Logo
QuestõesDisciplinasBancasDashboardSimuladosCadernoRaio-XBlog
Logo Questionei

Links Úteis

  • Início
  • Questões
  • Disciplinas
  • Simulados

Legal

  • Termos de Uso
  • Termos de Adesão
  • Política de Privacidade

Disciplinas

  • Matemática
  • Informática
  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Administrativo

Bancas

  • FGV
  • CESPE
  • VUNESP
  • FCC
  • CESGRANRIO

© 2026 Questionei. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤️ para educação

Logoquestionei.com
  1. Início/
  2. Questões

Questões

Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!

Filtros

Disciplina
Tema
Cargo
Dificuldade
Banca
Ano
Organização

Excluir questões:

Filtrar por:

Seus filtros aparecerão aqui.

10 por página

1

457941201698812
Ano: 2010Banca: FGVOrganização: FIOCRUZDisciplina: Arquitetura e UrbanismoTemas: Intervenções Modernas | Patrimônio Arquitetônico e Cultural
As cidades classificadas como históricas foram, por muito tempo, abordadas a partir de recortes temporais que de certo modo davam a ilusão de congelamento. Hoje, sabe-se que elas devem ser abordadas em seus diversos aspectos – políticos, sociais, culturais e econômicos – os quais variam no tempo. No entanto, o tempo histórico das cidades não é linear, mas abriga tempos descompassados que se cruzam de formas diferentes, marcadas por rupturas ou descontinuidades.
Com base no fragmento acima, pode-se afirmar que para intervir numa cidade histórica, faz-se necessária uma análise que leve em consideração os dados demográficos, limites físicos, tipologias, hierarquias funcionais, signos e modelos pré-determinados de sociedade ou cultura, mas também:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

2

457941201510294
Ano: 2018Banca: UECE-CEVOrganização: SECULT-CEDisciplina: Arquitetura e UrbanismoTemas: Legislação do Patrimônio Arquitetônico e Cultural | Intervenções Modernas | Patrimônio Arquitetônico e Cultural

No que diz respeito à gestão de jardins, sítios e equipamentos históricos, considere as seguintes afirmações:


I. A sinalização do sítio deve causar a menor interferência possível na paisagem, tanto em relação à aparência quanto à quantidade das placas, o que aumenta custos de instalação e manutenção.

II. O uso dos jardins históricos, sempre que possível, deve prever o acesso, equipamentos e mobiliário urbano, assim como orientação e sinalização para portadores de deficiência. Quando não, na recepção ao público, deverá existir material interpretativo especialmente elaborado para portadores de deficiência, segundo as normas técnicas estabelecidas.

III. A preservação dos valores naturais de sítios e paisagens exige limitações ao uso. A utilização é quantificável, segundo fórmula técnica em que a quantidade de uso deve ser diretamente proporcional à relação entre as dimensões da área e seu grau de fragilidade.


É correto o que se afirma em

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

3

457941201821528
Ano: 2018Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: IPHANDisciplina: Arquitetura e UrbanismoTemas: Legislação do Patrimônio Arquitetônico e Cultural | Intervenções Modernas | Patrimônio Arquitetônico e Cultural

Julgue o item subsequente, referente a projetos complementares de reformas e restaurações em edificações de interesse histórico.


Em projetos complementares para edificações protegidas, deve-se prever o mínimo de intervenção possível, além de adequação, compatibilidade e, principalmente, respeito aos valores estéticos e culturais da edificação objeto de intervenção.

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

4

457941200773399
Ano: 2018Banca: UECE-CEVOrganização: SECULT-CEDisciplina: Arquitetura e UrbanismoTemas: Intervenções Modernas | Patrimônio Arquitetônico e Cultural

Considerando os princípios que norteiam os estudos, projetos, obras ou intervenções em bens culturais tombados, analise as seguintes afirmações:


I. O princípio da Prevenção consiste em fazer corresponder ao nível de exigências e requisitos a complexidade das obras ou intervenções em bens culturais e à forma de proteção de que são objeto.

II. O princípio de Planejamento consiste em assegurar a prévia, adequada e rigorosa programação, por técnicos qualificados, dos trabalhos a desenvolver em bens culturais, respectivas técnicas, metodologias e recursos a empregar na sua execução.

III. O princípio da Proporcionalidade consiste em garantir o caráter prévio e sistemático da apreciação, acompanhamento e ponderação das obras ou intervenções e atos suscetíveis de afetar a integridade de bens culturais de forma a impedir a sua fragmentação, desfiguração, degradação, perda física ou de autenticidade.


Está correto o que se afirma somente em

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

5

457941200519315
Ano: 2013Banca: INSTITUTO AOCPOrganização: Colégio Pedro IIDisciplina: Arquitetura e UrbanismoTemas: Ciências Ambientais | Intervenções Modernas | Patrimônio Arquitetônico e Cultural | Design Sustentável

“Remodelação ou atualização do edifício ou de sistemas, através da incorporação de novas tecnologias e conceitos, normalmente visando valorização do imóvel, mudança de uso, aumento da vida útil, eficiência operacional e energética”. Assinale a alternativa a qual se refere essa definição.

