Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
Sobre as recomendações para o atendimento de intoxicações exógenas, analisar os itens abaixo:
I. Em caso de intoxicação por gases, a recomendação é retirar a pessoa do local, observar sua respiração e afrouxar as roupas para facilitá-la. Caso necessário, fazer respiração artificial.
II. Independentemente da substância ingerida, o vômito sempre é aconselhado.
III. Mesmo que os sintomas iniciais sejam leves, é importante levar a vítima o mais rápido possível para um departamento de emergências, pois podem evoluir com consequências mais sérias posteriormente.
Está(ão) CORRETO(S):
O atendimento aos usuários com quadros agudos deve ser prestado por todas as portas de entrada dos serviços de saúde do SUS. Assim, em relação à Política Nacional de Atenção às Urgências, julgue o item a seguir.
O serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU) é o ambiente para estabilização de pacientes críticos e/ ou graves, com condições de garantir a assistência 24 horas, estando vinculado a um equipamento de saúde, articulado e conectado aos outros níveis de atenção, para posterior encaminhamento à rede de atenção à saúde pela central de regulação das urgências.
Leia o TEXTO 05 para responder à questão.
TEXTO 05
Paciente de 63 anos, sexo masculino, apresenta dor torácica súbita, início agudo, intensa, irradiando para a região cervical e membro superior esquerdo em toda a sua extensão, associado a períodos eméticos e sudorese, esta por sua vez, discreta. Relata que seu pai tem hipertensão e dislipidemia, sendo acometido de acidente vascular encefálico aos 60 anos. Sua mãe tem colelitíase e diabetes, tratando esta com dieta e insulinoterapia. Ao exame mostrava-se consciente, orientado, afebril, perfusão periférica lentificada. Dado vital: PA= 70x 35 mmHg. ECG solicitado mostrava-se compatível com IAM, identificando uma FC de 123 bpm, QRS estreito, havendo uma relação de onda P para cada complexo QRS em todas as derivações, infradesnivelamento em V1 e V2. Trinta minutos depois de ter sido assistido, faz fibrilação ventricular e entra em parada cárdio-respiratória.
Na Fibrilação Ventricular e/ou Taquicardia Ventricular Sem Pulso, devemos realizar os seguintes procedimentos:
I. Desfibrilação postergada com carga máxima de 200 J bifásico ou 360 J monofásico.
II. Afastar todos para a segurança do choque.
III. Desconectar as fontes de oxigênio.
IV. Desfibrilação imediata com carga máxima de 200 J bifásico ou 360 J monofásico.
V. Retomar imediatamente as compressões após o choque.
Assinale a alternativa que contempla os procedimentos a serem executados.