Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
A Media Training á a capacitação para que as fontes da instituição atendam bem aos veículos de imprensa.
Quando se trata do relacionamento com a mídia, as instituições precisam preparar muito bem os seus representantes, que geralmente fará o papel de:
De acordo com dados do Institute for Crisis Management, uma organização americana especializada em gerenciamento de crise, apenas 14% das crises são inesperadas, sendo constituídas por acidentes, desastres e/ou acontecimentos imprevistos.
Por outro lado, as outras 86% são consideradas situações já existentes, que devem ser monitoradas pela assessoria de imprensa da empresa. Para saber como lidar com situações que se transformam em crise, é fundamental que a empresa constitua um comitê de crise que tenha, ao menos, entre os seus integrantes os seguintes membros:
No relacionamento com a imprensa, é fundamental que a organização esteja preparada para entender as técnicas e os interesses jornalísticos. Para o aproveitamento de um release por um veículo jornalístico, é importante, entre outros critérios, que o release
Valendo-se do ensino de técnicas e posturas, além de passar alguns conceitos sobre como se configura a mídia e quais são as circunstâncias que envolvem a relação com jornalistas, trabalha-se para preparar os executivos para atuarem como fontes confiáveis da organização.
Curvello, J. J. Legitimação das assessorias de comunicação nas organizações.
In: Duarte, J. (Org.). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia.
São Paulo: Atlas, 2018.
Com a valorização cada vez maior da reputação das fontes, instituiu-se a atividade específica conhecida como media training.
Tornando por base a descrição de Curvello, media training se caracteriza como um treinamento que tem por finalidade: