Explore as questões disponíveis e prepare-se para seus estudos!
Recém-nascido do sexo masculino a termo, sem intercorrências perinatais, iniciou crises convulsivas após introdução da amamentação. Na história familiar, havia relato de neonatos do sexo masculino que foram a óbito na primeira semana de vida. A gasometria mostrou alcalose respiratória, hiperamonemia, sem alteração da glicemia. Com base nessa situação, assinale a alternativa que apresenta a hipótese diagnóstica e a conduta terapêutica adequadas.
A expressão diferenciada de genes em função da origem parental do alelo mutante é chamada de imprinting genômico, fenômeno que já foi identifcado em mais de 150 genes na espécie humana. Conhecer qual o genitor que transmitiu o alelo mutado, nestes casos, pode auxiliar o diagnóstico clínico, além do aconselhamento genético para futuras gestações. Com base nas doenças relacionadas abaixo, assinale a alternativa correta que contém somente síndromes associadas ao imprinting genômico:
A respeito de doenças congênitas ou hereditárias que acometem o sistema renal e de suas complicações clínicas, julgue o próximo item.
A doença renal policística autossômica recessiva (DRPAR)
deve-se a mutações no gene PKHD1 (polycystic kidney and
hepatic disease 1).
Tecnologias de alto desempenho permitiram estudos em larga escala que revelaram um conjunto de novas alterações genéticas. O genoma humano tem cerca de 1 Giga de pares de base.
Em relação aos métodos diagnósticos utilizados para avaliação de alterações genéticas, assinale a afirmativa incorreta.