Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

Logoquestionei.com
  1. Início/
  2. Questões

Questões

Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!

Filtros

Disciplina
Tema
Cargo
Dificuldade
Banca
Ano
Organização

Excluir questões:

Filtrar por:

Seus filtros aparecerão aqui.

10 por página

1

457941201607280
Ano: 2025Banca: FGVOrganização: SEEC-RNDisciplina: Pedagogia e DidáticaTemas: Ensino de Língua Portuguesa | Temas Pedagógicos
Os movimentos de reforma curricular, entre outras coisas, incentivam o uso da Matemática como ferramenta para analisar situações reais, promover a tomada de decisões e desenvolver habilidades tecnológicas.

Considere a proposição da seguinte atividade:

"Alguns estudantes da nossa escola farão uma viagem da nossa cidade até a cidade vizinha de Santo Antônio, utilizando um veículo cujo consumo médio é de 14 km por litro."

As opções a seguir apresentam possíveis comandos para essa atividade. Assinale aquele que melhor se alinha aos objetivos dessas reformas curriculares 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

2

457941200464013
Ano: 2016Banca: OBJETIVAOrganização: Prefeitura de Caxias do Sul - RSDisciplina: Pedagogia e DidáticaTemas: Ensino de Língua Portuguesa | Temas Pedagógicos

Segundo Quintana in MACHADO, a pedagogia social, como uma das áreas no campo de trabalho social, envolve uma série de especialidades que, dentre elas, podem ser citadas:

I - Atenção à infância com problemas (abandono, ambiente familiar desestruturado etc).

II - Atenção à terceira idade.

III - Animação sociocultural.

Estão CORRETOS:

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

3

457941201647026
Ano: 2021Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: SEDUC-ALDisciplina: Pedagogia e DidáticaTemas: Regulamentações Educacionais Estaduais | Ensino de Língua Portuguesa | Temas Pedagógicos

    A leitura é um processo cognitivo, histórico, cultural e social de produção de sentidos. Isso significa dizer: o leitor — um sujeito que atua socialmente, construindo experiências e história — compreende o que está escrito a partir das relações que estabelece entre as informações do texto e seus conhecimentos de mundo, ou seja, o leitor é sujeito ativo do processo. Na leitura, não age apenas decodificando, isto é, juntando letras, sílabas, palavras, frases, porque ler é muito mais do que apenas decodificar. Ler é atribuir sentidos. E, ao compreender o texto como um todo coerente, o leitor pode ser capaz de refletir sobre ele, de criticá-lo, de saber como usá-lo em sua vida.

     Conceber a leitura desse modo muda radicalmente a forma de pensar e de organizar o seu ensino. Se os sentidos não estão prontos no texto, é preciso contribuir para que os alunos criem boas estratégias para estabelecer relações necessárias à compreensão. É importante que, nas aulas de leitura, o aluno faça perguntas, levante hipóteses, confronte interpretações, conte sobre o que leu e não apenas faça questionários de perguntas e respostas de localização de informação. Aula de leitura, então, começa com o acionamento ou a mobilização de conhecimentos anteriores do leitor. Os textos são marcados pelo momento histórico em que são escritos, pela cultura que os gerou, e ter essas informações, no momento da leitura, contribui para a compreensão.

     Uma nova concepção de leitura pressupõe o outro, os outros. Há um componente social no ato de ler. Lemos para nos conectarmos ao outro que escreveu o texto, para saber o que ele quis dizer, o que quis significar. Mas lemos também para responder às nossas perguntas, aos nossos objetivos. Nas aulas tradicionais de leitura, o aluno lê por ler, ou para responder perguntas para o professor saber que ele leu. Em situações sociais, em nossa vida cotidiana, no entanto, lemos para buscar respostas para nossas perguntas. Ler, portanto, pressupõe objetivos bem definidos. E esses objetivos são do próprio leitor, em cada uma das situações de leitura. São objetivos que vão sendo modificados à medida que lemos o texto. Assim, a cada nova informação, vamos reformulando nossos objetivos. Um grande desafio das aulas de leitura é levar o aluno a formular (e reformular) seus próprios objetivos.


Delaine Cafiero. Letramento e leitura: formando leitores críticos. In: Egon de Oliveira Rangel e Roxane Helena Rodrigues Rojo. Língua Portuguesa: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010 (com adaptações).  

Considerando as competências e as habilidades propostas pelo ReCAL com relação ao componente curricular de língua portuguesa no ensino fundamental, julgue o próximo item. 


Devido a demandas relacionadas a falhas nas estratégias de ensino-aprendizagem, a concepção e as estratégias para o ensino de língua portuguesa foram mudando ao longo do tempo, o que incluiu, por exemplo, a ruptura em relação ao ensino tradicional, que se fundamentava no ensino da gramática; por essa razão, atualmente, deve-se dar ênfase à esfera didática em detrimento da esfera normativa. 

