Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
No que diz respeito à gestão de jardins, sítios e equipamentos históricos, considere as seguintes afirmações:
I. A sinalização do sítio deve causar a menor interferência possível na paisagem, tanto em relação à aparência quanto à quantidade das placas, o que aumenta custos de instalação e manutenção.
II. O uso dos jardins históricos, sempre que possível, deve prever o acesso, equipamentos e mobiliário urbano, assim como orientação e sinalização para portadores de deficiência. Quando não, na recepção ao público, deverá existir material interpretativo especialmente elaborado para portadores de deficiência, segundo as normas técnicas estabelecidas.
III. A preservação dos valores naturais de sítios e paisagens exige limitações ao uso. A utilização é quantificável, segundo fórmula técnica em que a quantidade de uso deve ser diretamente proporcional à relação entre as dimensões da área e seu grau de fragilidade.
É correto o que se afirma em
Julgue o item subsequente, referente a projetos complementares de reformas e restaurações em edificações de interesse histórico.
Em projetos complementares para edificações protegidas,
deve-se prever o mínimo de intervenção possível, além de
adequação, compatibilidade e, principalmente, respeito aos
valores estéticos e culturais da edificação objeto de
intervenção.
Considerando os princípios que norteiam os estudos, projetos, obras ou intervenções em bens culturais tombados, analise as seguintes afirmações:
I. O princípio da Prevenção consiste em fazer corresponder ao nível de exigências e requisitos a complexidade das obras ou intervenções em bens culturais e à forma de proteção de que são objeto.
II. O princípio de Planejamento consiste em assegurar a prévia, adequada e rigorosa programação, por técnicos qualificados, dos trabalhos a desenvolver em bens culturais, respectivas técnicas, metodologias e recursos a empregar na sua execução.
III. O princípio da Proporcionalidade consiste em garantir o caráter prévio e sistemático da apreciação, acompanhamento e ponderação das obras ou intervenções e atos suscetíveis de afetar a integridade de bens culturais de forma a impedir a sua fragmentação, desfiguração, degradação, perda física ou de autenticidade.
Está correto o que se afirma somente em
“Remodelação ou atualização do edifício ou de sistemas, através da incorporação de novas tecnologias e conceitos, normalmente visando valorização do imóvel, mudança de uso, aumento da vida útil, eficiência operacional e energética”. Assinale a alternativa a qual se refere essa definição.
Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item subsecutivo, com relação a desenho universal, acessibilidade e mobilidade urbana em centros históricos.
A acessibilidade no ambiente físico da cidade pode ser
garantida com a eliminação de barreiras e a adoção do
desenho universal, de modo que o projeto elaborado atenda a
todos os usuários, respeitadas as diferenças entre eles.
Considerando essa situação hipotética, julgue o item que segue.
Para que Fábio desenvolva as atividades pretendidas no
imóvel, é necessário o tombamento da casa pela União ou
pelo governo do estado de Pernambuco, a fim de que o bem
seja preservado para as gerações futuras.