das cinco etapas preliminares, iniciam-se a as atividades dos sete princípios do APPCC estabelecidos pelo Codex. Um desses princípios é o estabelecimento dos procedimentos de verificação que inclui, EXCETO:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

4

457941200062881
Ano: 2019Banca: MS CONCURSOSOrganização: Prefeitura de Sonora - MSDisciplina: Nutrição e DietéticaTemas: Código Alimentar Internacional
O Codex Alimentarius elaborou normas e diretrizes de avaliação de segurança para os alimentos obtidos por meio da biotecnologia, de maneira a homogeneizar e orientar a legislação do mundo inteiro. Analise os itens a seguir e indique a alternativa correta que demonstra as etapas de avaliação de risco de um organismo geneticamente modificado:
I- Descrição da planta recombinante
II- Efeitos intencionais e não intencionais
III- Avaliação Toxicológica
IV- Análise da construção genética
V- Alergenicidade
VI- Composição química do produto
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

5

457941200316486
Ano: 2024Banca: FGVOrganização: Câmara dos DeputadosDisciplina: Nutrição e DietéticaTemas: Código Alimentar Internacional
Um programa conjunto da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), criado em 1963, com o objetivo de estabelecer normas internacionais na área de alimentos, incluindo diretrizes, padrões de produtos e códigos de boas práticas é conhecido como
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

6

457941201022342
Ano: 2010Banca: FUNCABOrganização: SEMARH-GODisciplina: Nutrição e DietéticaTemas: Código Alimentar Internacional
Os princípios do “Codex Alimentarius” para a higiene dos alimentos acompanham a cadeia alimentar desde a produção primária até o consumidor final, estabelecendo as condições necessárias para a higiene da produção de alimentos seguros e adequados ao consumo. O termo “contaminação cruzada” refere-se a:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

7

457941201643435
Ano: 2024Banca: FUNDATECOrganização: Prefeitura de Londrina - PRDisciplina: Nutrição e DietéticaTemas: Código Alimentar Internacional | Microbiologia Alimentar
Entre os vários parâmetros que determinam a qualidade de um alimento, os mais importantes são, sem dúvidas, aqueles que definem as suas características microbiológicas. Esses parâmetros são estabelecidos de acordo com as legislações e normas de cada país; no entanto, a maioria das nações seguem acordos estabelecidos e critérios básicos definidos pelo programa conjunto da FAO/WHO, da Organização das Nações Unidas, através da Comissão do Codex Alimentarius. Em relação aos critérios microbiológicos que determinam a qualidade de um alimento através da estabilidade microbiológica, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Plano de amostragem: uma vez que os microrganismos não estão distribuídos uniformemente nos alimentos, quanto maior o número de unidades de um produto submetido à análise, maior será o significado estatístico do resultado obtido.

( ) Estabelecimento de metodologias a serem aplicadas: quando se verifica o atendimento a padrões microbiológicos legais, metodologias consolidadas em normativas devem ser aplicadas.

( ) Estabelecimentos dos padrões, normas e especificações podem ser obrigatórios ou de orientação. Os obrigatórios estabelecem padrões que não podem deixar de ser seguidos. Já os de orientação balizam os proprietários quanto a possíveis problemas no processamento, armazenamento, distribuição e comercialização dos alimentos, sem a necessidade de providências drásticas, como o recall de seus produtos.

( ) Bactérias aeróbias mesófilas são patógenos de alta complexidade e patogenicidade, logo, são indicadores complexos de estabilidade de diversas classes de alimentos.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo é: 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

8

457941200238282
Ano: 2022Banca: IADESOrganização: SMS de São Paulo - SPDisciplina: Nutrição e DietéticaTemas: Código Alimentar Internacional

Em pacientes gravemente desnutridos, podem ocorrer desarranjo hidroeletrolítico e distúrbios metabólicos decorrentes da ingestão alimentar rápida e excessiva de calorias. Essa condição se caracteriza por alterações neurológicas, sintomas respiratórios, arritmias e falência cardíaca, poucos dias após início da terapia nutricional.


Assinale a alternativa que corresponde à condição descrita.

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão
Logoquestionei.com