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

4

457941201637812
Ano: 2021Banca: AMEOSCOrganização: Prefeitura de Guarujá do Sul - SCDisciplina: Pedagogia e DidáticaTemas: Ensino de Língua Portuguesa | Temas Pedagógicos
A linguagem é dialógica por natureza não pode ser individual, ela é algo social, ocorre por interação de duas ou mais pessoas. Sobre esse tema, é INCORRETO afirmar que:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

5

457941200298928
Ano: 2024Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos)Organização: Prefeitura de Montes Claros - MGDisciplina: Pedagogia e DidáticaTemas: Ensino de Matemática | Ensino de Língua Portuguesa | Temas Pedagógicos
O monitoramento de aprendizagem é a metodologia que a Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros passou a utilizar, desde 2016, para verificar o processo de aprendizagem em Língua Portuguesa e suas Literaturas e Matemática. Composto por duas etapas, esse monitoramento realiza diagnósticos iniciais e verifica, pela aplicação de provas diagnósticas, o nível de habilidade dos alunos na resolução de questões que exigem conhecimentos de Língua Portuguesa e de Matemática.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente aspectos relacionados aos instrumentos adotados por esse monitoramento.
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

6

457941200148807
Ano: 2024Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos)Organização: Prefeitura de Montes Claros - MGDisciplina: Pedagogia e DidáticaTemas: Legislação Educacional | Diretrizes Curriculares da Educação Básica | Base Nacional Comum Curricular | Ensino de Língua Portuguesa | Temas Pedagógicos
Buscando orientar o trabalho em sala de aula, a BNCC estabelece as competências para o Ensino Fundamental. No que se refere à Língua Portuguesa, analise as competências indicadas a seguir.


I. Reconhecer a língua como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.

II. Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequado à situação comunicativa, ao interlocutor e ao gênero textual.

III. Demonstrar atitude respeitosa diante de variedades linguísticas, rejeitando preconceitos linguísticos.

IV. Analisar argumentos e opiniões manifestados em interações sociais e nos meios de comunicação, posicionando-se criticamente em relação a conteúdos discriminatórios que ferem direitos humanos e ambientais.


Estão corretas as competências
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

7

457941201822410
Ano: 2024Banca: IV - UFGOrganização: Prefeitura de Padre Bernardo - GODisciplina: Pedagogia e DidáticaTemas: Ensino de Língua Portuguesa | Temas Pedagógicos
Os gêneros são atividades discursivas socialmente estabilizadas que se prestam aos mais variados tipos de controle social e até mesmo ao exercício de poder.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008, p. 161.
Tendo como referência o texto 8, o ensino do português, sob a perspectiva dos gêneros do discurso, possibilita aos alunos
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

8

457941201687140
Ano: 2020Banca: IDCAPOrganização: Prefeitura de Brejetuba - ESDisciplina: Pedagogia e DidáticaTemas: Parâmetros Curriculares Nacionais | Ensino de Língua Portuguesa | Temas Pedagógicos
Embora os PCNs não contemplem orientações para o ensino do Português como segunda língua, pode-se perfeitamente adotar esta concepção sobre o texto nessa perspectiva pedagógica, sem negligenciar os outros aspectos relevantes. No caso do ensino para surdos, o texto, assim concebido, parece ser de importância capital, tendo em vista que, embora os surdos não tenham o português como língua materna, estão inseridos em boa parte dessa cultura linguística: os nomes das ruas, das praças, das lojas, a propaganda, o extrato bancário, o cartão de crédito, de aniversário, de natal, constituem apenas uma pequena parte do grande universo que são as práticas sociais fundadas na(o):
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

9

457941200032110
Ano: 2015Banca: FUNCABOrganização: Prefeitura de Porto Velho - RODisciplina: Pedagogia e DidáticaTemas: Temas Pedagógicos | Ensino de Língua Portuguesa
Inspirada pela autora Emília Ferreiro, Joana leciona para uma turma do 1º ano e tem em sua prática pedagógica o hábito de ler histórias todos os dias para os seus alunos. Ela acredita que esta prática:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

10

457941201292558
Ano: 2023Banca: FCMOrganização: IFBDisciplina: Pedagogia e DidáticaTemas: Temas Pedagógicos | Ensino de Língua Portuguesa
Marshall (2006), em seu Modelo de Comunicação Não Violenta, aborda quatro componentes essenciais que se tornam base de qualquer comunicação. Tais componentes são de grande importância tanto para o ato de se expressar como para o de ouvir. Boa parte de sua metodologia envolve saber expressar de forma clara e honesta essas quatro informações, como também receber com empatia essas mesmas quatro informações dos outros.

Considerando-se os quatro componentes essenciais da Comunicação Não Violenta (CNV), associe-os corretamente à sua respectiva característica.

COMPONENTES (CNV)
1 - Observação
2 - Sentimento
3 - Necessidades
4 - Pedido

CARACTERÍSTICAS
( ) refere-se a valores, desejos, entre outros, relacionados aos sentimentos identificados.
( ) refere-se a como a pessoa se sente perante aquilo que observa.
( ) refere-se às ações concretas vivenciadas com outra pessoa com o intuito de enriquecer a vida.
( ) refere-se às situações que se está vivenciando e que afetam o bem-estar individual.


A sequência correta é:  
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão
..
Logoquestionei.com