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

6

457941200677808
Ano: 2018Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: IPHANDisciplina: Arquitetura e UrbanismoTemas: Intervenções Modernas | Mobilidade Urbana | Planejamento Urbano | Estrutura Urbana | Patrimônio Arquitetônico e Cultural | Planejamento Urbano | Acessibilidade e Design Universal
Uma cidade brasileira do período colonial tombada como patrimônio histórico apresentava revestimento de pedras não niveladas e outros problemas comuns a várias cidades históricas, entre eles: calçadas estreitas, ausência de sinalização adequada, trânsito de veículos pesados no centro e necessidade de melhoria do transporte coletivo. Em razão desse contexto, foi elaborado um plano de acessibilidade e mobilidade para a execução de várias intervenções na cidade. O projeto propôs o alargamento de calçadas em uma das laterais, com a manutenção do meio-fio existente em granito e a complementação da largura em concreto lavado. Também foi proposta a colocação de pisos táteis de alerta e direcionais e de sinalização de orientação, com indicação da localização de pontos turísticos e de interesse histórico e cultural e de zonas de velocidades diferenciadas, que atendessem pedestres, veículos, ciclistas e pessoas com deficiência. Além disso, o plano inovou ao prever a implantação do conceito de espaço compartilhado. 

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item subsecutivo, com relação a desenho universal, acessibilidade e mobilidade urbana em centros históricos.


A acessibilidade no ambiente físico da cidade pode ser garantida com a eliminação de barreiras e a adoção do desenho universal, de modo que o projeto elaborado atenda a todos os usuários, respeitadas as diferenças entre eles.

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

7

457941201448654
Ano: 2018Banca: CESPE / CEBRASPEOrganização: IPHANDisciplina: Arquitetura e UrbanismoTemas: Legislação do Patrimônio Arquitetônico e Cultural | Intervenções Modernas | Patrimônio Arquitetônico e Cultural
    Fábio comprou a casa em que uma famosa escritora, já falecida, havia morado, em um bairro do centro de Recife. O intuito de Fábio era transformar o imóvel em museu, havendo cobrança de ingresso dos visitantes. Como a casa se encontrava fechada, com sinais de depredação, ele restringiu os primeiros gastos à restauração, que seria custeada com recursos auferidos com a venda dos ingressos cobrados dos visitantes. A sinalização aos visitantes sobre medidas de segurança no museu foram deixadas para um momento posterior, quando tais medidas pudessem ser custeadas com os recursos obtidos após a inauguração. Além disso, Fábio não estabeleceu uma limitação do número diário de visitantes, pois isso reduziria os seus ganhos iniciais.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item que segue.


Para que Fábio desenvolva as atividades pretendidas no imóvel, é necessário o tombamento da casa pela União ou pelo governo do estado de Pernambuco, a fim de que o bem seja preservado para as gerações futuras.

Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

8

457941200353387
Ano: 2010Banca: FGVOrganização: FIOCRUZDisciplina: Arquitetura e UrbanismoTemas: Intervenções Modernas | Patrimônio Arquitetônico e Cultural | Teoria e História do Patrimônio Cultural | Conservação e Restauração
As patologias verificadas em uma edificação podem ter diferentes causas que devem ser analisadas na etapa de diagnóstico.
Correlacione as patologias, com suas causas. 
PATOLOGIAS
I. Desgaste de pisos
II. Manchas escuras ou esverdeadas
III. Fissuramento por dilatação e contração dos materiais IV. Umidade ascendente  

CAUSAS
a. Agentes externos relacionados com o clima
b. Agentes externos relacionados com o Ambiente
c. Agentes biológicos d. Agentes inerentes ao uso

Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta. 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

9

457941201973646
Ano: 2010Banca: FGVOrganização: FIOCRUZDisciplina: Arquitetura e UrbanismoTemas: Conservação e Restauração | Intervenções Modernas | Patrimônio Arquitetônico e Cultural | Teoria e História do Patrimônio Cultural
A escolha do tipo de intervenção em bens imóveis de valor cultural depende de uma série de fatores como o estado de conservação, o uso proposto, o grau de proteção etc. Correlacione os tipos de intervemção, apresentados na coluna da esquerda, com suas respectivas definições. 
Tipo de intervenção
I. conservação 
II. Réplica 
III. Restauração 
IV. Reabilitação  

Definição
a. Cópia exata do original ainda existente. É comum para substituição de esculturas originais existentes em espaços públicos, as quais muitas vezes passam a compor acervo museológico, em condições ambientais monitoradas
b. Intervenção que devolve as características intrínsecas da obra; preenche e reintegra as lacunas, recompõe a imagem
c. Intervenção na matéria de que se constituem os edifícios para a manutenção da integridade física
d. Intervenção em edifícios para adaptação a novo uso

Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta. 
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão

10

457941201071186
Ano: 2010Banca: FGVOrganização: FIOCRUZDisciplina: Arquitetura e UrbanismoTemas: Arquitetura Paisagística | Patrimônio Arquitetônico e Cultural | Intervenções Modernas | Conservação e Restauração | História e Teoria da Arquitetura Paisagística
No que se refere à preservação de jardins históricos, assinale a alternativa correta:
Gabarito comentado
Anotações
Marcar para revisão
..
Logoquestionei.com