Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
Acerca de acontecimentos atuais mundiais que envolvem política, sociedade, relações internacionais, economia, saúde e meio ambiente, julgue o item.
Uma onda de manifestações no Irã que durou meses, devido a protestos após a morte de uma jovem curda por suposto uso inadequado do véu islâmico, levou as autoridades do país a abolirem a chamada polícia moral.
A Lei Maria da Penha faz 10 anos
Houve muitos avanços, mas a violência doméstica ainda é uma ameaça.
“Nos três primeiros meses deste ano, foram 200 denúncias por dia. A delegacia é a porta de entrada para quem decide denunciar a agressão. Lugar onde o inquérito vai ser instaurado e a medida protetiva solicitada à Justiça para que o agressor seja afastado e tenha que manter distância da vítima. Mas, muitas vezes, há outros caminhos que a mulher precisa percorrer até conseguir toda a proteção e atendimento de que ela precisa depois da agressão.”
(Disponível em: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2016/08/lei-maria-da-penha-faz-10-anos-mas-violenciadomestica-ainda-e-ameaca.html. Adaptado.)
Sobre essa lei, analise as afirmativas a seguir.
I. Foi criada para combater a violência doméstica e familiar; impõe punição dos agressores com maior rigor.
II. Configura violência contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual, entre outros.
III. Com essa lei, a violência contra a mulher passa a ser interpretada como um problema individual e extingue-se, assim, a chamada “cultura do estupro”.
IV. Durante séculos, esse tipo de agressão (violência doméstica) nem sempre foi considerada uma violência pela sociedade brasileira, sendo vista por muitos como “problemas de família”.
Estão corretas as afirmativas
A juíza da 35ª Vara Criminal do Rio de Janeiro condenou, pelo menos, oito policiais militares no julgamento do caso do ajudante de pedreiro Amarildo de Souza. Amarildo desapareceu no dia 14 de julho de 2013, após ser levado por PMs para a sede da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora), localizada no Alto da Rocinha, comunidade da zona sul do Rio de Janeiro. Os PMs suspeitavam que o ajudante de pedreiro sabia onde os traficantes locais escondiam armas e drogas.
(UOL, 31 jan.16. Disponível em: