Com o aparecimento e o aumento gradativo da influência de novos mei...
🏢 Quadrix🎯 DATAPREV📚 Comunicação Social
#Tecnologia da Informação e Comunicação#Produção Textual#Novas Mídias#Mídia Audiovisual#Internet na Comunicação#Televisão e Jornalismo Televisivo#Rádio e Jornalismo Radiofônico#Tecnologias da Comunicação Contemporâneas#Mídias e Linguagens#Convergência Midiática#História da Comunicação#Comunicação Impressa#Globalização da Informação
Esta questão foi aplicada no ano de 2012 pela banca Quadrix no concurso para DATAPREV. A questão aborda conhecimentos da disciplina de Comunicação Social, especificamente sobre Tecnologia da Informação e Comunicação, Produção Textual, Novas Mídias, Mídia Audiovisual, Internet na Comunicação, Televisão e Jornalismo Televisivo, Rádio e Jornalismo Radiofônico, Tecnologias da Comunicação Contemporâneas, Mídias e Linguagens, Convergência Midiática, História da Comunicação, Comunicação Impressa, Globalização da Informação.
Esta é uma questão de múltipla escolha com 5 alternativas. Teste seus conhecimentos e selecione a resposta correta.
Com o aparecimento e o aumento gradativo da influência de novos meios de comunicação, ao longo do século XX, primeiro pelo rádio, depois pela televisão e, na última década, pela tecnologia digital, o jornal foi perdendo o lugar de fonte exclusiva de informação. A análise do impacto da tecnologia sobre as formas tradicionais da escrita implica o vastíssimo campo do jornalismo e da literatura. O acesso a obras, informações e produções culturais, de todos os tempos, é a grande inovação na área da comunicação. Essa função muda a relação com a leitura, com a informação, com a história. Leia as afirmativas a seguir.
I. O efeito das novas tecnologias vem acelerando a tendência à especialização entre as diferentes mídias e a fragmentação infinita de títulos, atendendo às demandas de setores, segmentos e grupos. Mas o jornal impresso conserva a sua formatação original em "mosaico", abrigando a pluralidade de assuntos, temas, enfoques que refletem os diversos segmentos em que se fragmenta a sociedade. Os outros produtos impressos, ao contrário, passam por um processo de segmentação em relação direta com a tendência da sociedade contemporânea a se organizar por grupos de afinidades - os novos meios digitais deram um imenso impulso a esse aspecto.
II. O excesso de informação, a fragmentação ad infinitum de dados oferecidos pela rede, impossibilitam a síntese, fragmentam a leitura, colocando em dúvida a veracidade dos acontecimentos. Com as novas configurações, decorrentes da entrada das mídias digitais, o jornal impresso se define por algumas das características que lhe eram implícitas, mas que só agora se afirmam de maneira positiva: a de seleção dos acontecimentos e de escolha dos conhecimentos científicos, teóricos e culturais a serem reportados.
III.Diante da oferta ilimitada de informação pela mídia audiovisual e digital, e pela multiplicação básica dos próprios jornais, revistas e impressos especializados, a grande questão da sociedade da informação está na possibilidade, ou não, de avaliação e validação dos fatos. O potencial do jornalismo impresso, na sociedade contemporânea, cada vez mais está ligado à sua credibilidade, sua ética em última instância.