Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
Obviamente, a antiga província de Mato Grosso abrangia uma área muito maior que as atuais fronteiras de Mato Grosso do Sul. No entanto, as fronteiras administrativas, nacionais ou interestaduais, não têm muito sentido quando se trata de povos indígenas. Elas não refletem limites culturais ou linguísticos, não correspondem a antigos territórios étnicos.
CHAMORRO, Graciela; COMBÈS, Isabelle (Orgs.). Povos indígenas em Mato Grosso do Sul: história, cultura e transformações sociais. Dourados, MS: Ed. UFGD, 2015, p. 20.
O estado de Mato Grosso do Sul possui a segunda
maior população indígena do Brasil. Nesse sentido,
pode-se argumentar que
No dia 19 de março de 2014, o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, assumiu a presidência do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul.
Qual sigla representa corretamente “Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul”?
Com relação a aspectos gerais do estado do Mato Grosso do Sul, julgue o item.
O setor secundário, com destaque para a construção
civil, é o responsável pela maior parte da composição do
PIB do estado do Mato Grosso do Sul.
“Bioma encontrado nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. Com uma rica biodiversidade, caracteriza‐ se pela presença de gramíneas, arbustos e árvores retorcidas. As plantas possuem longas raízes para retirar água e nutrientes em profundidades maiores.”
“Bioma presente nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Algumas de suas regiões sofrem alagamentos durante os períodos de chuvas. Presença de gramíneas, arbustos e palmeiras. Nas regiões que sofrem inundação, há presença de árvores de floresta tropical.”
Os fragmentos acima referem‐se, respectivamente, aos seguintes biomas: