Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
Quando da elaboração do plano geral orçamentário, é necessária a construção de premissas orçamentárias, de modo a nortear todo o processo orçamentário subsequente. As premissas de ordem geral são suficientes para conduzir o processo orçamentário de vendas, produção, capacidade, compras e estoques de materiais. As premissas específicas para o orçamento de despesas podem ser apresentadas sob as seguintes formas:
I. Como um painel de instrumentos periódicos, normalmente mensais, previstos para as despesas a serem orçadas.
ll. Como uma série de indicadores de correção de preços, caso se adote o conceito de orçamento corrigido a partir de dados fixos comobase de indexação.
IIl. Como fatores de ajustes em relação aos dados-base, que podem verificar tanto variações de preços como de produtividade.
IV. Como dados percentuais ou relativos para identificar sazonalidades, participações e reduções mensais esperadas.
V. Como valores-base para referenciais de cálculos posteriores, mormente para as despesas semivariáveis e estruturadas.
Quais estão corretas?
Uma das alternativas abaixo faz referência ao princípio orçamentário da exclusividade. Identifique-a.
Com relação ao ciclo orçamentário, julgue os itens a seguir.
I No Brasil, o ciclo orçamentário se divide em duas etapas: elaboração/planejamento da proposta orçamentária e execução orçamentária/financeira.
II A elaboração do orçamento compreende o estabelecimento de plano de médio prazo (quatro anos) ou PPA, lei orientadora ou LDO, e orçamento propriamente dito ou LOA.
III O ciclo orçamentário corresponde ao período de tempo em que se processam as atividades típicas do orçamento público, desde sua concepção até sua apreciação final.
Assinale a opção correta.
As emendas ao projeto de lei do orçamento anual ou aos projetos que o modifiquem somente podem ser aprovadas se:
I. Forem compatíveis com o plano plurianual e com a Lei de Diretrizes Orçamentárias.
II. Forem relacionadas com a correção de erros ou omissões.
III. Indicarem os recursos necessários, admitidos apenas os provenientes de anulação de despesa, excluídas as que incidam sobre transferências tributárias constitucionais para Estados, Municípios e Distrito Federal.
Está(ão) CORRETO(S):