Questões da IF-MG
Qual a massa de ferro metálico e de dióxido de carbono, respectivamente, produzida a partir de 12,5 toneladas de minério de ferro por redução com monóxido de carbono em alto forno, através da reação química não balanceada apresentada abaixo. Sabendo que o minério de ferro usado tem em sua composição 80% de óxido de ferro(III) e 20% de impurezas.
Fe2O3 (s) + CO(g) → Fe(s) + CO2(g)
Dados:
Massa Molar C = 12 g.mol-1 ; O = 16 g.mol-1 ; Fe = 56 g.mol-1 ; Fe2O3 = 160 g.mol-1 ; CO = 28 g.mol-1 .
José, servidor público, é motorista de um instituto federal. Seu chefe solicitou que buscasse um grupo de alunos de outro instituto, na cidade de São Paulo. Na volta, José comentava com os alunos que os carros do instituto eram velhos e mal-cuidados, que o Reitor era uma pessoa mal-educada e arrogante, que os professores não possuíam qualificação suficiente para ensinar os alunos, entre outros comentários. Ao chegarem ao instituto, os alunos foram recebidos pelo Reitor que os cumprimentou com um aperto de mão e sorriso estampado no rosto. Os alunos ficaram sabendo que todos os professores possuíam doutorado, vários deles já tinham feito pós-doutorado e tinham um excelente currículo. Logo, o grupo de alunos visitantes percebeu que se tratavam de uma grande mentira os comentários feitos pelo motorista José.
Insatisfeito com a conduta de José, um estudante do grupo resolveu denunciar suas atitudes. Qual unidade, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no instituto, o estudante deverá procurar?
“As navegações europeias no Atlântico durante o século XV iniciaram um novo e inaudito capítulo na história da humanidade. Além de os marinheiros europeus fornecerem rotas oceânicas diretas para áreas que estavam em contato com a Europa, através de caminhos por terra muito mais custosos e de difícil acesso (como a África ocidental e a Ásia oriental), os navios alcançaram locais que não haviam anteriormente mantido contato recíproco com o mundo externo. Esse fato é óbvio no caso dos continentes americanos, e os historiadores focaram diretamente sua atenção para esse imenso mundo novo em suas discussões sobre o período. Porém, não foram só os americanos que fizeram contatos externos, pois quase toda a região centro-oeste da África, no sul da atual República dos Camarões, também não tinha comunicação com o mundo externo, apesar de fazer parte geograficamente do território cujas regiões orientais e ocidentais tinham conexões de longa data com o Mediterrâneo e o oceano Índico. Nesse sentido, além de facilitar e intensificar as relações entre diversas regiões do Velho Mundo (que neste caso também incluía a África ocidental), a navegação europeia iniciou conexões entre o Velho Mundo e os dois novos mundos – as duas seções do continente americano e a região centro-oeste da África.”
(THORNTON, John Kelly. A África e os Africanos na Formação do Mundo Atlântico, 1400- 1800. Tradução de Marisa Rocha Mota. Revisão técnica de Márcio Scalercio. Coordenação editorial de Mary Del Priore. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004, p. 53-54.)
O texto acima se refere à expansão marítima europeia iniciada no século XV, um processo que gerou inúmeros efeitos não apenas no continente europeu, mas também em diversas outras partes do mundo, como na América e na África. No que diz respeito a esse tema, assinale a alternativa correta:
A Medicina do Trabalho no Brasil, em seus primórdios, foi fortemente influenciada pela Medicina Legal que tinha como conceito-chave a ideia de infortúnio, isto é, de infelicidade, de desventura, de desgraça, de falta de sorte. Segundo o professor Flaminio Favero"...o acidente é um risco profissional que ameaça todos os que trabalham, e sobretudo os que exercem um ofício manual, de cujos efeitos ninguém pode estar livre. Não interessa pesquisar a causa nem o responsável. O acidente deve ser considerado como um risco inerente ao exercício da profissão"(Mendes, 1995, p.15).
Essa visão traz implícita a ideia de que, EXCETO: